Estudo do Movimento Humano

Ementas

1ª série
 
6BIO001 Biologia Celular na Educação Física
Visão das células e organização tecidual. Metabolismo celular e produção de energia relacionados com a dinâmica do movimento.
6DES001 Dimensões Educacionais do Esporte
Caracterização sócio-cultural do Fenômeno Esporte. A relação da Educação Física Escolar com o Esporte: o estabelecimento da dimensão educativa. As inter-relações com o jogo e com lúdico. A sistematização do conhecimento escolarizado sobre esporte
6DES002 Aspectos Teórico-Metodológicos de Modalidades Esportivas Coletivas I
Estudo teórico e prático dos fundamentos técnicos. Noções básicas dos sistemas defensivos e ofensivos. Regras básicas. Noções de arbitragem. As necessidades especiais e o ensino de esportes coletivos: a questão da inclusão.
6EMH001 Teoria Geral da Ginástica
Fundamentos históricos-filosóficos da Ginástica. Análise da Ginástica frente a concepção de corpo e as ideologias inscritas nas articulações das diversas linguagens. O processo de construção e consolidação do saber e do fazer da Ginástica como cultura de movimento.
6EMH002 Intervenção Docente e Formação Profissional em Educação Física
Caracterização acadêmica e profissional da intervenção docente em educação física. Concepção do trabalho docente e a especificidade da educação física: os saberes e as competências para intervenção docente. Componentes das intervenções docentes em educação física: o entendimento dos processos de comunicação, relacionamento interpessoal, decisão e avaliação. Complexidade da intervenção docente em educação física e a construção contínua de sua formação profissional (educação continuada).
6EMH003 Introdução ao Estudo da Educação Física
Análise da evolução dos conceitos, interpretações contemporâneas e perspectivas da Educação Física. Legitimidade acadêmica, produção e sistematização do conhecimento na área. Relacionamento entre posicionamento filosófico, acadêmico e profissional na Educação Física. A importância da área de conhecimento sobre o movimentar-se no ensino da Educação Física. Análise da evolução dos conceitos, interpretações contemporâneas e perspectivas da Educação Física.
6EMH004 Evolução Histórico-Política da Educação Física Brasileira
Fatores atuantes no desenvolvimento da Educação Física. A Educação Física e o desenvolvimento históricopolítico brasileiro.
6EMH005 Educação Física e Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais I
Implicação histórica, política e social da Educação Física para pessoas com necessidades especiais. Educação Física no processo de escolarização de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais. Aspectos conceituais das necessidades educacionais especiais no âmbito da Educação Física escolar.
6FIL001 Teoria do Conhecimento
Estudo das teorias científicas: empirismo, positivismo, racionalismo, materialismo histórico-dialético e fenomenologia.
6FIL002 Filosofia
A prática da cultura corporal do movimento na leitura de Platão, Aristóteles, Dumscott, Santo Agostinho, Kant, Hegel, Marx e Merleau Ponty.
6MOR001 Anatomia do Aparelho Locomotor
Estudo dos aparelhos - locomotor e cárdio-respiratório e sua relação com a cultura corporal do movimento.
6SOC002 Sociologia
As relações sociais entre indivíduo e sociedade e significados sociais da educação: dos clássicos às tendências atuais.

