NAFI - Programa de Atividade Física

A qualidade de vida está ligada diretamente a prática de atividade física regular.

Estudos diversos demonstram que nível moderado de exercícios aeróbicos reduz os riscos de acidentes vasculares cerebrais em homens e mulheres. 30 minutos ou mais de caminhada ou um equivalente em atividade aeróbica, cinco dias por semana pode reduzir risco de AVC cerca de 40%. (fonte: American Heart Association / American Stroke Association, news release, Fevereiro 21 2008).

É muito importante escolher um exercício que lhe de prazer, assim você não irá praticá-lo somente por obrigação e será muito fácil dar continuidade a prática dos exercícios.

Veja quais atividades físicas você pode optar:

ATIVIDADES AERÓBICAS: As atividades que têm no metabolismo aeróbio a principal fonte de energia, obtida pela movimentação de grandes grupos musculares, provocam a perda de peso. Entre as atividades aeróbicas estão: ginástica aeróbica, caminhada, corrida, bicicleta, hidroginástica, jump, entre outras. A caminhada, corrida e bicicleta levam vantagem entre as demais atividades, pois podem ser praticadas em qualquer lugar e a qualquer hora. O treino deve ser de longa duração (acima de 30 minutos), baixa intensidade e praticado diariamente.

ATIVIDADES ANAERÓBICAS: Para afinar e enrijecer a silhueta ou ganhar massa muscular, os exercícios com carga como a musculação e a ginástica localizada são boas opções. Os treinos trabalham todos os grupos musculares alternadamente, como perna, panturrilha, coxa, glúteo, abdômen, costas, ombros, peitoral, braço, bíceps e tríceps.

DANÇA: Os benefícios da dança como uma atividade física são bem conhecidos: flexibilidade, melhora do condicionamento aeróbico, aprimoramento da coordenação motora, perda de peso, entre tantos outros. Mas pouco se fala da dança como uma terapia para a alma. Basta observar com um pouco mais de atenção para perceber que os resultados vão muito além do bem-estar físico. (Fonte:
www.sitemedico.com.br)

LUTAS MARCIAIS: As lutas e artes marciais, como muay thay e kung fu são treinos completos que associam golpes de solo e de torções, socos e chutes. Essas modalidades proporcionam condicionamento físico, permitem melhorar a coordenação motora, a postura e tonificar a musculatura. Em uma hora de aula o gasto calórico pode variar entre 500 e 900 kcal. Além de aliviarem o estresse, já que é possível descarregar a agressividade, a raiva e as tensões, as lutas e artes ainda deixam o corpo em forma.

Lembre-se: é muito importante realizar uma avaliação física para saber realmente como está sua saúde, escolha um bom tênis e procure um profissional capacitado e habilitado para te orientar. E não esqueça de respeitar seu limite, aumentando o ritmo gradativamente.