DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

 

      A Educação Física, como área de conhecimento do ensino superior, apropria-se de métodos e referenciais teóricos de outras áreas a fim de produzir saberes importantes para a intervenção de seus profissionais ou para o próprio desenvolvimento do conhecimento científico da área. Ao mesmo tempo, porém, não se pode pensar na existência de uma área de estudo e de intervenção profissional consolidada sem a definição de competências, a fixação de obrigações e a troca constante de informação.

      Ao considerar esses aspectos, o Departamento de Educação Física (DEF) defronta-se com os desafios de propiciar a formação de recursos humanos em nível de graduação e pós-graduação em estreita observação das demandas atuais. Sem perder de vista que entre as finalidades precípuas da Universidade estão: a) a produção de conhecimentos que representem a evolução da ciência e da filosofia; (b) a formação de pessoas aptas a enfrentarem os desafios da relação humanidade, natureza e tecnologia e (c) a intervenção sistemática no meio social propiciando transformações políticas, econômicas e culturais, considera-se que o DEF também deve lançar o olhar para novas tendências e perspectivas no campo de trabalho, propondo-se a produção de conhecimento na direção de possíveis saídas e inovações no setor.

      O DEF em sua fundação, enquanto unidade universitária tem por princípio cotejar a necessidade de ações e transformações significativas e o processo de formação e produção de conhecimento para intervenção profissional orientada academicamente. Nesse sentido, a caracterização central desse departamento dá-se pela necessidade e assunção de uma perspectiva interdisciplinar, na qual as diferentes áreas de conhecimento junto à Educação Física são equânimes em sua importância e investimento do corpo docente. Objetiva-se, com isso, promover o domínio e produção de conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos do indivíduo envolvido com o seu movimentar-se. Da mesma maneira, toma-se como fundamental junto às atividades afeitas ao DEF, a preparação de pessoas para diagnosticar os interesses, expectativas e necessidades relacionadas a programas de exercício físico. 

      O DEF, portanto, tem como escopo a realização de programas, projetos, prestação de serviços e atividades que permitam a pluralidade de olhares, bem como, investimento na excelência acadêmica e científica na preparação de recursos humanos de qualidade na Educação Física e áreas afins.

 

 


 

                              

© 2007 Universidade Estadual de Londrina
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 6001 | CEP 86051-990 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4000 | Fax: (43)3328-4440
e-mail: enioronque@uel.br