2ª série

 
6CIF010 Introdução à Fisiologia
Fundamentos de fisiologia cardiovascular e respiratória; Noções de fisiologia dos sistemas, nervoso,renal, digestivo e endócrino.
6DEF004 Comportamento Motor I
Crescimento e desenvolvimento motor: 1) Abordagem das mudanças físicas e motoras que ocorrem no indivíduo ao longo do ciclo de vida. 2) Análise das fases e estágios de crescimento e desenvolvimento motor e suas implicações para a interação do indivíduo e o seu ambiente. 3) Aspectos intervenientes nesse processo de mudança e implicações para o planejamento adequado a cada fase de escolarização. 4) Recursos utilizados para avaliar crescimento físico e desenvolvimento motor.
6DES004 Aspectos Teórico-Meodológicos de Modalidades Esportivas Individuais I
Estudo dos aspectos históricos. Estudo teórico e prático dos fundamentos técnicos. Regras básicas. As necessidades especiais e o ensino de esportes individuais: a questão da inclusão.
6EMH007 Bases Teórico- Metodológicas da Ginástica
Estudos dos fundamentos, classificação e descrição do exercício ginástico. O universo da Ginástica: diferentes manifestações gímnicas e finalidades. As capacidades motoras no ensino da ginástica. A Ginástica e sua relação com a saúde. Bases didático-pedagógicas da Ginástica no processo de escolarização.
6EMH008 Bases Teórico-Metodológicas da Dança I
A dança e suas diferentes formas de manifestação. O movimento e ritmo. A linguagem corporal e
expressividade. Consciência e percepção corporal. As questões de gênero
6EMH009 Projetos de Pesquisa em Educação Física
Elaboração do Projeto de Pesquisa em Educação Física nas diferentes modalidades e níveis de ensino. A Revisão de Literatura. Tema ou Assunto. Construção do Problema. Objetivo. Justificativa. Hipótese. Procedimento Metodológico. Cronograma. Orçamento.
6EMH010 Educação Física e Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais II
Implicações da presença de alunos com altas habilidades, condutas típicas e deficiências em programas de Educação Física escolar. Elaboração, implementação e avaliação de programas de Educação Física com vistas ao atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais.
6EMH011 Processo Ensino-Aprendizagem na Educação Física I
A escola, a ação educativa e a Educação Física. A relação desenvolvimento humano, ensino, aprendizagem e Educação Física. O fazer pedagógico na Educação Física. O ensino e a aprendizagem na Educação Física: modelos e componentes. Estudo das principais abordagens e correntes que orientam os programas de Educação Física na atualidade: a)- pressupostos teóricos; b)-concepção de escola; c)- educação; d)- Educação Física; e)- aluno; f)- professor; g)- conteúdo escolar; h)- estruturação das aulas nas abordagens estudadas. Compreensão da parcialidade e complementaridade das abordagens.
6EMH012 Fisiologia da Ação Motora
Estudo das respostas agudas e crônicas da prática da ação motora. Sistemas fisiológicos de: 1)- produção de energia; 2)- cardiorrespiratório; 3)- neurológico; 4)- muscular e 5)- hormonal.
6EMH013 Bases Teórico-Metodológicas do Jogo
O jogo e o homem. Jogo, brinquedo e cultura. Cultura corporal como prática simbólica. Lúdico e ludicidade.
6SOC010 Antropologia
A construção social e cultural do corpo humano de uma perspectiva antropológica. Unidade biológica e diversidade cultural: biologia e cultura na definição do homem.

3ª série

6DEF005 Comportamento Motor II
Aprendizagem e controle motor: 1) Mecanismos de aquisição, organização e controle do movimento. 2) Classificação de habilidades motoras. 3) Características dos processos subjacentes da aprendizagem e do controle motor. 4) Fatores que influenciam a aquisição, organização e controle de habilidades motoras. 5)Possibilidades de aplicação do conhecimento sobre aprendizagem e controle motor nas fases de escolarização. 6) Recursos utilizados para avaliar aprendizagem e controle motor.
6DES005 Aspectos Teórico-Metodológicos de Modalidades Esportivas Coletivas II
Estudo teórico e prático dos fundamentos técnicos. Noções básicas dos sistemas defensivos e ofensivos. Regras básicas. Noções de arbitragem. As necessidades especiais e o ensino de esportes coletivos: a questão da inclusão.
6DES006 Aspectos Teórico-Metodológicos de Modalidades Esportivas Alternativas
Esportes e modalidades alternativas de: quadra, campo, ao ar livre, em ambiente fechado, aquáticas. Prática básica. Regulamentação específica. As necessidades especiais e o ensino de esportes e modalidades alternativas: a questão da inclusão.
6EMH014 Bases Teórico-Metodológicas da Dança II
Dança e sociedade. Os diferentes significados atribuídos a dança ao longo da história e sua relação com a Educação Física e a educação. Estabelecimento da dança sistematizada. As diferenças entre as danças erudita, popular e folclórica.
6EMH015 Processo de Ensino Aprendizagem na Educação Física II
Os princípios pedagógicos no processo ensino-aprendizagem na Educação Física. Os objetivos do ensino e da aprendizagem. Organização e seleção de estratégias para o ensino-aprendizagem na Educação Física. As tecnologias da informação e o processo ensino-aprendizagem na Educação Física. A avaliação no processo ensino-aprendizagem na Educação Física: perspectivas e fundamentos.
6EMH016 Ginástica e Educação
Contextualização da Ginástica na Educação e na Educação Física. A Ginástica como conteúdo da Educação Física. A Ginástica e os documentos oficiais para a escola. Aspectos teórico-metodológicos do ensino da ginástica. As necessidades especiais e o ensino da ginástica: a questão da inclusão.
6EMH017 Jogos, Brincadeiras e a Escola
Diferenciação entre o jogo, a brincadeira, o brinquedo e o lúdico. O jogo e sua dimensão social. As diversas classificações do jogo, principais correntes e autores. O jogo como um dos recursos pedagógicos no processo ensino-aprendizagem.
6EMH018 Organização Curricular na Educação Física I
O projeto político-pedagógico e a organização curricular. O conceito de currículo. As teorias do currículo e sua relação com a educação e o ensino da Educação Física. A política curricular nacional e a Educação Física. Os modelos de organização curricular. Componentes e aspectos estruturadores do currículo. As disciplinas curriculares na escola: perspectivas histórico-epistemológicas. Educação Física enquanto saber curricular: perspectivas e fundamentos. Os conteúdos de ensino da Educação Física enquanto saberes escolares: natureza e critérios de seleção.
6EMH019 Organização do Estágio Curricular Supervisionado I
Planejamento e organização das ações do estágio para a educação infantil, séries iniciais do ensino fundamental e educação especial. Orientações acadêmico-administrativas para as atividades do estágio.
6EST905 Estágio Curricular Supervisionado I
Integração dos componentes e dimensões curriculares em situações reais da atuação profissional docente em Educação Física na educação básica: educação infantil, séries iniciais do ensino fundamental. Integração dos componentes e dimensões curriculares em situações reais da atuação profissional docente em Educação Física na educação especial.
6FIL006 Filosofia da Ciência
As relações da ciência com: o estado, a tecnologia e a cultura.

