Secretaria de Pós-Graduação - CECA

355 – Design de Joias

 

NÍVEL: Especialização

Curso conveniado com ITEDES

 

SEM PREVISÃO DE NOVA OFERTA

 

Número da Resolução: 108/2013

Número de Vagas: 18/20

 

Mensalidade: R$425,00 – Res. CA nº 125/2013

Número de Parcelas: 18

 

Carga Horária: 360

 

 

Link da Página do Curso:

http://www.posjoiasuel.com/

 

Obs.:

Esta página é alimentada pela Comissão do Curso.

 

Coordenador:

Prof. Ddo Claudio Pereira de Sampaio

E-mail: qddesign@hotmail.com

 

 

Aulas:

Nas 3ªˢ, 4ªˢ e 5ªˢ feiras - semanalmente.

Aos sábados - esporadicamente.

 

 

Horários:

Das 19 às 23 horas (3ªˢ, 4ªˢ e 5ªˢ feiras)

Das 08 às 12 / 14 às 18 horas (sábados)

 

 

 

O curso tem duração de 3 períodos letivos (18 meses), sendo 2 períodos para o cumprimento das disciplinas e 1 período para entrega do TCCPG.

 

 

Salas:

Aulas na 674 e laboratórios, 663 e 664

 

QUADRO DE HORÁRIO:

Link aqui

2014 - 1º e 2º Período

 

 

 

Link

Calendário das atividades dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu.

 

 

 

 

Público Alvo:

O Curso destina-se a portadores de diploma de curso superior nas áreas de: Design, Desenho Industrial e Design de Moda além de graduados em áreas afins, profissionais que buscam ampliar seus conhecimentos no mercado do Design de Joias.

 

 

CALENDÁRIO - REFERENTE OFERTA DE TURMA EM 2014/1

Evento

Período

 

 

Publicação do Edital de Abertura de Inscrição - Via Web

Dia 30/10/2013

 

 

Período de Inscrição - Via Web

De 30/09/2013 a 20/02/2014

Período de entrega Documentos para Seleção - (SPG/CECA)

Período de Envio dos Documentos - Correio/Via SEDEX

De 30/09/2013 a 15/02/2014

 

 

Período de Seleção

De 21 a 24/02/2014

Resultado da Seleção - Via Web - (PROPPG após 15h/)

Dia 26/02/2014

 

 

Período de Matrícula - Via Web(consultar MANUAL)

Dias 27 e 28/02/2014

Período de entrega Documentos para Matrícula - (SPG/CECA)

 

 

Havendo Suplente - Período de Matrícula, caso convocado

Dia 06/03/2014

 

 

Início das Aulas

(Consultar Quadro de Horário)

 

 

Documentos para Inscrição:

 

a)

Ficha de inscrição preenchida - disponível em: Inscrições/Via Web;

 

 

b)

Apresentar comprovante de recolhimento do preço público de inscrição correspondente ao valor de R$ 50,00 (cinquenta reais);

 

 

c)

Cópia do histórico escolar de graduação;

 

 

d)

Currículum vitae - Plataforma Lattes - documentado;

 

 

 

(Obs.: Currículum vitae DOCUMENTADO é o curriculum impresso e com as fotocópias de todos os documentos comprobatórios anexos).

 

 

e)

Formulário do perfil profissiográfico - Modelo - Uma Cópia impressa datada e assinada que deverá ser entregue junto com a documentação.

 

Documentos para Matrícula: (entregar na Inscrição)

 

a)

Fotocópia do C.P.F.; (ou de documento que comprove o número)

Fotocópia da Cédula de Identidade; (obrigatório mesmo que outro documento comprove o número)

Fotocópia do Certificado de Reservista; (fotocópia Frente e Verso – obrigatório Cópia da Digital)

Fotocópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;

 

 

b)

Fotocópia autenticada do Diploma do curso de Graduação; (sendo da UEL, não há necessidade de autenticação)

 

Considerando o Parecer nº 303/2000 da Câmara de Ensino Superior do MEC, o candidato aprovado poderá apresentar, no ato da matrícula:

       

Fotocópia autenticada do certificado ou atestado de conclusão do curso de graduação, bem como o documento que comprove que o mesmo está reconhecido pelo órgão competente, o qual deverá estar devidamente datado e assinado. Neste caso a matrícula se dará em caráter precário e provisório, até a apresentação do respectivo diploma; (sendo da UEL, não há necessidade de autenticação)

       

Até o final do curso de pós-graduação o estudante deverá apresentar fotocópia autenticada do diploma do curso de graduação.

