Secretaria de Pós-Graduação - CECA

263 – Ergonomia

 

NÍVEL: Especialização

Curso conveniado com ITEDES

 

OFERTADO PARA: 2017/1

 

Número da Resolução: 026/2013

Número de Vagas: 20/40

 

Mensalidade: R$365,00 - Res. CA nº 118/2013

Número de Parcelas: 18

 

Carga Horária: 450

 

 

Curso Acreditado pela

ABERGO – Associação Brasileira de Ergonomia

 

 

Aulas:

Somente aos Sábados.

 

 

Horários:

Das 08 às 12 / 14 às 18 horas (sábados)

 

 

 

As aulas serão ministradas semanalmente. O curso tem a duração de 3 períodos letivos (18 meses), sendo 2 períodos para o cumprimento das disciplinas e 1 período para entrega da Monografia.

 

 

Sala:

674

 

QUADRO DE HORÁRIO:

Link aqui

Turma 2017 / 1

 

 

 

Link

CALENDÁRIO das atividades dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu.

 

 

 

 

 

Público Alvo:

Graduados ou graduandos em Administração, Arquitetura, Ciências Sociais, Comunicação, Engenharia, Design de Interiores, Design de Moda, Design Gráfico, Design de Produto, Desenho Industrial, Direito, Economia, Psicologia, Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Educação Física (bacharelado) e áreas afins, desde que comprovem a conclusão de curso reconhecido de graduação na data da matrícula.

 

 

CALENDÁRIO - REFERENTE OFERTA DE TURMA PARA 2017/1

Evento

Período

 

 

Publicação do Edital de Abertura de Inscrição - Via Web

Dia 18/09/2016

 

 

Período de Inscrição - Via Web

De 26/09/2016 a 24/02/2017

Período de entrega Documentos para Seleção - (SPG/CECA)

Período de Envio dos Documentos - Correio/Via SEDEX

De 26/09/2016 a 18/02/2017

 

 

Período de Seleção

De 02 a 08/03/2017

Resultado da Seleção - Via Web – (PROPPG após 15h/)

Dia 10/03/2017

 

 

Período de Matrícula - Via Web – (consultar MANUAL)

De 13 a 16/03/2017

Período de entrega Documentos para Matrícula - (SPG/CECA)

 

 

Havendo Suplente - Período de Matrícula, caso convocado

Dia 17/03/2017

 

 

Início das Aulas - (Calendário previsto para 17/03/2017)

(Consultar Quadro de Horário)

 

 

Documentos para Inscrição:

 

a)

Ficha de inscrição preenchida - disponível em: Inscrições/Via Web;

 

 

b)

Apresentar comprovante de recolhimento do preço público de inscrição correspondente ao valor de R$ 81,00 (oitenta e um reais);

 

 

c)

Cópia do histórico escolar de graduação;

 

 

d)

Currículum vitae - Plataforma Lattes - documentado;

 

 

 

(Obs.: Currículum vitae DOCUMENTADO é o curriculum impresso e com as fotocópias de todos os documentos comprobatórios anexos).

 

 

e)

Formulário do perfil profissiográfico - Modelo - Uma Cópia impressa datada e assinada que deverá ser entregue junto com a documentação.

 

Documentos para Matrícula: (entregar na Inscrição)

 

a)

Fotocópia do C.P.F.; (ou de documento que comprove o número)

Fotocópia da Cédula de Identidade; (obrigatório mesmo que outro documento comprove o número)

Fotocópia do Certificado de Reservista; (fotocópia Frente e Verso – obrigatório Cópia da Digital)

Fotocópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;

 

 

b)

Fotocópia autenticada do Diploma do curso de Graduação; (sendo da UEL, não há necessidade de autenticação)

 

Considerando o Parecer nº 303/2000 da Câmara de Ensino Superior do MEC, o candidato aprovado poderá apresentar, no ato da matrícula:

·       

Fotocópia autenticada do certificado ou atestado de conclusão do curso de graduação, bem como o documento que comprove que o mesmo está reconhecido pelo órgão competente, o qual deverá estar devidamente datado e assinado. Neste caso a matrícula se dará em caráter precário e provisório, até a apresentação do respectivo diploma; (sendo da UEL, não há necessidade de autenticação)

·       

Até o final do curso de pós-graduação o estudante deverá apresentar fotocópia autenticada do diploma do curso de graduação.

