Secretaria de Pós-Graduação - CECA

176 – Comunicação Popular e Comunitária

 

NÍVEL: Especialização

 

NÃO SERÁ OFERTADO PARA: 2018/1

 

Número da Resolução: 023/2008

Número de Vagas: 20/30

 

Mensalidade: R$100,00 - Res CA nº 183/2005

Número de Parcelas: 12

 

Carga Horária: 420

 

 

Aulas:

Sextas-feiras e sábados.

 

 

Horários:

Das 14 às 18 / 19 às 23 horas (sextas-feiras)

Das 08 às 12 / 14 às 18 horas (sábados)

 

 

Sala:

682

 

QUADRO DE HORÁRIO:

Link aqui

2017 – 1º e 2º Período

 

 

 

Link

CALENDÁRIO das atividades dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu.

 

 

 

 

 

Público Alvo:

Graduados e graduandos de diferentes áreas de conhecimento, em especial comunicação, ciências sociais, serviço social, história, filosofia, geografia, psicologia, letras e pedagogia, dando-se preferência a profissionais que atuam ou tenham atuado na área de comunicação, desde que comprovem a conclusão da graduação na data da matrícula.

 

 

CALENDÁRIO - REFERENTE OFERTA DE TURMA PARA 2017/1

Evento

Período

 

 

Publicação do Edital de Abertura de Inscrição - Via Web

Dia 18/09/2016

 

 

Período de Inscrição - Via Web

De 26/09/2016 a 24/02/2017

Período de entrega Documentos para Seleção - (SPG/CECA)

Período de Envio dos Documentos - Correio/Via SEDEX

De 26/09/2016 a 18/02/2017

 

 

Período de Seleção

De 02 a 08/03/2017

·         Entrevista - (Link sobre Entrevista).

Dias 06 e 07/03/2017

Resultado da Seleção - Via Web - (PROPPG após 15h/)

Dia 10/03/2017

 

 

Período de Matrícula - Via Web(consultar MANUAL)

De 27 a 30/03/2017

Período de entrega Documentos para Matrícula - (SPG/CECA)

 

 

Havendo Suplente - Período de Matrícula, caso convocado

Dia 31/03/2017

 

 

Início das Aulas – (Calendário previsto para 31/03/2017)

(Consultar Quadro de Horário)

 

 

Documentos para Inscrição:

 

a)

Ficha de inscrição preenchida - disponível em: Inscrições/Via Web;

 

 

b)

Apresentar comprovante de recolhimento do preço público de inscrição correspondente ao valor de R$ 81,00 (oitenta e um reais);

 

 

c)

Cópia do histórico escolar de graduação;

 

 

d)

Currículum vitae - Plataforma Lattes - documentado;

 

 

 

(Obs.: Currículum vitae DOCUMENTADO é o curriculum impresso e com as fotocópias de todos os documentos comprobatórios anexos).

 

 

e)

Carta de intenção - motivos da escolha do curso, contendo 2 a 3 laudas.

 

Documentos para Matrícula: (entregar na Inscrição)

 

a)

Fotocópia do C.P.F.; (ou do RG que comprove o número, ou do Comprovante da Situação Cadastral no CPF retirado do site da Receita Federal)

Fotocópia da Cédula de Identidade (RG); (obrigatório cópia do próprio RG)

Fotocópia do Certificado de Reservista; (fotocópia Frente e Verso – obrigatório Cópia da Digital)

Fotocópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;

 

 

b)

Fotocópia autenticada do Diploma do curso de Graduação; (sendo da UEL, não há necessidade de autenticação)

 

Considerando o Parecer nº 303/2000 da Câmara de Ensino Superior do MEC, o candidato aprovado poderá apresentar, no ato da matrícula:

·       

Fotocópia autenticada do certificado ou atestado de conclusão do curso de graduação, bem como o documento que comprove que o mesmo está reconhecido pelo órgão competente, o qual deverá estar devidamente datado e assinado. Neste caso a matrícula se dará em caráter precário e provisório, até a apresentação do respectivo diploma; (sendo da UEL, não há necessidade de autenticação)

·       

Até o final do curso de pós-graduação o estudante deverá apresentar fotocópia autenticada do diploma do curso de graduação.