 

 

c)

Candidatos Estrangeiros deverão apresentar cópia do passaporte com visto de permanência no país, cópias autenticadas do diploma de graduação e tradução do mesmo, por órgão oficial.

 

Procedimentos para Confirmação da Matrícula Via Web (Portal do Estudante):

 

Obs.:

Na confirmação de matrícula o candidato recebe dois e-mails um com a senha e o número de matrícula, e outro com a informação da confirmação da matrícula. Para estas confirmações, quando o candidato recebe o primeiro e-mail, ele deverá entrar novamente no portal do estudante com os dados recebidos, e ir em, confirmar matrícula até o final do processo salvando-o, só depois de feito isto é que o candidato receberá o segundo e-mail informando a confirmação de matrícula. Caso não receba o segundo e-mail, sua matrícula não estará confirmada, então, favor ligar ainda dentro do período de matricula no horário de expediente para (43) 3371-4665, que a Secretaria de Pós/CECA dará apoio. Após o período de matrícula o candidato não conseguirá mais concluir a matrícula.

 

Procedimentos para Impressão dos Boletos e Termo de Compromisso - (Curso Conveniado – ITEDES):

 

Obs.:

Informamos que o candidato deverá recolher a 1ª mensalidade do curso (referente à matrícula), para tanto será necessário acessar o site do ITEDES através do link www.itedes.org.br/pos/aluno, instituto responsável pelo gerenciamento financeiro do curso, e ativar o perfil de seu número de matrícula e emitir boleto bancário e termo de compromisso. Se V.Sa. não conseguir ativar o perfil ou emitir os documentos (boleto e termo) ou se tiver dúvidas em relação a este item, por favor entre em contato com o ITEDES - Andreza (43) 3328-2400 ou cobranca@itedes.org.br.

Não há necessidade de apresentar o comprovante de pagamento para a UEL, este procedimento será realizado pelo ITEDES.

Não há possibilidade de emitir boleto bancário na matrícula via portal do estudante.

 

 

Obs.:

Pedimos que no ato da entrega da Documentação para INSCRIÇÃO, também seja entregue a Documentação para MATRÍCULA, para que, caso seja aprovado, não tenha que vir novamente à Secretaria de Pós/CECA para entrega dos documentos referentes à matrícula.

 

 

Local de Entrega da Documentação:

 

       

Seção de Pós-Graduação, Centro de Educação, Comunicação e Artes/CECA - Campus Universitário, de 2ª a 6ª feira, no horário das 14h00min às 17h30min. Mais informações pelo telefone (43) 3371-4665.

 

Endereço para entrega de Documentos via SEDEX:

 

       

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

 

Centro de Educação, Comunicação e Artes

 

Secretaria de Pós-Graduação

 

A/C (nome do curso)

 

Rodovia Celso Garcia Cid - Pr 445, Km 380 – Campus Universitário

 

Caixa Postal 10.011

 

CEP 86057-970

 

Londrina/PR

 

 

Critério para Seleção:

 

 

 

Análise de Curriculum vitae;

Avaliação do Perfil Profissiográfico do candidato (Perfil Pessoal).

Obs.: Preenchimento do Questionário (Perfil pessoal), Clique aqui (Questionário Perfil Pessoal), que deverá ser preenchido, assinado e entregue junto com a documentação.

 

 

Resultado da Seleção:

 

       

Dia 26 de fevereiro de 2014, por meio de Edital a ser publicado via internet pelos Editais de Resultados após as 15h. Não será informado resultado por telefone.

 

Matrícula dos Candidatos Aprovados: (Consulte o MANUAL)

 

       

A matrícula será realizada via internet, por meio do site da Instituição: Portal do Estudante de Pós-Graduação. O candidato aprovado e classificado terá que se cadastrar previamente para ter acesso ao Portal do Estudante de Pós-Graduação e realizar a matrícula. O cadastro deverá ocorrer no mesmo período em que será realizada a matrícula. As instruções sobre o procedimento de matrícula e o sistema para efetuar a matrícula eletrônica estarão disponíveis no site mencionado.

