CURSO DE MEDICINA
 
 O Curso de Medicina
 

Sistema Acadêmico

 
 
 
 
 
  
CONTEÚDOS CURRICULARES SEGUNDO OS EIXOS DE CONHECIMENTO
(em conformidade com as diretrizes curriculares nacionais)
 
As diretrizes curriculares nacionais para os cursos de medicina apresentam, em seu Artigo 6º, os conteúdos essenciais que deverão ser contemplados, os quais foram distribuídos em cinco eixos, conforme apresentado abaixo.
Devido à forte interdisciplinaridade existente em muitos módulos, é difícil enquadrá-los em um ou outro eixo de conhecimento. No máximo, pode-se dizer, por exemplo, que o módulo “x” situa-se predominantemente no eixo “y”. Além disso, os módulos complementares eletivos (Atualizações), não são, por natureza, classificáveis quanto ao eixo de conhecimento, pois podem ser desenhados para todos, dependendo das ofertas pelos professores e das opções dos estudantes.
Cada eixo apresenta sua contribuição específica em relação à formação dos estudantes, mas todos, sem exceção, deverão estimulá-los para a prática da educação permanente e contribuir com o desenvolvimento do senso crítico e da capacidade de lidar com a sobrecarga de informações e com a transitoriedade de conhecimentos teóricos e técnicos da área médica, sempre preocupados com a validade científica de suas leituras.
A classificação dos módulos e dos estágios, segundo os eixos de conhecimento e suas múltiplas combinações verificadas na maioria dos módulos permite a construção do quadro a seguir. Este decorre das informações disponíveis no item 9. A totalização percentual ultrapassa 100, pois, para não perder a possibilidade de análise, optou-se por contabilizar as cargas horárias dos módulos “multi-eixos” em todos os eixos pertinentes.
Em outras palavras, ao se analisar o quadro do item 9, verifica-se que na modalidade “eixo-puro” existem 2,8% da carga horária no eixo 3, 9,7% no eixo 4 e 48,5% no eixo 5. Isso configura um total de 61% da carga horária do currículo. Ou seja, os 39% restantes correspondem a cargas horárias distribuídas em atividades pedagógicas que são “multi-eixos”.
Portanto, o quadro a seguir registra a contabilização dessas cargas horárias, computando-se as que podem estar em 2 eixos ou, em poucos casos, em 3 ou 4, e permite a constatação de um equilíbrio entre os quatro primeiros eixos e um esperado predomínio de carga horária de atividades relacionadas ao quinto eixo de conhecimento.
 
CARACTERIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
As 70 fichas cadastrais dos módulos e dos estágios que constituem este item do PPPMEd contém informações valiosas. Devem ser fonte de consulta tanto para o planejamento, execução e avaliação de cada uma das atividades pedagógicas correspondentes, como para a gestão do curso e para o gerenciamento do currículo.
Quanto ao eixo de conhecimento de cada atividade pedagógica, verifica-se que na maioria dos casos elas são “multi-eixos”. Outra situação complexa, decorrente da característica interdisciplinar dos módulos e da forma colegiada e participativa de gerenciamento do currículo, é a interdepartamentalização, em termos de responsabilidade, dos módulos. E isto se reflete na definição das disciplinas envolvidas e do(s) departamento(s) responsável(is) por cada um deles.
Na fase de implantação do currículo, essa responsabilidade, com relação a todos os módulos, foi do colegiado do curso. Com a mudança da composição dos colegiados de curso da UEL, fruto do novo Estatuto e Regimento, os colegiados passaram a se constituir de um fórum ampliado, numeroso, com capacidade deliberativa, mas pouca mobilidade operativa e de um segmento executivo, reduzido, insuficiente para responder por todas as responsabilidades gestoras de um curso longo e complexo como é o da Medicina. Além disso, esgotou-se a fase de implantação do currículo integrado e deu-se início a uma fase de desenvolvimento e consolidação.
Assim, o que está registrado nas fichas cadastrais da maioria dos módulos são as siglas de dois ou mais departamentos que, pela experiência dos últimos anos, aparecem como co-responsáveis pelas atividades pedagógicas. No item 10 - Diretrizes das atividades pedagógicas, são fornecidos mais detalhes a respeito. Em alguns (poucos) casos, a responsabilidade pelo módulo é atribuída ao colegiado de curso. São os casos dos três módulos de eletivas (Atualização II, III e IV) e do 3MOD111-Introdução ao estudo da medicina.

 

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