 

 

c)

Candidatos Estrangeiros deverão apresentar cópia do passaporte com visto de permanência no país, cópias autenticadas do diploma de graduação e tradução do mesmo, por órgão oficial.

 

Procedimentos para Confirmação da Matrícula Via Web (Portal do Estudante):

 

Obs.:

Na confirmação de matrícula o candidato recebe dois e-mails um com a senha e o número de matrícula, e outro com a informação da confirmação da matrícula. Para estas confirmações, quando o candidato recebe o primeiro e-mail, ele deverá entrar novamente no portal do estudante com os dados recebidos, e ir em, confirmar matrícula até o final do processo salvando-o, só depois de feito isto é que o candidato receberá o segundo e-mail informando a confirmação de matrícula. Caso não receba o segundo e-mail, sua matrícula não estará confirmada, então, favor ligar ainda dentro do período de matricula no horário de expediente para (43) 3371-4665, que a Secretaria de Pós/CECA dará apoio. Após o período de matrícula o candidato não conseguirá mais concluir a matrícula.

 

 

Obs.:

Pedimos que no ato da entrega da Documentação para INSCRIÇÃO, também seja entregue a Documentação para MATRÍCULA, para que, caso seja aprovado, não tenha que vir novamente à Secretaria de Pós/CECA para entrega dos documentos referentes à matrícula.

 

 

Local de Entrega da Documentação:

 

·       

Seção de Pós-Graduação, Centro de Educação, Comunicação e Artes/CECA - Campus Universitário, de 2ª a 6ª feira, no horário das 14h30min às 17h30min. Mais informações pelo telefone (43) 3371-4665.

 

Endereço para entrega de Documentos via SEDEX:

 

·       

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

 

Centro de Educação, Comunicação e Artes

 

Secretaria de Pós-Graduação

 

A/C (nome do curso)

 

Rodovia Celso Garcia Cid - Pr 445, Km 380 – Campus Universitário

 

Caixa Postal 10.011

 

CEP 86057-970

 

Londrina/PR

 

 

Critério para Seleção:

 

 

 

Análise de Curriculum vitae;

Carta de intenção: motivos da escolha do curso, contendo 2 a 3 laudas;

Entrevista.

Obs.: Para a Entrevista será publicado nesta página (link no Calendário Oferta de Turma) a lista com agendamento de cada candidato.

 

 

Resultado da Seleção:

 

·       

Dia 10 de março de 2017, por meio de Edital a ser publicado via internet pelos Editais de Resultados após as 15h. Não será informado resultado por telefone.

 

Matrícula dos Candidatos Aprovados: (Consulte o MANUAL)

 

·       

A matrícula será realizada via internet, por meio do site da Instituição: Portal do Estudante de Pós-Graduação. O candidato aprovado e classificado terá que se cadastrar previamente para ter acesso ao Portal do Estudante de Pós-Graduação e realizar a matrícula. O cadastro deverá ocorrer no mesmo período em que será realizada a matrícula. As instruções sobre o procedimento de matrícula e o sistema para efetuar a matrícula eletrônica estarão disponíveis no site mencionado.

 

Convocação de Suplentes:

 

·       

Havendo suplentes, a convocação e matrícula destes serão realizadas via Internet, no site da Instituição: Portal do Estudante de Pós-Graduação. O candidato suplente terá que se cadastrar primeiro para ter acesso ao Portal do Estudante de Pós-Graduação e realizar a matrícula. As instruções sobre o procedimento de matrícula, bem como o Sistema para efetuar a matrícula eletrônica estarão disponíveis no site mencionado.