 

Convocação de Suplentes:

 

       

Havendo suplentes, a convocação e matrícula destes serão realizadas via Internet, no site da Instituição: Portal do Estudante de Pós-Graduação. O candidato suplente terá que se cadastrar primeiro para ter acesso ao Portal do Estudante de Pós-Graduação e realizar a matrícula. As instruções sobre o procedimento de matrícula, bem como o Sistema para efetuar a matrícula eletrônica estarão disponíveis no site mencionado.

 

Disposições Finais:

 

       

É de exclusiva responsabilidade de o candidato inscrito acompanhar a publicação ou divulgação dos atos relativos ao Edital de Inscrição para os Cursos de Pós-Graduação Lato sensu, divulgados na internet, no endereço eletrônico de cada Curso (Selecionar o Curso e observar as informações), obrigando-se a atender aos prazos e condições estipulados neste Edital e nos que forem publicados durante a execução da seleção pública.

 

 

 

DISCIPLINAS:

►DESIGN THINKING E GESTÃO DO DESIGN

Aplicação do conceito de Design Thinking na gestão estratégica de produtos e serviços que utilizam o design como fator de inovação e competitividade. Características e o papel do profissional que conduz esse processo (design thinker) em nível estratégico, tático e operacional.

►DESIGN DE JOIAS E MERCADO

Aspectos mercadológicos do mercado de joalheria em nível nacional e internacional, o papel do design neste contexto, e os principais expoentes do design de joias na atualidade. Formação de preços dos produtos de joalheria, formas de comercialização e distribuição. Economia criativa e o design de joias.

►TENDÊNCIA E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE DESIGN DE JOIAS

Aspectos históricos, culturais e estético-simbólicos da joalheria. Processo de significação e linguagem na joalheria. Manifestação da joia no mundo contemporâneo e sua relação e presença nas diversas mídias. Características e necessidades do consumidor de joalheria, e abordagens metodológicas e ferramentas para sua identificação.

►MARKETING APLICADO AO DESIGN DE JOIAS

Conceitos, metodologias e ferramentas de marketing aplicadas a joalheria num contexto de comunicação integrada. Processo de criação e gestão de marcas neste mercado. Marketing e design estratégico. Marca e Branding. Imagem e identidade. Valor. Gestão de coleção. Marketing pessoal e profissional.

►DESIGN E SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade, desenvolvimento sustentável e o papel do design. Ciclo de vida do sistema-produto, etapas e estratégias. Dimensão ambiental e social do design. Design, inovação e bem-estar social. Artesanato, território e desenvolvimento local.

►ERGODESIGN E JOALHERIA

Ergonomia: conceitos, fundamentos, metodologias de avaliação e concepção ergonômica, e sua aplicação do design de joias, como foco na usabilidade, conforto e segurança.

►MATERIAIS E PROCESSOS PARA PRODUÇÃO DE JOIAS

Materiais e processos produtivos para jóias. Custos, viabilidade e factibilidade técnica, disponibilidade, adequação de uso e aspectos ambientais.

►ILUSTRAÇÃO APLICADA AO DESIGN DE JOIAS

Desenho e ilustração: fundamentos. Materiais e suportes. Técnicas de representação. Ilustração manual e digital aplicadas ao design de joias. Introdução à modelagem 3d e renderização. Portfolio de design e ilustração.

►NOVAS TECNOLOGIAS EM PROTOTIPAGEM RÁPIDA E FOTOGRAFIA DIGITAL PARA JOALHERIA

Inovação tecnológica e design. Implicações das novas tecnologias de prototipagem rápida na sociedade. Prototipagem tradicional e prototipagem rápida aplicada à joalheria. Manufatura subtrativa e aditiva. Modelagem virtual 3d e prototipagem rápida. Fotografia digital para joalheria. Portfolio em design de joias e a prototipagem.

►GESTÃO DE DESIGN APLICADA

Empreendedorismo inovador. Inovação aplicada. Estratégias de gestão. Gestão de orçamento e plano de negócios. Portfolio de design.

