Secretaria de Pós-Graduação - CECA
440 - Direção de Arte: Design e Comunicação

 

Nível: Especialização
Curso conveniado com FAUEL

 

OFERTADO PARA 2021/1
 
ATENÇÃO: PRORROGADAS AS INSCRIÇÕES ATÉ 26/03/2021 
Edital de Oferta
Edital de Resultado 2021/1
Mensalidade: R$ 520,00 - Res. CA n° 087/2018
Parcelas: 18

 

Carga Horária: 360h
Coordenador

 

Prof. Dr. Rogério Zanetti Gomes

 

email: rogerioghomes@uel.br

Frequencia de Aulas:

Nas 3ªˢ, 4ªˢ e 5ªˢ feiras - semanalmente.

Horários:

19h às 23h

Duração:

O curso tem duração de 3 períodos letivos (18 meses), sendo 2 períodos para o cumprimento das disciplinas e 1 período para entrega do TCCPG.

Local das aulas:

Aulas na 671 e laboratórios, 663 e 664

Público Alvo:

Poderão candidatar-se ao Curso portadores de diploma de curso superior nas áreas de: Design, Desenho Industrial, Artes Visuais, Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Arquitetura e em áreas afins, profissionais graduados que buscam ampliar seus conhecimentos no mercado da Direção de Arte.

 

CALENDÁRIO - REFERENTE OFERTA DE TURMA PARA 2021/1

Evento

Período

Publicação do Edital de Abertura de Inscrição -  Via Web

Dia 14/10/2020

Período de Inscrição - Via Web

De 26/10/2020 (8:00) a 26/03/2021 - (ATÉ 23:59)

Período de ENVIO de documentos para Seleção (VIA E-MAIL)

De 26/10/2020 (8:00) a 26/03/2021 - (ATÉ 23:59) - VIA E-MAIL spg.latosensu@uel.br

Período de Envio dos Documentos - Correio/Via SEDEX

SOMENTE VIA E-MAIL spg.latosensu@uel.br De 26/10/2020 (8:00) a 26/03/2021 - ATÉ 23:59

Período de Seleção

De 29 e 31/03/2021

Resultado da Seleção -  Via Web  –  (PROPPG após 16h/)

Dia 01/04/2021

Período de Matrícula via web - (consultar Manual) - Portal do Estudante de Pós-Graduação

De 05/04/2021 (8:00) a 09/04/2021 - (ATÉ 23:59)

Período de ENVIO Documentos para Matrícula - (VIA E-MAIL)

De 05/04/2021 (8:00) a 09/04/2021 - (ATÉ 23:59) - VIA E-MAIL spg.latosensu@uel.br

Havendo Suplente - Período de Matrícula, caso convocado

Dia 

Início das Aulas -  (Calendário previsto para primeira semana de março)

(Consultar Quadro de Horário)

 

DISCIPLINAS

2 DGN 171 - Design Thinking para grupos criativos - 30h

Aplicação do Design Thinking como método de inovação na gestão de projetos e grupos criativos, tendo como foco o profissional que conduz este processo (designer thinker), sua aplicabilidade na Direção de Arte.

2 NIC 293 - Comunicação Estratégica em tempos de convergência - 30 h

Concepção sistemática da realidade mercadológica atual onde as metodologias e conceitos se transpõem, entre as áreas de Design Estratégico, Marketing e Comunicação. Fundamentação para a análise de mercado e compreensão do Branding como estratégia de inteligência de comunicação.

2 DGN 172 - Planejamento de Comunicação - 30h

Desenvolver uma concepção sistemática e geral da realidade mercadológica utilizando a comunicação como ferramenta, fornecendo uma visão do processo e das funções básicas de marketing e comunicação. Fornecer instrumentais técnicos para a análise de mercado e mix de comunicação e a tomada de decisão. Desenvolver atividades práticas visando propiciar a fusão do conhecimento com os instrumentos técnicos, formalizando um processo de decisão ligado à realidade do mercado. As especificidades do meio digital para o desenvolvimento de uma campanha de comunicação online envolvendo o uso de redes sociais.