 

 

c)

Candidatos Estrangeiros deverão apresentar cópia do passaporte com visto de permanência no país, cópias autenticadas do diploma de graduação e tradução do mesmo, por órgão oficial.

 

Procedimentos para Confirmação da Matrícula Via Web (Portal do Estudante):

 

Obs.:

Na confirmação de matrícula o candidato recebe dois e-mails um com a senha e o número de matrícula, e outro com a informação da confirmação da matrícula. Para estas confirmações, quando o candidato recebe o primeiro e-mail, ele deverá entrar novamente no portal do estudante com os dados recebidos, e ir em, confirmar matrícula até o final do processo salvando-o, só depois de feito isto é que o candidato receberá o segundo e-mail informando a confirmação de matrícula. Caso não receba o segundo e-mail, sua matrícula não estará confirmada, então, favor ligar ainda dentro do período de matricula no horário de expediente para (43) 3371-4665, que a Secretaria de Pós/CECA dará apoio. Após o período de matrícula o candidato não conseguirá mais concluir a matrícula.

 

Procedimentos para Impressão dos Boletos e Termo de Compromisso - (Curso Conveniado – ITEDES):

 

Obs.:

Informamos que o candidato deverá recolher a 1ª mensalidade do curso (referente à matrícula), para tanto será necessário acessar o site do ITEDES através do link www.itedes.org.br/pos/aluno, instituto responsável pelo gerenciamento financeiro do curso, e ativar o perfil de seu número de matrícula e emitir boleto bancário e termo de compromisso. Se V.Sa. não conseguir ativar o perfil ou emitir os documentos (boleto e termo) ou se tiver dúvidas em relação a este item, por favor entre em contato com o ITEDES - Andreza (43) 3328-2400 ou cobranca@itedes.org.br.

Não há necessidade de apresentar o comprovante de pagamento para a UEL, este procedimento será realizado pelo ITEDES.

Não há possibilidade de emitir boleto bancário na matrícula via portal do estudante.

 

 

Obs.:

Pedimos que no ato da entrega da Documentação para INSCRIÇÃO, também seja entregue a Documentação para MATRÍCULA, para que, caso seja aprovado, não tenha que vir novamente à Secretaria de Pós/CECA para entrega dos documentos referentes à matrícula.

 

 

Local de Entrega da Documentação:

 

·       

Seção de Pós-Graduação, Centro de Educação, Comunicação e Artes/CECA - Campus Universitário, de 2ª a 6ª feira, no horário das 14h30min às 17h30min. Mais informações pelo telefone (43) 3371-4665.

 

Endereço para entrega de Documentos via SEDEX:

 

·       

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

 

Centro de Educação, Comunicação e Artes

 

Secretaria de Pós-Graduação

 

A/C (nome do curso)

 

Rodovia Celso Garcia Cid - Pr 445, Km 380 – Campus Universitário

 

Caixa Postal 10.011

 

CEP 86057-970

 

Londrina/PR

 

 

Critério para Seleção:

 

 

 

Análise de Curriculum vitae;

Avaliação do Perfil Profissiográfico do candidato (Perfil Pessoal).

Obs.: Preenchimento de Questionário (Perfil pessoal), Clique aqui (Questionário Perfil Profissiográfico), que deverá ser preenchido, assinado e entregue junto com a documentação.

 

 

Resultado da Seleção:

 

·       

Dia 10 de março de 2017, por meio de Edital a ser publicado via internet pelos Editais de Resultados após as 15h. Não será informado resultado por telefone.

 

Matrícula dos Candidatos Aprovados: (Consulte o MANUAL)

 

·       

A matrícula será realizada via internet, por meio do site da Instituição: Portal do Estudante de Pós-Graduação. O candidato aprovado e classificado terá que se cadastrar previamente para ter acesso ao Portal do Estudante de Pós-Graduação e realizar a matrícula. O cadastro deverá ocorrer no mesmo período em que será realizada a matrícula. As instruções sobre o procedimento de matrícula e o sistema para efetuar a matrícula eletrônica estarão disponíveis no site mencionado.