 

Disposições Finais:

 

·       

É de exclusiva responsabilidade de o candidato inscrito acompanhar a publicação ou divulgação dos atos relativos ao Edital de Inscrição para os Cursos de Pós-Graduação Lato sensu, divulgados na internet, no endereço eletrônico de cada Curso (Selecionar o Curso e observar as informações), obrigando-se a atender aos prazos e condições estipulados neste Edital e nos que forem publicados durante a execução da seleção pública.

 

 

 

DISCIPLINAS:

► COMUNICAÇÃO E CAPITAL SOCIAL

Conceito de capital social. Cultura política, capital social e sociedade participativa. Redes de comunicação e desenvolvimento do capital social.

►COMUNICAÇÃO E CIDADANIA

Conceito de cidadania. A cidadania no Brasil. Exclusão social e construção da cidadania. Formas de exercício da cidadania. Voluntariado. Militância. Democratização da comunicação.

►COMUNICAÇÃO E IMPRENSA ANARQUISTA

Histórico do anarquismo. O anarquismo no Brasil. A imprensa anarquista no Brasil.

►COMUNICAÇÃO E POLÍTICA

As relações entre a comunicação e o campo da política. Comunicação, ética e política. Comunicação, política e sociabilidade. Comunicação, cenários e imaginários políticos. Processos eleitorais. Discurso da política.

►COMUNICAÇÃO E SUBJETIVIDADE

Subjetividade e o sujeito das práticas comunitárias. Desenvolvimento humano: atividade, consciência, representação social e subjetividade. O processo de construção do ser humano e a comunicação: história social e singular. Alteridade, exclusão social e cidadania. Construção de identidade pessoal e coletiva. O comunicador popular.

►COMUNICAÇÃO, EMANCIPAÇÃO E UTOPIA

Práticas emancipatórias e comunicação. Utopia e práticas sociais. Utopia e contemporaneidade. Hegemonia, cotidiano e processos emancipatórios. As práticas cotidianas e a história. 

►COMUNICAÇÃO SINDICAL

Teoria e prática da comunicação sindical no Brasil. Imprensa sindical e assessoria de comunicação sindical. Sindicalismo e comunicação inter-pessoal.

►DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

Docência no Ensino Superior. O processo ensino e aprendizagem e suas múltiplas dimensões. Planejamento de ensino: elementos constitutivos e suas relações. Avaliação.

►EDUCAÇÃO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS

A educação como objeto do conhecimento científico. Políticas educacionais. A educação formal e não formal. A educação e os processos de mobilização social. A realidade escolar. Planejamento de ações pedagógicas.

►ESTADO E LUTAS SOCIAIS NA AMÉR. LAT

Teoria e Política do Estado na América Latina. Lutas sociais e resistência popular na América Latina. As classes sociais no Brasil.

►GEST. E PROD. EM COM. POP. E COMUN

Política de Comunicação. Produção em comunicação popular e comunitária: texto coletivo e processo de edição. Gestão de políticas em comunicação popular e comunitária: planejamento, execução, avaliação.

►HIS. DAS INSTIT. E DOS MOV. SOCIAIS

Origem e desenvolvimento das instituições. História das ONGs e dos movimentos sociais. Sindicatos no Brasil. As organizações sociais na atualidade.

►HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO

Conceito de comunicação. Comunicação das classes subalternas. Imprensa operária e sindical. Rádio comunitária. Vídeo popular. Teatro popular. Meios alternativos de comunicação no Brasil.

►MÍDIA, MANIPULAÇÃO E MOVIMENTOS SOC

Economia política da comunicação. A propriedade dos meios de comunicação. Manipulação, poder e ética na mídia. Cobertura jornalística dos movimentos sociais. MST e mídia.

►MONOGRAFIA

monografia

►NOVAS TECNOL. EM COM. COMUNITÁRI

Novas tecnologias em comunicação. Tempo real na comunicação comunitária. Realidade Virtual. Efeitos das novas tecnologias na prática da comunicação comunitária. Comunidades virtuais. Impacto das tecnologias na cultura. A configuração midiática contemporânea. Os media e a alteração da percepção do espaço e do tempo. A ascendência do virtual sobre o real.