2 DGN 173 - Direção de arte para campanhas publicitárias: promocional e institucional - 30h

Criação de peças publicitárias promocionais e institucionais. Briefing de criação. Técnicas de apresentação de diagramação e layout. Criatividade em produção gráfica. Apresentação de campanhas, justificativa e defesa de criação.

2 DGN 174 - Redação publicitária - 30h

Características da linguagem publicitária e do texto criativo. Técnicas e estratégias de redação inovadora voltada para a comunicação em suas diversas especificidades e meios. Processo criativo e as construções conceituais associadas à criação textual-imagética. Desenvolvimento de projetos integrados entre os profissionais de redação publicitária e direção de arte para os meios impressos, audiovisuais e digitais.

2 DGN 175 - Direção de arte: fotografia e vídeo - 30h

Introdução ao estúdio fotográfico. Fotografia e comunicação publicitária. Direção de arte usos e funções da linguagem fotográfica publicitária. Responsabilidades e atribuições do Diretor de Arte e do fotógrafo. Direção de fotografia abordando o estudo estético e conceitual da fotografia cinematográfica; análise de filmes e aplicação da iluminação no vídeo

2 DGN 176 - Relações hibridas entre texto e imagem: projetos editoriais e infografia - 45h

Introdução ao processo de direção de arte em mídia impressa. Responsabilidades e atribuições do Diretor de Arte. Projeto gráfico-editorial. Tipografia e as relações verbo-visuais, análise e escolha tipográfica. Estudo de grids e layouts adaptados ao conteúdo. A hibridização de linguagens na infografia e a sua ascensão nas mídias tradicionais e digitais. Métodos de produção infográfica e estratégias para a visualização e comunicação de conteúdos complexos. Coordenação da cadeia produtiva. Negociação com fornecedores, ilustradores e revisores. Produção gráfica e tomada de orçamentos.

2 DGN 177 - Design, arte e comunicação: história e contemporaneidade - 45h

Comunicação visual história e contemporaneidade. Processos e linguagens híbridas entre as áreas de artes, design e comunicação visual. Análise da relação entre as linguagens artísticas e comunicacionais na geração de produtos gráficos, abrangendo as produções materiais e imateriais e as trocas simbólicas decorrentes das transformações culturais, processuais e tecnológicas.

2 DGN 178 - Pesquisa cientifica em design e pesquisa em direção de arte - 30h

Pesquisa aplicada: teoria e prática. Conhecimento científico. Pesquisa científica e método científico. Os métodos, problemas e classificações de pesquisa. Projeto de Pesquisa em Direção de Arte. Planejamento e redação do projeto de pesquisa; Procedimentos Metodológicos; artigo científico.

2 NIC 294 - Publicidade e cultura visual contemporânea - 30h

Definições e conceitos de publicidade. Panorama recente das teorias da publicidade. Publicidade e consumo. Publicidade e cultura visual.

2 DGN 179 - Imagem e construção de sentido - 30h

Estudo da comunicação e da informação como categorias de interpretação, conhecimento e representação, a partir dos pressupostos da semiótica peirceana. A tradução intersemiótica e a construção de sentidos no percurso de criação. Leitura e análise semiótica em produtos de comunicação e design.

2 DGN 180 - Trabalho de Conclusão de Curso de Pós-Graduação

QUADRO DE DOCENTES

Docentes

Disciplinas

Dr. Cláudio P. de Sampaio

Design thinking para grupos criativos

Esp.Cristina Oliveira

Comunicação estratégica em tempos de convergência

Dr. Daniel Oliveira Figueiredo

Planejamento de comunicação

Esp.Érico Belém

Direção de arte para campanhas publicitárias: promocional e institucional

Me. Fábio Dias

Redação publicitária

Esp. José Oshiro / Me. Luciano Pascoal

Direção de arte: Fotografia e vídeo

Dr. Rogerio Zanetti Gomes / Maikon Nery

Design, arte e comunicação: história e contemporaneidade

Me. Uriá Fassina / Dr. Rafael Ancara

Relações hibridas entre texto e imagem: projetos editoriais e infografia.