 

Convocação de Suplentes:

 

·       

Havendo suplentes, a convocação e matrícula destes serão realizadas via Internet, no site da Instituição: Portal do Estudante de Pós-Graduação. O candidato suplente terá que se cadastrar primeiro para ter acesso ao Portal do Estudante de Pós-Graduação e realizar a matrícula. As instruções sobre o procedimento de matrícula, bem como o Sistema para efetuar a matrícula eletrônica estarão disponíveis no site mencionado.

 

Disposições Finais:

 

·       

É de exclusiva responsabilidade de o candidato inscrito acompanhar a publicação ou divulgação dos atos relativos ao Edital de Inscrição para os Cursos de Pós-Graduação Lato sensu, divulgados na internet, no endereço eletrônico de cada Curso (Selecionar o Curso e observar as informações), obrigando-se a atender aos prazos e condições estipulados neste Edital e nos que forem publicados durante a execução da seleção pública.

 

 

 

DISCIPLINAS:

► FATORES HUMANOS NO TRABALHO

Abrangência, conceitos e critérios dos fatores humanos no trabalho. Percepção e comunicação no trabalho. Exigências psicológicas do trabalho. Análise e diagnóstico. Resolução de problemas. O erro humano. A confiabilidade humana. Prevenção e promoção da saúde do trabalhador. Qualidade de vida no trabalho. Desenvolvimento interpessoal e profissional.

► ERGONOMIA COGNITIVA

Conceito de atividade mental. Condicionantes e determinantes do funcionamento cognitivo. Conceitos Básicos (dados, informação e conhecimento). Conhecimentos e representações: Tipos de Conhecimento, construção da representação, a aquisição do conhecimento. Imagem Mental. Representação e compreensão. Raciocínios dedutivo, indutivo e diante de situações. Tomada de decisão. Estudo da carga mental de trabalho. Solução de problemas baseada em conhecimento intensivo; conhecimento nas organizações. A espiral do conhecimento.

► INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR: ERGODESIGN E USABILIDADE

Conceitos fundamentais de IHC e de usabilidade. Análise da tarefa como meio efetivo para desenvolver o projeto centrado no usuário. Principais métodos e técnicas para projeto e avaliação de sistemas de comunicação e de informação. Aspectos fisiológicos, perceptivos e cognitivos da interação.

► MACROERGONOMIA

Introdução à ergonomia. Doenças ocupacionais. Tipos de Intervenção Ergonômica. Consultoria em Ergonomia. Macroergonomia: caracterização e processo metodológico.

► ATIVIDADES PRÁTICAS DE CAMPO

Pesquisas de campo que farão parte do Trabalho de Conclusão de Curso de Pós-Graduação.

► ERGONOMIA: FUNDAMENTOS E PRÁTICA PROFISSIONAL

Módulo 1: Fundamentos, histórico, abordagens e abrangências da Ergonomia. Saúde. Segurança do trabalho. Módulo 2: Normas brasileiras relacionadas à Ergonomia. NR 17. Normas ERG BR ABERGO. Certificações AS 8000, ISSO 9000. OHSAS 18001. Contratos de Serviços de Ergonomia. Deontologia do Ergonomista.

► FUNDAMENTOS DA FISIOLOGIA DO TRABALHO

Introdução à Fisiologia Humana. Regulação fisiológica. Sistema nervoso central. Coluna vertebral. Sistemas motores. Ritmos biológicos. Doenças ocupacionais relacionadas ao Trabalho.

► ANTROPOMETRIA E BIOMECÂNICA OCUPACIONAL

Antropometria Estática e Dinâmica. Dados antropométricos e biomecânicos. Biornecânica ocupacional. Ginástica laboral.

► CONFORTO AMBIENTAL EM ERGODESIGN

Conforto ambiental. Conforto térmico humano: índices de conforto. Conforto acústico humano: tratamento sonoro e isolamento acústico. Conforto lumínico: percepção humana da luz. Normas técnicas e instrumentação de conforto térmico, acústico e lumínico aplicadas a ambientes, produtos e postos de trabalho.

► ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

Fundamentação do trabalho. Determinantes da organização do trabalho. Cultura organizacional. Aspectos e modelos organizacionais. Gestão participativa. Princípios ergonômicos para a organização do trabalho.

► ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO

Introdução a antropotecnologia. Análise ergonômica do trabalho - AET. Ação Ergonômica. Demanda. Tarefa. Atividade. Metodologia da AET.

► PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM ERGONOMIA

Pesquisa científica. Desenvolvimento prático e teórico em ergonomia. Artigo científico.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO

 

 

 

Calendário de Atendimento da

Secretaria de Pós-Graduação do CECA:

O atendimento da Secretaria de Pós/CECA é de:

Segunda a Sexta-Feira

 

 

 

Período

Observação

Horários

 

 

 

Até 05/12/2014

Período Matutino não atenderá

Das 14h às 18h - 19h às 23h

Dias 01 e 02/12/2014

Sem atendimento

2ª Fase do Vestibular

De 08 a 22/12/2014

Período Noturno não atenderá

Das 08h às 12h – 14h às 18h

De 23/12/2014 a 06/01/2015

Sem atendimento

Recesso

De 07/01 até 27/02/2015

Período Noturno não atenderá

Das 08h às 11h - 14h às 16h

A partir de 02/03/2015

Período Matutino não atenderá

Das 14h às 18h - 19h às 23h

 

e-mail: spgceca@uel.br - Atendimento: 0XX 43 3371-4665

 

 

 

Formulários Disponíveis para Download

Utilizados pelos DISCENTES

Ø Indicação de Banca - Monografia/Artigo

Ø Declaração de Autoria – Monografia (TCCPG)

Ø Boletim de Inclusão/Cancelamento de Disciplinas

Ø Ficha de Atendimento/Crianças – Psicopedagógico

Ø Requerimento Geral

Utilizados pelos DOCENTES

Ø Cadastro de Professor - Convidado

Ø Indicador de Banca - Avaliação Final

Ø Indicador de Orientadores/Alunos

Ø Indicadores para Avaliação de Monografias

Ø Indicadores para Avaliação de TCCPG / Artigos

Ø Oferta de Nova Turma

Ø Quadro de Horário

Ø Recibo de Táxi

Ø Relatório Técnico de Viagens

Ø Solicitação de Diárias

 

 

 

Obrigações do ALUNO:

 

 

 

·       

Estar atento às informações do Calendário das atividades do curso de Pós-Graduação Lato Sensu, do Regulamento e da Resolução vigente do programa (Link disponível no inicio desta página). Estas informações ajudarão o aluno a entender os procedimentos do curso e o cumprimento dos prazos, evitando assim, aborrecimentos no decorrer de suas atividades acadêmicas.

·       

O endereço de E-mail do aluno deverá estar sempre atualizado no Sistema UEL, pois este é o caminho que a Secretaria de Pós/CECA tem para se comunicar com o aluno, caso aconteça mudança no endereço eletrônico, o aluno deverá comunicar a Secretaria de Pós/CECA e solicitar atualização.

 

 

 

Procedimentos para conclusão do Curso

 

Primeiros passos para o Aluno providenciar a entrega da Monografia:

Verificar no Calendário do Lato Sensu o período de entrega de Monografia;

Antes da entrega da Monografia, o aluno deverá comparecer a Secretaria de Pós/CECA e solicitar a “Análise Curricular” para saber se está APTO ou NÃO para conclusão do curso, caso não esteja APTO, o aluno deverá regularizar sua situação e só depois entregar a Monografia, que deve aconteça dentro do prazo do Calendário.

Obs.: A Secretaria de Pós/CECA não receberá Monografias em que a situação do aluno na “Análise Curricular” não esteja Apto.

 

CRÉDITOS – obrigatórios a serem cumpridos para conclusão do curso.

24 cr

 

 

 

Documentos a serem providenciados

Qtde

MONOGRAFIA - para Homologação, o aluno deverá entregar conforme Calendário das atividades do curso de Pós-Graduação Lato sensu, disponível na página da UEL, para isso observar primeiro a data de término de seu Curso. Depois de entregue, a comissão terá 50 dias para apresentar as notas da Avaliação ou solicitar Reformulação.

Será aprovado, na Monografia ou no TCCPG, o estudante que obtiver a média mínima 7,0 (sete).

Obs.: O formulário de Indicação de Banca junto com os exemplares deverão ser entregues na Secretaria de Pós-Graduação do CECA.

ã Consultar a Coordenação.

Formulário de Indicação de Banca, preenchido por completo, de forma legível, sem abreviaturas e assinado pela Orientação.

