Livros

Educação Médica e Saúde 

É com grande satisfação que a Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), em co-edição com a Editora da Universidade Estadual de Londrina (EDUEL) traz a público o livro de Márcio José de Almeida. Trata-se, a nosso ver, de um livro oportuno, necessário, útil e relevante.

É oportuno porque é lançado no apagar das luzes do século XX, século em que ocorreram os avanços e transformações mais profundas da história da humanidade. É o momento de fim de ano, mas ele terá um significado simbólico para todos nós: momento de visita ao passado e revisão de planos para o futuro. Para aqueles que se dedicam à educação e à prática nas mais variadas áreas do setor saúde e não estão satisfeitos com o atual "status quo", é o momento de repensá-lo, e examinar as possibilidades de mudanças enunciadas no subtítulos.

É necessário porque o livro apresenta, em termos de educação médica na América Latina, uma das mais completas e atualizadas revisões dos eventos e programas multinacionais e multi-institucionais, ocorridos nesta segunda metade do século. Inclui uma visão dos movimentos precursores dos quatro modelos que constituem o foco principal de atenção do livro. O olhar crítico do autor aponta tantos êxitos como deficiências. Estas últimas são particularmente importante porque, como já se disse, àquele que não aprende com os erros do passado está condenado a repeti-los.

É útil por sua farta revisão bibliográficas que inclui dados, datas e informações do passado, espelhados por muitas bibliotecas, resultados e recomendações de reuniões, muitas das quais com a participação do próprio Autor. Ao recuperar, organizar e analisar essa informação dispersa, Márcio Almeida presta um serviço de valor a todos nós. é de sua análise que surgem as oito "reflexões inconclusas"ou "proposições para o debate e para novos estudos"que ele cautelosamente apresenta ao final do livro.

O livro nos proporciona uma viagem através do espaço e do tempo. Quanto ao tempo, o livro é histórico, atual e prospectivo. Com fidelidade aos textos e agudo espírito crítico nos dá uma visão do caminho percorrido desde a adoção quase universal do paradigma flexneriano pela educação médica latino americana após a segunda guerra mundial, até o momento presente em que movimentos claros de transição paradigmática se fazem sentir. O novo paradigma é o que se persegue nos quatro modelos apresentados e analisados no livro, representam sua discussão prospectiva por estarem ainda em fase de implantação e desenvolvimento.

Quanto ao espaço do livro abrange uma dimensão mundial. Inclui duas redes de projetos institucionais na América Latina, uma apoiada pela OPS e a outra pela Fundação Kellogg, e duas redes mundiais, uma auspiciada pela OMS, a outra pela "Network of Communiy Oriented Educational Instituitions for Health Sciences". Em conjunto as quatro iniciativas dão realmente ao livro de Marcio Almeida um caráter de saúde internacional, como é por ele assinalado.

Um ponto muito importante a destacar é que os quatro modelos apresentados no livro apontam na mesma direção. As diferenças são mais de formas do que de fundo; podem ser explicadas por diferenças no modo de trabalhar e características das entidades auspiciadoras e da estratégia escolhida: duas são organizações governamentais, a OMS e a OPS: uma é organização não governamental, a rede citada anteriormente: e a quarta é uma fundação filantrópica americana de atuação internacional, a Fundação Kellogg

Deixamos para o final a menção inicialmente feita de que o livro é por nós considerado relevante. Ele discute e analisa propostas de mudanças que se fazem necessárias no setor de saúde e, por conseguinte na educação médica, para enfrentar crises na sociedade contemporânea. Os enormes avanços da ciência e da tecnologia biomédica neste século, precisam agora abrir espaço para dimensões faltantes nas áreas das ciências humanas e sociais, da ética e da equidade. O modelo atual deve sofrer uma metamorfose refletida principalmente na esfera dos valores. É momento de mudança de século, de novo começo, de um novo paradigma do eterno devir. O livro é relevante porque nos inspira e ajuda a pensar sobre o novo paradigma . É um livro para ser lido, relido e discutido em pequenos grupos. Seu subtítulo, posto sob a forma de pergunta, é o nosso desafio: existem possibilidades de mudanças? Esperamos que ele ajude o leitor a responder sem titubear: sim, é possível.