Dra. Ana Luísa Boavista / Dr. Rogerio Zanetti Gomes

Pesquisa cientifica em design

Dr. Rodolfo Rorato Londero

Publicidade e cultura visual contemporânea

Dra. Juliana Barbosa

Imagem e Construção de Sentido

 

QUADRO DE HORÁRIO DAS AULAS



 

Horário das aulas para o primeiro, segundo semestre de 2019 e primeiro semestre de 2020


 

Acesse aqui



 

Calendário das atividades dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu.


 

Acesse aqui




 

Documentos para inscrição:



  1. Ficha de inscrição preenchida - disponível em: Inscrições via Web
  2. Apresentar comprovante de recolhimento do preço público de inscrição correspondente ao valor de R$ 81,00 (oitenta e um reais);
  3. Cópia do histórico escolar de graduação;
  4. Currículum Plataforma Lattes - documentado;
  5. Fotocópia autenticada* do Diploma do curso de Graduação;
  6. Considerando o Parecer nº 303/2000 da Câmara de Ensino Superior do MEC, o candidato aprovado poderá apresentar, no ato da matrícula: Fotocópia autenticada* do certificado ou atestado de conclusão do curso de graduação, bem como o documento que comprove que o mesmo está reconhecido pelo órgão competente, o qual deverá estar devidamente datado e assinado. Neste caso a matrícula se dará em caráter precário e provisório, até a apresentação do respectivo diploma;
    Até o final do curso de pós-graduação o estudante deverá apresentar fotocópia autenticada do diploma do curso de graduação

    *sendo da UEL, não há necessidade de autenticação

  7. Candidatos Estrangeiros deverão apresentar cópia do passaporte com visto de permanência no país, cópias autenticadas do diploma de graduação e tradução do mesmo, por órgão oficial.

 

Procedimentos para Confirmação da Matrícula Via Web (Portal do Estudante):



Obs.: Na confirmação de matrícula o candidato recebe um e-mails com a senha e o número de matrícula, o mesmo deverá entrar no portal do estudante com os dados recebidos, e ir em: confirmar matrícula até o final do processo salvando-o, só depois que o candidato receberá um segundo e-mail confirmando a matrícula. Caso não receba o segundo e-mail, sua matrícula não estará confirmada. Após o período de matrícula o candidato não conseguirá mais concluir a matricula.

 

Procedimentos para Impressão dos Boletos e Termo de Compromisso - (Curso Conveniado – ITEDES):



Obs.:O candidato deverá recolher a 1ª mensalidade do curso (referente à matrícula), por meio do site do ITEDES através do link www.itedes.org.br/pos/aluno, ativar o perfil de seu número de matrícula, emitir o boleto bancário e termo de compromisso. Se V.Sa. não conseguir ativar o perfil ou emitir os documentos (boleto e termo) ou se tiver dúvidas em relação a este item, por favor entre em contato com o ITEDES (43)33282400 ou cobranca@itedes.org.


Não há possibilidade de emitir boleto bancário na matrícula via portal do estudante.

 

Local de Entrega da Documentação:


Seção de Pós-Graduação, Centro de Educação, Comunicação e Artes/CECA - Campus Universitário, de 2ª a 6ª feira, no horário das 14h30min às 17h30min. Mais informações pelo telefone (43) 3371-4665.

 

Endereço para entrega de Documentos via SEDEX:


UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Secretaria de Pós-Graduação
A/C (nome do curso)
Rodovia Celso Garcia Cid - Pr 445, Km 380 – Campus Universitário
Caixa Postal 10.011
CEP 86057-970
Londrina/PR

 

Critério para Seleção:

 

  • Análise de Curriculum;

 

Resultado da Seleção:

 

  • Dia 19 de fevereiro de 2021, por meio de Edital a ser publicado via internet pelos Editais de Resultados após as 16h. Não será informado resultado por telefone.