►COMUN. POPULAR E MUNDO DO TRAB.

Comunicação e mundo do trabalho. Conceito de trabalho. O trabalho na sociedade contemporânea. Processo e organização do trabalho. Comunicação e nova ordem capitalista. Globalização, mundialização do capital e neoliberalismo. Transformações no mundo do trabalho. Reestruturação produtiva.

►OFICINA DE COMUNICAÇÃO

Prática e produção em comunicação. As diferentes linguagens comunicativas: impresso, rádio, televisão, internet. As etapas do processo de produção comunicativa. Critérios e prática de edição.

►PESQUISA EM COMUNICAÇÃO

Teoria e método de pesquisa em Comunicação. Comunicação e ciência. Pesquisa participante e pesquisa-ação. Planejamento e elaboração de projeto de pesquisa.

►PLANEJAMENTO E POLÍTICAS SOCIAIS

Relação Estado e sociedade civil na constituição de políticas sociais. Políticas sociais: história e processos de gestão. Lutas sociais e formação de conselhos populares. Políticas setoriais. Planejamento social: conceito, história e o papel do Estado. Planejamento: acompanhamento e avaliação.

►PRÁTICAS EDUCATIVAS E COMUNICAÇÃO

O campo Comunicação e Educação. Comunicação e mudanças sociais. Processo educativo, aprendizagem e comunicação das classes populares. Estudo de recepção.

►PRÁXIS DA COM. POPUL. E COMUNITÁRIA

Conceito de comunicação. Filosofia da linguagem e as práticas comunicacionais. Popular e comunitário em suas distinções conceituais. Teoria e prática da comunicação popular e comunitária no Brasil. A comunicação nos movimentos sociais. Comunicação, ideologia e edição do mundo. A participação e seus níveis.

►PSI. SOC. E MÍDIA:DA FORM. AOSENTID

Estado da arte dos estudos em comunicação popular e comunitária. Definição e discussão coletiva dos projetos de pesquisa.

►SEM. TEMÁT. COM. POPULAR E COMUN.

Temas diversos em comunicação popular e comunitária.

►SEMINÁRIO DE PESQUISA

Estado da arte dos estudos em comunicação popular e comunitária. Definição e discussão coletiva dos projetos de pesquisa.

►SOC. CIVIL E PRÁTICAS COMUNICATIVAS

Conceito de Sociedade Civil. Sociedade Civil, Estado e Iniciativa privada. Terceiro Setor. ONG e as práticas comunicativas.

SOC.,ESTADO E DEMOCRACIA NO BRASIL

O Estado brasileiro e a prevalência das relações políticas de caráter privado. A relação público/privado e a democracia no Brasil. (Im)possibilidades de efetivação de práticas políticas democráticas.

►TEORIAS DA COMUNICAÇÃO

Contribuições teóricas de diferentes escolas. Modelo comportamental e modelo funcionalista. Teoria crítica e a Escola de Frankfurt. Novas teorias da comunicação.

►TEORIAS GLOBAL., DIREITOS E CIDADAN

A globalização e as especificidades nacionais. Direitos humanos e direitos internacionais. A cidadania e a soberania nacional.

 

 

 

Calendário de Atendimento da

Secretaria de Pós-Graduação do CECA:

O atendimento da Secretaria de Pós/CECA é de:

Segunda a Sexta-Feira

 

 

 

Período

Observação

Horários

 

 

 

Até 05/12/2014

Período Matutino não atenderá

Das 14h às 18h - 19h às 23h

Dias 01 e 02/12/2014

Sem atendimento

2ª Fase do Vestibular

De 08 a 22/12/2014

Período Noturno não atenderá

Das 08h às 12h – 14h às 18h

De 23/12/2014 a 06/01/2015

Sem atendimento

Recesso

De 07/01 até 27/02/2015

Período Noturno não atenderá

Das 08h às 11h - 14h às 16h

A partir de 02/03/2015

Período Matutino não atenderá

Das 14h às 18h - 19h às 23h

 

e-mail: spgceca@uel.br - Atendimento: 0XX 43 3371-4665

 

