A TRAJETÓRIA DE CÂNDIDO TEOBALDO DE SOUZA ANDRADE

UMA HISTÓRIA DE VIDA

Cândido Teobaldo de Souza Andrade, paulistano, nascido em 1º de julho de 1919, filho de Guilherme de Andrade e Maria Francisca de Souza. Casado com Nylza de Souza Andrade, tem dois filhos (Terezinha de Andrade Leal e Luiz Carlos de Souza Andrade) e três netos (Thais, Renata e Luiz Guilherme).

CARREIRA ACADÊMICA

• Títulos na Escola de Comunicações e Artes da USP

– Doutor em Comunicações (Relações Públicas), em 15 de outubro de 1975;

– Livre Docente (Relações Públicas Governamentais), em 28 de dezembro de 1978;

– Professor Adjunto, em 14 de setembro de 1983;

– Professor Titular, em 15 de março de 1985.

• Professor de Introdução às Relações Públicasda Escola de Comunicações Culturais (USP) – concurso de títulos realizado pelo Conselho Técnico Administrativo da USP, em 1º de fevereiro de 1967.
  • Professor Assistente de Técnicas de Relações Públicasda Escola de Comunicações e Artes (USP) – concurso público de títulos e provas do CRP, em 28 de dezembro de 1978.
  • Titulação de Professor de Educação Física da Escola Superior de Educação Física, atual Escola de Educação Física, da Universidade de São Paulo, em 14 de março de 1940.
    • Título de Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, em 14 de maio de 1949.

MONOGRAFIAS E TESES

• “Relações Públicas no Governo Estadual” – monografia de Administração Pública – São Paulo – 1962.
  • “Relações Públicas e o Interesse Público” – tese apresentada ao Departamento de Relações Públicas e Propaganda da Escola de Comunicações e Artes da USP – 1973.
  • “Relações Públicas na Administração Direta e Indireta” – tese apresentada ao Departamento de Relações Públicas e Propaganda da Escola de Comunicações e Artes da USP – 1978.

LIVROS (DADOS ATUALIZADOS)

• Para Entender Relações Públicas

São Paulo: Editora Biblos (primeira edição em 1962; segunda edição em 1965);
São Paulo: Edições Loyola (terceira edição em 1983; quarta edição em 1993).

• Curso de Relações Públicas

São Paulo: Editora Atlas (primeira edição em 1970; segunda edição em 1974; terceira edição em 1980; quarta edição em 1988; quinta edição em 1994 – além de algumas reimpressões).

• Psicossociologia das Relações Públicas
    Petrópolis: Editora Vozes (primeira edição em 1975);
    São Paulo: Edições Loyola (segunda edição em 1989).
  • Le Destin des Relations Publiques– co-autor

Montreal: François L. de Martigny, 1977

• Dicionário Profissional de Relações Públicas e Comunicação

São Paulo: Editora Saraiva (primeira edição em 1978)