01

Exemplares em Espiral.

03

CD em PDF, quando exigido pelo Curso.

ã

 

 

 

REFORMULAÇÃO - quando solicitada pela comissão, após lançamento no sistema UEL, o aluno será informado da data final para reformulação da monografia, sendo este prazo de 60 dias para reformular e entregar na Secretaria de Pós/CECA. A comissão, após recebimento da Monografia Reformulada, terá prazo de 30 dias para informar à Secretaria de Pós/CECA as notas da Avaliação Final.

Exemplares em Espiral.

03

 

 

 

VERSÃO FINAL - após aprovação, obtendo média igual ou superior a 9,0.

Exemplar em Capa Dura para envio à Biblioteca Central/UEL.

01

 

 

 

Procedimentos para conclusão do Curso Fora de Prazo

 

 

 

 

Procedimentos para Matrícula

PRORROGAÇÃO

Valor da Taxa para Solicitação R$50,00

O aluno do Lato sensu tem direito em solicitar uma prorrogação por um período letivo, quando não houver o cumprimento dos créditos e/ou Monografia dentro do prazo que determina o Curso.

A solicitação deverá ser feita dentro do período estipulado no calendário da UEL, (link disponível em “Obrigações do Aluno”).

A Prorrogação deve ser solicitada através do Portal do Estudante, que gerará o boleto para pagamento da taxa e o formulário de Requerimento Geral, que deverá ser preenchido e protocolado no Setor de Protocolo da UEL - SAUEL.

O Requerimento Geral, depois de protocolado e Deferido pela Coordenação do Curso, a PROPPG enviará via Portal do Estudante (processos), um comunicado estabelecendo um período para o aluno vir até o balcão de atendimento da PROPPG, realizar sua Matrícula.

Na Prorrogação, o aluno após concluir o Curso, poderá solicitar cancelamento do compromisso financeiro através do formulário Requerimento Geral.

 

 

REINGRESSO

Valor da Taxa para Solicitação R$10,00

O aluno do Lato sensu só poderá solicitar reingresso para conclusão da Monografia, enquanto não acontecer reestruturação de seu Curso e ter turma em andamento.

Para o reingresso o aluno tem seis meses corridos para conclusão da Monografia.

O Reingresso é solicitado através do formulário Requerimento Geral, que após retirado o BOLETO no balcão de atendimento da PROPPG, efetuado o pagamento, o solicitante preenche o Requerimento e protocola no Setor de Protocolo da UEL - SAUEL.

O Requerimento Geral, depois de protocolado e Deferido pela Coordenação do Curso, a PROPPG enviará via Portal do Estudante (processos), um comunicado estabelecendo um período para o aluno vir até o balcão de atendimento da PROPPG, realizar sua Matrícula.

No Reingresso, o aluno deverá pagar no mínimo 3 (três) parcelas para concluir o Curso.

 

 

 

Procedimentos para emissão de Documentos de Conclusão de Curso e CERTIFICADO

 

Após o recebimento da Ata de Avaliação Final ou Defesa na PROPPG - Divisão de Registro Acadêmico, o estudante será cadastrado como CONCLUÍDO no Sistema Acadêmico de Pós-Graduação e serão realizados os procedimentos para emissão dos documentos de conclusão de curso, sem a necessidade de que o estudante requeira.

Neste período em que o estudante foi cadastrado como CONCLUÍDO no Sistema Acadêmico de Pós-Graduação, ele poderá retirar via Portal do Estudante um Atestado de Conclusão de Curso, para utilizar temporariamente até que seja expedido o documento oficial (aproximadamente 30 dias para expedição).

Após o registro do documento oficial de conclusão de curso, não será mais possível à emissão do atestado, sendo que o estudante deverá retirar no balcão de atendimento da PROPPG o documento oficial (CERTIFICADO).

A PROPPG – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UEL tem atendimento à comunidade nos seguintes horários: das 08h00 às 11h30, das 14h00 às 17h30, de segunda a sexta-feira.

PROPPG – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

e-mail: atendimentoproppg@uel.br - Atendimento: 0XX 43 3371-4780

 

© 2007 Universidade Estadual de Londrina
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 6001 | CEP 86051-990 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4000 | Fax: (43)3328-4440
e-mail: spgceca@uel.br