 

 

Formulários Disponíveis para Download

Utilizados pelos DISCENTES

Ø Indicação de Banca - Monografia/Artigo

Ø Declaração de Autoria – Monografia (TCCPG)

Ø Boletim de Inclusão/Cancelamento de Disciplinas

Ø Formulário de Solicitação de Créditos Escolares

Ø Requerimento Geral

Utilizados pelos DOCENTES

Ø Cadastro de Professor - Convidado

Ø Indicador de Banca - Avaliação Final

Ø Indicador de Orientadores/Alunos

Ø Indicadores para Avaliação de Monografias

Ø Indicadores para Avaliação de TCCPG / Artigos

Ø Oferta de Nova Turma

Ø Quadro de Horário

Ø Recibo de Táxi

Ø Relatório Técnico de Viagens

Ø Solicitação de Diárias

 

 

 

Obrigações do ALUNO:

 

 

 

·       

Estar atento às informações do Calendário das atividades do curso de Pós-Graduação Lato Sensu, do Regulamento e da Resolução vigente do programa (Link disponível no inicio desta página). Estas informações ajudarão o aluno a entender os procedimentos do curso e o cumprimento dos prazos, evitando assim, aborrecimentos no decorrer de suas atividades acadêmicas.

·       

O endereço de E-mail do aluno deverá estar sempre atualizado no Sistema UEL, pois este é o caminho que a Secretaria de Pós/CECA tem para se comunicar com o aluno, caso aconteça mudança no endereço eletrônico, o aluno deverá comunicar a Secretaria de Pós/CECA e solicitar atualização.

 

 

 

Procedimentos para conclusão do Curso

 

Primeiros passos para o Aluno providenciar a entrega da Monografia:

Verificar no Calendário do Lato Sensu o período de entrega de Monografia;

Antes da entrega da Monografia, o aluno deverá comparecer a Secretaria de Pós/CECA e solicitar a “Análise Curricular” para saber se está APTO ou NÃO para conclusão do curso, caso não esteja APTO, o aluno deverá regularizar sua situação e só depois entregar a Monografia, que deve aconteça dentro do prazo do Calendário.

Obs.: A Secretaria de Pós/CECA não receberá Monografias em que a situação do aluno na “Análise Curricular” não esteja Apto.

 

CRÉDITOS – obrigatórios a serem cumpridos para conclusão do curso.

24 cr

 

 

 

Documentos a serem providenciados

Qtde

MONOGRAFIA - para Homologação, o aluno deverá entregar conforme Calendário das atividades do curso de Pós-Graduação Lato sensu, disponível na página da UEL, para isso observar primeiro a data de término de seu Curso. Depois de entregue, a comissão terá 50 dias para apresentar as notas da Avaliação ou solicitar Reformulação.

Será aprovado, na Monografia ou no TCCPG, o estudante que obtiver a média mínima 7,0 (sete).

Obs.: O formulário de Indicação de Banca junto com os exemplares deverão ser entregues na Secretaria de Pós-Graduação do CECA.

ã Consultar a Coordenação.

Formulário de Indicação de Banca, preenchido por completo, de forma legível, sem abreviaturas e assinado pela Orientação.

01

Exemplares em Espiral.

03

CD em PDF, quando exigido pelo Curso.

ã

 

 

 

REFORMULAÇÃO - quando solicitada pela comissão, após lançamento no sistema UEL, o aluno será informado da data final para reformulação da monografia, sendo este prazo de 60 dias para reformular e entregar na Secretaria de Pós/CECA. A comissão, após recebimento da Monografia Reformulada, terá prazo de 30 dias para informar à Secretaria de Pós/CECA as notas da Avaliação Final.

Exemplares em Espiral.

03

 

 

 

VERSÃO FINAL - após aprovação, obtendo média igual ou superior a 9,0.

Exemplar em Capa Dura para envio à Biblioteca Central/UEL.