4ª série

 
6DES007 Aspectos Teóricos e Metodológicos de Modalidades Esportivas Individuais II
Estudo dos aspectos históricos. Estudo teórico e prático dos fundamentos técnicos. Regras básicas. As necessidades especiais e o ensino de esportes individuais: a questão da inclusão.
 
6DES008 Aspectos Teórico-Metodológicos das Lutas
Fundamentos históricos das lutas: judô e capoeira. As lutas como conteúdos da Educação Física. Aspectos teórico-metodológicos do ensino das lutas. As necessidades especiais e o ensino das lutas: a questão da inclusão.
6DES009 Aspectos Teóricos-Metodológicos de Modalidades Esportivas Coletivas III
Estudo teórico e prático dos fundamentos técnicos. Noções básicas dos sistemas defensivos e ofensivos. Regras básicas. Noções de arbitragem. As necessidades especiais e o ensino de esportes coletivos: a questão da inclusão.
6DES010 Antropometria
História da antropometria. Técnicas e padronizações de medidas e avaliações antropométricas para: altura e comprimento, dobras cutâneas, diâmetros ósseos, equações antropométricas. Conceitos básicos de ergonomia. Antropometria e a Educação Física na escola.
6DES011 Cinesiologia do Movimento Humano
Aspectos que envolvem a biomecânica do tecido ósseo, articular e neuro-muscular. Procedimentos para avaliar o movimento no campo da Educação Física.
6EMH020 Organização Curricular na Educação Física II
Currículo escolar e prática pedagógica: organização do plano pedagógico do ensino da Educação Física. Os conceitos de: objetivo e competência e suas dimensões no ensino da Educação Física. Sistematização dos objetivos, competências e conteúdos da Educação Física para as modalidades e níveis de ensino. A Educação Física e os temas transversais. Avaliação curricular.
6EMH021 Tópicos Especiais de Pesquisa em Educação Física
Orientação para o Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso em Educação Física em diferentes modalidades e níveis de ensino:o trabalho de campo, descrição, análise, discussão dos dados e considerações finais. Seminários de apresentação.
6EMH022 Dança e Educação
O papel da dança na educação. A dança enquanto conteúdo da Educação Física. Aspectos teórico metodológicos do ensino da dança. A dança e os documentos oficiais para a escola. As necessidades especiais e o ensino da dança: a questão da inclusão.
6EMH023 Políticas Públicas da Educação e Educação Física
Políticas Públicas, Política e Ideologias. As relações existentes entre Trabalho, Educação e Educação Física. A Educação Física no contexto das políticas públicas brasileiras para a Educação. Os Planos Nacionais de Desenvolvimento da Educação Física e esporte.
6EMH024 Organização do Estágio Curricular Supervisionado II
Planejamento e organização das ações do estágio para ensino fundamental – últimas séries – ensino médio, educação de jovens e adultos e ensino profissionalizante. Orientações acadêmico-administrativas para as atividades do estágio.
6EST906 Estágio Curricular Supervisionado II
Integração dos componentes e dimensões curriculares em situações reais da atuação profissional docente em Educação Física na educação básica: últimas séries do ensino fundamental e ensino médio. Integração dos componentes e dimensões curriculares em situações reais da atuação profissional docente em Educação Física na educação de jovens e adultos e ensino profissionalizante.
© 2007 Universidade Estadual de Londrina
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 6001 | CEP 86051-990 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4000 | Fax: (43)3328-4440
e-mail: cefd@uel.br