Colegiado Pedagogia

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

 

Licenciatura em Pedagogia – Matutino e Noturno

 

O objetivo do Curso de Licenciatura em Pedagogia, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, PARECER CNE/CP N.º 5/2005, é a formação de professores para exercer funções de Docência no Magistério na Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Magistério das Materias Pedagógicas do Ensino Médio, Gestão Pedagógica e em áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

Destina-se, portanto, tanto à Docência quanto à Formação de Gestores Educacionais, o que compreende participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando: planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação; planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas não escolares.

O curso destina-se, ainda, à formação para produção e difusão do conhecimento científico e tecnologia do campo educacional em contextos escolares e não escolares.

Na Universidade Estadual de Londrina - UEL 

O  Curso de Pedagogia, da UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA, foi reformulado  no ano de 2009, com implantação de seu último PPP no ano de 2010.  

Sua reformulação foi orientada pelas DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O CURSO DE PEDAGOGIA, segundo a Resolução do Conselho Nacional de Educação, n. 03 de 02 de julho de 2007.

 

Perfil do Profissional 

O Pedagogo exerce suas atividades nas seguintes áreas e/ou campos profissionais: Docência, Gestão, Produção e Difusão de conhecimentos.


Duração do Curso:

Tempo de integralização mínimo: 4 anos e meio.

Tempo de integralização máximo: 9 anos.

 

Carga horária total: 3244 horas.

Deste total, 2.460 horas em Disciplinas, 344 horas em Estágio, 340 horas em TCC e 100 horas em Atividades Acadêmicas Complementares.  

 

O curso é oferecido em dois períodos:  

 

Matutino -   das 8:20 às 11:55 horas.

Noturno -    das 19:15 às 22:50 horas.

 

Número de vagas: 80 vagas - Matutino

                                80 vagas - Noturno

 

PERFIL ACADÊMICO E PROFISSIONAL ALMEJADO 

 

O Curso de Pedagogia formará um profissional cuja base de atuação é a Docência, pautada pela unidade teoria-prática, tendo a totalidade e a interdisciplinaridade como categorias privilegiadas.

O Curso de Pedagogia deve abranger a formação do (a) educador (a) num sentido amplo que contemple a educação formal, prioritariamente, e a educação não-formal. A primeira, entendida nas práticas educativas desenvolvidas no sistema de ensino em que a instituição escolar configura-se como principal espaço de atuação do pedagogo e, a segunda, que apresenta como espaço de atuação as várias outras instituições, associações, organizações e grupos dos diferentes segmentos da sociedade.

 

ESPAÇOS DE ATUAÇÃO

ESCOLARES:

Docência (Centros de Educação Infantil; Formação de professores em nível médio; Séries iniciais; Educação de Jovens e Adultos).

Gestão Pedagógica (Centros de Educação Infantil; Formação de professores em nível médio; Séries iniciais; Educação de Jovens e Adultos; Ensino Fundamental e médio; Educação profissionalizante).

NÃO-ESCOLARES:

Na Docência e na Gestão Pedagógica – No planejamento, organização e desenvolvimento do trabalho pedagógico não escolar (movimentos sociais; espaços comunitários, projetos educativos vinculados ao Poder Público; ONGs).

 

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR 

O Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia, implantado em 2010, foi elaborado considerando três grandes áreas, a saber: a DOCÊNCIA, a GESTÃO PEDAGÓGICA e a PESQUISA.

A organização do currículo permanece disciplinar e é seriada.

Essas disciplinas foram dispostas de forma a garantir o trabalho com as três Áreas, desde a primeira série do curso.

 

O Estágio Curricular Obrigatório está alocado na 3ª, 4ª e 5ª séries.

Na 3ª série: Estágio Supervisionado na Educação Infantil .

Na 4ª série: Estágio Supervisionado nas Séries Iniciais e Gestão no Espaço Escolar.

Na 5ª série: Estágio Supervisionado em Espaços Não Escolares.

 

O TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) está alocado na 3ª, 4ª e 5ª séries, com as atividades de TCC 1, TCC 2 e TCC 3.

A discussão do Projeto de Pesquisa é iniciada na 2ª série, através de trabalho desenvolvido na disciplina Pesquisa Educacional.

 

Atividades Acadêmicas Complementares são atividades de formação que ocorrem fora do âmbito da sala de aula e dos estágios supervisionados, ao longo de todo o curso, e que representam outras experiências formadoras, que são igualmente importantes para o desenvolvimento profissional do aluno.

Contemplam a realização, pelo estudante do curso de Pedagogia, de algumas das seguintes atividades: 

a) Participação em Congressos, Seminários, Simpósios, Colóquios, Mesas Redondas; b) Audiência de defesas de dissertação ou tese; c) Trabalhos de Iniciação Científica; d) Monitorias; e) Estágio Não Obrigatório; f) Participação em grupos de pesquisa; g) Apresentação de trabalhos em eventos científicos; h) Representação estudantil; i) Participação em Projetos de Pesquisa em Ensino, de Pesquisa, de Extensão e integrados; j) Programas de Extensão e de Formação Complementar no ensino de Graduação; k) Disciplinas Especiais;  l) Cursos de extensão; m) Eventos da área da Educação, tais como Congresso, Seminário, Simpósio, Encontro, Conferência, Jornada, Oficina, etc. ; n) Estágios curriculares não obrigatórios; o) Disciplinas Eletivas oferecidas pela UEL-  p) Participação em eventos científicos, culturais e/ou artísticos, mediante comprovação. q) Disciplinas, vinculadas à área, cursadas em outras IES, não incluídas no histórico escolar da UEL;

As Atividades Acadêmicas Complementares devem ser aprovadas pelo Colegiado do Curso. 

As atividades devem ser realizadas durante todo o período de permanência do estudante no curso. 

Observação: A Monitoria Acadêmica, a Participação em Projetos, Estágio Curricular Não Obrigatório e Programas, somente serão considerados como Atividades Acadêmicas Complementares, mediante apresentação de Relatório circunstanciado com Supervisão e Avaliação a cargo de um Docente responsável. 

 

O Curso conta com instalações específicas destinadas a atividades práticas, tais como:

1. Laboratório de Informática/Multimeios, utilizado na disciplina de Tecnologia da Educação, além de outras disciplinas do Curso, atividades de pesquisa e extensão;

2.  Laboratório de Ensino para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (LAI), que promove aulas práticas de Metodologia de Ensino nos diferentes campos de conhecimento, desenvolve pesquisas em temáticas a ele pertinentes, além de promover cursos de formação continuada para professores das redes Municipal e Estadual;

3. Laboratório de Ensino e Pesquisa em História da Educação (LEPHE), oferece um acervo de documentos a respeito do próprio curso e desenvolve pesquisas que têm como objeto de estudo a História da Educação Escolar em Londrina. Além disso, têm disponibilizado seu acervo já constituído para consulta de professores, estudantes e pesquisadores.

Tanto o LAI quanto o LEPHE desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão com a participação da comunidade externa.

 

 


E-mails de Contato

 

 

Coordenação de TCC

uel.tcc.ped@gmail.com      

ou      tccped@uel.br
Coordenação do Colegiado

cordenacaoped.uel@gmail.com  ou      coordenacaoped@uel.br

Departamento de Educação
educacao@uel.br
Secretaria do Colegiado de Pedagogia
pedagogia@uel.br
Coordenação de Estágio
estagioped@uel.br
Chefia do Departamento
chefiaedu@uel.br

 

 


© 2007 Universidade Estadual de Londrina
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 6001 | CEP 86051-990 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4000 | Fax: (43)3328-4440
e-mail: ceca@uel.br