►OFICINA DE JOALHERIA

Espaço de trabalho e ferramentas do joalheiro. Pesos e medidas dos materiais mais utilizados. Técnicas de fabricação tradicionais.

 

 

 

Calendário de Atendimento da

Secretaria de Pós-Graduação do CECA:

O atendimento da Secretaria de Pós/CECA é de:

Segunda a Sexta-Feira

 

 

 

Período

Observação

Horários

 

 

 

Até 05/12/2014

Período Matutino não atenderá

Das 14h às 18h - 19h às 23h

Dias 01 e 02/12/2014

Sem atendimento

2ª Fase do Vestibular

De 08 a 22/12/2014

Período Noturno não atenderá

Das 08h às 12h – 14h às 18h

De 23/12/2014 a 06/01/2015

Sem atendimento

Recesso

De 07/01 até 27/02/2015

Período Noturno não atenderá

Das 08h às 11h - 14h às 16h

A partir de 02/03/2015

Período Matutino não atenderá

Das 14h às 18h - 19h às 23h

 

e-mail: spgceca@uel.br - Atendimento: 0XX 43 3371-4665

 

 

 

Formulários Disponíveis para Download

Utilizados pelos DISCENTES

Ø Indicação de Banca - Monografia/Artigo

Ø Declaração de Autoria – Monografia (TCCPG)

Ø Boletim de Inclusão/Cancelamento de Disciplinas

Ø Ficha de Atendimento/Crianças – Psicopedagógico

Ø Requerimento Geral

Utilizados pelos DOCENTES

Ø Cadastro de Professor - Convidado

Ø Indicador de Banca - Avaliação Final

Ø Indicador de Orientadores/Alunos

Ø Indicadores para Avaliação de Monografias

Ø Indicadores para Avaliação de TCCPG / Artigos

Ø Oferta de Nova Turma

Ø Quadro de Horário

Ø Recibo de Táxi

Ø Relatório Técnico de Viagens

Ø Solicitação de Diárias

 

 

 

Obrigações do ALUNO:

 

 

 

       

Estar atento às informações do Calendário das atividades do curso de Pós-Graduação Lato Sensu, do Regulamento e da Resolução vigente do programa (Link disponível no inicio desta página). Estas informações ajudarão o aluno a entender os procedimentos do curso e o cumprimento dos prazos, evitando assim, aborrecimentos no decorrer de suas atividades acadêmicas.

       

O endereço de E-mail do aluno deverá estar sempre atualizado no Sistema UEL, pois este é o caminho que a Secretaria de Pós/CECA tem para se comunicar com o aluno, caso aconteça mudança no endereço eletrônico, o aluno deverá comunicar a Secretaria de Pós/CECA e solicitar atualização.

 

 

 

Procedimentos para conclusão do Curso

 

Primeiros passos para o Aluno providenciar a entrega da Monografia:

Verificar no Calendário do Lato Sensu o período de entrega de Monografia;

Antes da entrega da Monografia, o aluno deverá comparecer a Secretaria de Pós/CECA e solicitar a “Análise Curricular” para saber se está APTO ou NÃO para conclusão do curso, caso não esteja APTO, o aluno deverá regularizar sua situação e só depois entregar a Monografia, que deve aconteça dentro do prazo do Calendário.

Obs.: A Secretaria de Pós/CECA não receberá Monografias em que a situação do aluno na “Análise Curricular” não esteja Apto.

 

 

CRITÉRIO DO CURSO PARA ELABORAÇÃO DO TCCPG – (Link aqui)

 

CRÉDITOS – obrigatórios a serem cumpridos para conclusão do curso.

24 cr

 

 

 

Documentos a serem providenciados

Qtde

MONOGRAFIA - para Homologação, o aluno deverá entregar conforme Calendário das atividades do curso de Pós-Graduação Lato sensu, disponível na página da UEL, para isso observar primeiro a data de término de seu Curso. Depois de entregue, a comissão terá 50 dias para apresentar as notas da Avaliação ou solicitar Reformulação.

Será aprovado, na Monografia ou no TCCPG, o estudante que obtiver a média mínima 7,0 (sete).

Obs.: O formulário de Indicação de Banca junto com os exemplares deverão ser entregues na Secretaria de Pós-Graduação do CECA.

ã Consultar a Coordenação.