01

 

 

 

Procedimentos para conclusão do Curso Fora de Prazo

(PRORROGAÇÃO / REINGRESSO)

 

 

 

 

Passos para Deferimento e Matrícula

PRORROGAÇÃO

Valor da Taxa para Solicitação R$84,00

O estudante do Lato sensu tem direito em solicitar somente uma prorrogação, que vale no máximo por um período letivo.

A PRORROGAÇÃO é solicitada pelo estudante via Portal do Estudante, dentro do período estipulado no Calendário vigente da PROPPG, (verificar Calendário disponível na página da PROPPG),

A solicitação de Prorrogação deverá ser feita somente quando NÃO houver a possibilidade de conclusão da MONOGRAFIA dentro do prazo final de seu curso.

Após a solicitação de PRORROGAÇÃO via Portal do Estudante, será direcionado Via Web um comunicado ao Orientador do Estudante, onde este dará seu parecer Deferindo ou Indeferindo, após, será direcionado ao Coordenador do Curso que finalizará a solicitação, na sequencia será disparado um e-mail ao estudante comunicando o resultado da solicitação, sendo favorável, será comunicado ao estudante para confirmar sua matrícula Via Portal do Estudante, que após confirmação dará sequência a impressão dos boletos referente as mensalidades dos meses da Prorrogação.

Na Prorrogação, o estudante após depositar sua Monografia na Secretaria de Pós/CECA, poderá solicitar cancelamento do compromisso financeiro através do formulário Requerimento Geral.

 

 

REINGRESSO

Valor da Taxa para Solicitação R$17,00

O aluno do Lato sensu só poderá solicitar reingresso para conclusão da Monografia, enquanto não acontecer reestruturação de seu Curso e ter turma em andamento.

Para o reingresso o aluno tem seis meses corridos para conclusão da Monografia.

O Reingresso é solicitado através do formulário Requerimento Geral, que após retirado o BOLETO no balcão de atendimento da PROPPG, efetuado o pagamento, o solicitante preenche o Requerimento e protocola no Setor de Protocolo da UEL - SAUEL.

O Requerimento Geral, depois de protocolado e Deferido pela Coordenação do Curso, a PROPPG enviará um comunicado ao estudante estabelecendo um período para vir até o balcão de atendimento da PROPPG, realizar sua Matrícula.

No Reingresso, o estudante deverá pagar no mínimo 3 (três) parcelas e no máximo 6 parcelas para concluir o Curso. “Caso”, o estudante tenha terminado antes do vencimento do prazo, após três parcelas pagar, poderá solicitar o cancelamento do compromisso financeiro através do formulário Requerimento Geral

 

 

 

Procedimentos para emissão de Documentos de Conclusão de Curso e CERTIFICADO

 

Após o recebimento da Ata de Avaliação Final ou Defesa na PROPPG - Divisão de Registro Acadêmico, o estudante será cadastrado como CONCLUÍDO no Sistema Acadêmico de Pós-Graduação e serão realizados os procedimentos para emissão dos documentos de conclusão de curso, sem a necessidade de que o estudante requeira.

Neste período em que o estudante foi cadastrado como CONCLUÍDO no Sistema Acadêmico de Pós-Graduação, ele poderá retirar via Portal do Estudante um Atestado de Conclusão de Curso, para utilizar temporariamente até que seja expedido o documento oficial (aproximadamente 30 dias para expedição).

Após o registro do documento oficial de conclusão de curso, não será mais possível à emissão do atestado, sendo que o estudante deverá retirar no balcão de atendimento da PROPPG o documento oficial (CERTIFICADO).

A PROPPG – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UEL tem atendimento à comunidade nos seguintes horários: das 08h00 às 11h30, das 14h00 às 17h30, de segunda a sexta-feira.

PROPPG – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

e-mail: atendimentoproppg@uel.br - Atendimento: 0XX 43 3371-4780

 

© 2007 Universidade Estadual de Londrina
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 6001 | CEP 86051-990 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4000 | Fax: (43)3328-4440
e-mail: spgceca@uel.br