Matrícula dos Candidatos Aprovados: (Consulte o MANUAL)

 

 

  • A matrícula será realizada via internet, por meio do site da Instituição: Portal do Estudante de Pós-Graduação. O candidato aprovado e classificado terá que se cadastrar previamente para ter acesso ao Portal do Estudante de Pós-Graduação e realizar a matrícula. O cadastro deverá ocorrer no mesmo período em que será realizada a matrícula. As instruções sobre o procedimento de matrícula e o sistema para efetuar a matrícula eletrônica estarão disponíveis no site mencionado.
     

Convocação de Suplentes:

 

  • Havendo suplentes, a convocação e matrícula destes serão realizadas via Internet, no site da Instituição: Portal do Estudante de Pós-Graduação. O candidato suplente terá que se cadastrar primeiro para ter acesso ao Portal do Estudante de Pós-Graduação e realizar a matrícula. As instruções sobre o procedimento de matrícula, bem como o Sistema para efetuar a matrícula eletrônica estarão disponíveis no site mencionado.

 

Resultado da Seleção:

 

  • Dia 20 de fevereiro de 2020, por meio de Edital a ser publicado via internet pelos Editais de Resultados após as 16h. Não Será informado resultado por telefone.

 

Matrícula dos Candidatos Aprovados: (Consulte o MANUAL)


 

Convocação de Suplentes:

 

  • Havendo suplentes, a convocação e matrícula destes serão realizadas via Internet, no site da Instituição: Portal do Estudante de Pós-Graduação. O candidato suplente terá que se cadastrar primeiro para ter acesso ao Portal do Estudante de Pós-Graduação e realizar a matrícula. As instruções sobre o procedimento de matrícula, bem como o Sistema para efetuar a matrícula eletrônica estarão disponíveis no site mencionado.

 

Disposições Finais:

 

  • É de exclusiva responsabilidade de o candidato inscrito acompanhar a publicação ou divulgação dos atos relativos ao Edital de Inscrição para os Cursos de Pós-Graduação Lato sensu, divulgados na internet, no endereço eletrônico de cada Curso (Selecionar o Curso e observar as informações), obrigando-se a atender aos prazos e condições estipulados neste Edital e nos que forem publicados durante a execução da seleção pública.

 

Calendário de Atendimento ao Público Secretaria de Pós-Graduação do CECA:

 

O atendimento da Secretaria de Pós/CECA é de: segunda a sexta-feira
Período Observação Horários
     
Até 21/12/2020 Atendimento ao Público Das 14h às 17h30 - 19h às 22h30
De 23/12/2019 a 06/01/2021 Sem atendimento Recesso
A partir de 07/01/2021 Atendimento ao Público Das 14h às 17h
e-mail: spg.latosensu@uel.br - Atendimento: 0XX 43 3371-4665

 

Documentos a serem entregues
Utilizados pelos DISCENTES Declaração de Autoria – Monografia (TCCPG)
Boletim de Inclusão/Cancelamento de Disciplinas
Formulário de Solicitação de Créditos Escolares
Requerimento Geral
Utilizados pelos DOCENTES Cadastro de Professor - Convidado
Indicador de Banca - Avaliação Final
Indicador de Orientadores/Alunos
Indicadores para Avaliação de Monografias
Indicadores para Avaliação de TCCPG / Artigos
Oferta de Nova Turma
Quadro de Horário
Recibo de Táxi
Relatório Técnico de Viagens
Solicitação de Diárias

 

Obrigações do ALUNO:
  • Estar atento às informações do Calendário das atividades do curso de Pós-Graduação Lato Sensu, do Regulamento e da Resolução vigente do programa (Link disponível no inicio desta página). Estas informações ajudarão o aluno a entender os procedimentos do curso e o cumprimento dos prazos, evitando assim, aborrecimentos no decorrer de suas atividades acadêmicas.