Formulário de Indicação de Banca, preenchido por completo, de forma legível, sem abreviaturas e assinado pela Orientação.

01

Exemplares em Espiral.

03

CD em PDF, quando exigido pelo Curso.

ã

 

 

 

REFORMULAÇÃO - quando solicitada pela comissão, após lançamento no sistema UEL, o aluno será informado da data final para reformulação da monografia, sendo este prazo de 60 dias para reformular e entregar na Secretaria de Pós/CECA. A comissão, após recebimento da Monografia Reformulada, terá prazo de 30 dias para informar à Secretaria de Pós/CECA as notas da Avaliação Final.

Exemplares em Espiral.

03

 

 

 

VERSÃO FINAL - após aprovação, obtendo média igual ou superior a 9,0.

Exemplar em Capa Dura para envio à Biblioteca Central/UEL.

01

 

 

 

Procedimentos para conclusão do Curso Fora de Prazo

 

 

 

 

Procedimentos para Matrícula

PRORROGAÇÃO

Valor da Taxa para Solicitação R$50,00

O aluno do Lato sensu tem direito em solicitar uma prorrogação por um período letivo, quando não houver o cumprimento dos créditos e/ou Monografia dentro do prazo que determina o Curso.

A solicitação deverá ser feita dentro do período estipulado no calendário da UEL, (link disponível em “Obrigações do Aluno”).

A Prorrogação deve ser solicitada através do Portal do Estudante, que gerará o boleto para pagamento da taxa e o formulário de Requerimento Geral, que deverá ser preenchido e protocolado no Setor de Protocolo da UEL - SAUEL.

O Requerimento Geral, depois de protocolado e Deferido pela Coordenação do Curso, a PROPPG enviará via Portal do Estudante (processos), um comunicado estabelecendo um período para o aluno vir até o balcão de atendimento da PROPPG, realizar sua Matrícula.

Na Prorrogação, o aluno após concluir o Curso, poderá solicitar cancelamento do compromisso financeiro através do formulário Requerimento Geral.

 

 

REINGRESSO

Valor da Taxa para Solicitação R$10,00

O aluno do Lato sensu só poderá solicitar reingresso para conclusão da Monografia, enquanto não acontecer reestruturação de seu Curso e ter turma em andamento.

Para o reingresso o aluno tem seis meses corridos para conclusão da Monografia.

O Reingresso é solicitado através do formulário Requerimento Geral, que após retirado o BOLETO no balcão de atendimento da PROPPG, efetuado o pagamento, o solicitante preenche o Requerimento e protocola no Setor de Protocolo da UEL - SAUEL.

O Requerimento Geral, depois de protocolado e Deferido pela Coordenação do Curso, a PROPPG enviará via Portal do Estudante (processos), um comunicado estabelecendo um período para o aluno vir até o balcão de atendimento da PROPPG, realizar sua Matrícula.

No Reingresso, o aluno deverá pagar no mínimo 3 (três) parcelas para concluir o Curso.

 

 

 

Procedimentos para emissão de Documentos de Conclusão de Curso e CERTIFICADO

 

Após o recebimento da Ata de Avaliação Final ou Defesa na PROPPG - Divisão de Registro Acadêmico, o estudante será cadastrado como CONCLUÍDO no Sistema Acadêmico de Pós-Graduação e serão realizados os procedimentos para emissão dos documentos de conclusão de curso, sem a necessidade de que o estudante requeira.

Neste período em que o estudante foi cadastrado como CONCLUÍDO no Sistema Acadêmico de Pós-Graduação, ele poderá retirar via Portal do Estudante um Atestado de Conclusão de Curso, para utilizar temporariamente até que seja expedido o documento oficial (aproximadamente 30 dias para expedição).

Após o registro do documento oficial de conclusão de curso, não será mais possível à emissão do atestado, sendo que o estudante deverá retirar no balcão de atendimento da PROPPG o documento oficial (CERTIFICADO).

A PROPPG – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UEL tem atendimento à comunidade nos seguintes horários: das 08h00 às 11h30, das 14h00 às 17h30, de segunda a sexta-feira.

PROPPG – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

e-mail: atendimentoproppg@uel.br - Atendimento: 0XX 43 3371-4780

 

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