Livros
Educação Médica e Saúde
É com grande satisfação que a Associação Brasileira de Educação Médica
(ABEM), em co-edição com a Editora da Universidade Estadual de Londrina
(EDUEL) traz a público o livro de Márcio José de Almeida. Trata-se, a
nosso ver, de um livro oportuno, necessário, útil e relevante.
É oportuno porque é lançado no apagar das luzes do século XX, século em
que ocorreram os avanços e transformações mais profundas da história da
humanidade. É o momento de fim de ano, mas ele terá um significado simbólico
para todos nós: momento de visita ao passado e revisão de planos para
o futuro. Para aqueles que se dedicam à educação e à prática nas mais
variadas áreas do setor saúde e não estão satisfeitos com o atual "status
quo", é o momento de repensá-lo, e examinar as possibilidades de mudanças
enunciadas no subtítulos.
É necessário porque o livro apresenta, em termos de educação médica na
América Latina, uma das mais completas e atualizadas revisões dos eventos
e programas multinacionais e multi-institucionais, ocorridos nesta segunda
metade do século. Inclui uma visão dos movimentos precursores dos quatro
modelos que constituem o foco principal de atenção do livro. O olhar crítico
do autor aponta tantos êxitos como deficiências. Estas últimas são particularmente
importante porque, como já se disse, àquele que não aprende com os erros
do passado está condenado a repeti-los.
É útil por sua farta revisão bibliográficas que inclui dados, datas e
informações do passado, espelhados por muitas bibliotecas, resultados
e recomendações de reuniões, muitas das quais com a participação do próprio
Autor. Ao recuperar, organizar e analisar essa informação dispersa, Márcio
Almeida presta um serviço de valor a todos nós. é de sua análise que surgem
as oito "reflexões inconclusas"ou "proposições para o debate e para novos
estudos"que ele cautelosamente apresenta ao final do livro.
O livro nos proporciona uma viagem através do espaço e do tempo. Quanto
ao tempo, o livro é histórico, atual e prospectivo. Com fidelidade aos
textos e agudo espírito crítico nos dá uma visão do caminho percorrido
desde a adoção quase universal do paradigma flexneriano pela educação
médica latino americana após a segunda guerra mundial, até o momento presente
em que movimentos claros de transição paradigmática se fazem sentir. O
novo paradigma é o que se persegue nos quatro modelos apresentados e analisados
no livro, representam sua discussão prospectiva por estarem ainda em fase
de implantação e desenvolvimento.
Quanto ao espaço do livro abrange uma dimensão mundial. Inclui duas redes
de projetos institucionais na América Latina, uma apoiada pela OPS e a
outra pela Fundação Kellogg, e duas redes mundiais, uma auspiciada pela
OMS, a outra pela "Network of Communiy Oriented Educational Instituitions
for Health Sciences". Em conjunto as quatro iniciativas dão realmente
ao livro de Marcio Almeida um caráter de saúde internacional, como é por
ele assinalado.
Um ponto muito importante a destacar é que os quatro modelos apresentados
no livro apontam na mesma direção. As diferenças são mais de formas do
que de fundo; podem ser explicadas por diferenças no modo de trabalhar
e características das entidades auspiciadoras e da estratégia escolhida:
duas são organizações governamentais, a OMS e a OPS: uma é organização
não governamental, a rede citada anteriormente: e a quarta é uma fundação
filantrópica americana de atuação internacional, a Fundação Kellogg
Deixamos para o final a menção inicialmente feita de que o livro é por
nós considerado relevante. Ele discute e analisa propostas de mudanças
que se fazem necessárias no setor de saúde e, por conseguinte na educação
médica, para enfrentar crises na sociedade contemporânea. Os enormes avanços
da ciência e da tecnologia biomédica neste século, precisam agora abrir
espaço para dimensões faltantes nas áreas das ciências humanas e sociais,
da ética e da equidade. O modelo atual deve sofrer uma metamorfose refletida
principalmente na esfera dos valores. É momento de mudança de século,
de novo começo, de um novo paradigma do eterno devir. O livro é relevante
porque nos inspira e ajuda a pensar sobre o novo paradigma . É um livro
para ser lido, relido e discutido em pequenos grupos. Seu subtítulo, posto
sob a forma de pergunta, é o nosso desafio: existem possibilidades de
mudanças? Esperamos que ele ajude o leitor a responder sem titubear: sim,
é possível.
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