  • O endereço de E-mail do aluno deverá estar sempre atualizado no Sistema UEL, pois este é o caminho que a Secretaria de Pós/CECA tem para se comunicar com o aluno, caso aconteça mudança no endereço eletrônico, o aluno deverá comunicar a Secretaria de Pós/CECA e solicitar atualização.
Procedimentos para conclusão do Curso

 

Primeiros passos para o aluno providenciar a entrega da monografia:

Verificar no Calendário do Lato Sensu o período de entrega de Artigos;

CRITÉRIO DO CURSO PARA ELABORAÇÃO DO TCCPG – (Link aqui)

Disciplinas - obrigatório aprovação em todas as disciplinas para conclusão do curso. (24 cr)
 

 

Documentos a serem entregues
  Documentos a serem enviados
ARTIGO - TCCPG

Para homologação, o aluno deverá entregar conforme calendário das atividades do curso de Pós-Graduação Lato sensu, disponível na página da UEL, para isso observar primeiro a data de término de seu Curso. Depois de entregue, a comissão terá 30 dias para apresentar as notas da Avaliação ou solicitar Reformulação. Seráa aprovado, na Monografia ou no TCCPG, o estudante que obtiver a média mínima 7,0 (sete). Obs.: os exemplarese deverão ser entregues na Secretaria de Pós-Gradução do CECA.
03 (Três) exemplares separados, em espiral
REFORMULAÇÃO

Quando solicitada pela comissão, após lançamento no sistema UEL, o aluno será informado da data final para reformulação da monografia, sendo estre prazo de 60 dias para reformular e entregar na Secretaria de Pós/CECA. A comissão, após recebimento da monografia reformulada, terá prazo de 30 dias para informar à Secretaria de Pós/CECA as notas da Avaliação Final.
03 (Três) exemplares separados, em espiral

 

Procedimentos para Conclusão do Curso Fora de Prazo (Prorrogação/Reingresso)
    Passos para Deferimento da Matrícula
PRORROGAÇÃO
(valor da taxa para solicitação R$84,00)
  • O estudante do Lato sensu tem direito em solicitar somente uma prorrogação, que vale no máximo por um período letivo.


  • A PRORROGAÇÃO é solicitada pelo estudante via Portal do Estudante, dentro do período estipulado no Calendário vigente da PROPPG, (verificar Calendário disponível na página da PROPPG);


  • A solicitação de Prorrogação deverá ser feita somente quando NÃO houver a possibilidade de conclusão da MONOGRAFIA dentro do prazo final de seu curso
  • Após a solicitação de PRORROGAÇÃO via Portal do Estudante, será direcionado Via Web um comunicado ao Orientador do Estudante, onde este dará seu parecer Deferindo ou Indeferindo, após, será direcionado ao Coordenador do Curso que finalizará a solicitação, na sequencia será disparado um e-mail ao estudante comunicando o resultado da solicitação, sendo favorável, será comunicado ao estudante para confirmar sua matrícula Via Portal do Estudante, que após confirmação dará sequência a impressão dos boletos referente as mensalidades dos meses da Prorrogação.

  • Na Prorrogação, o estudante após depositar sua Monografia na Secretaria de Pós/CECA, poderá solicitar cancelamento do compromisso financeiro através do formulário Requerimento Geral
REINGRESSO
(Valor da taxa para solicitação R$17,00)


  • O Requerimento Geral, depois de protocolado e Deferido pela Coordenação do Curso, a PROPPG enviará um comunicado ao estudante estabelecendo um período para vir até o balcão de atendimento da PROPPG, realizar sua Matrícula.


  • No Reingresso, o estudante deverá pagar no mínimo 3 (três) parcelas e no máximo 6 parcelas para concluir o Curso. “Caso”, o estudante tenha terminado antes do vencimento do prazo, após três parcelas pagar, poderá solicitar o cancelamento do compromisso financeiro através do formulário Requerimento Gera

 

Procedimentos para emissão de Documentos de Conclusão de Curso e CERTIFICADO

 

 

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