Ver próximos...
 
 
Júbileu de Ouro do Curso de Enfermagem da UEL

No dia 12 de Maio, dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro, foi exibido no programa Tarobá Notícias da Rede Tarobá de Londrina, uma reportagem sobre os preparativos dos 50 anos que será comemorado em 2022 pelo curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O marco histórico do curso, reflete a importância da formação profissional dos futuros enfermeiros, uma vez que o curso de enfermagem da UEL é referência nacional.  

Captura de tela 2021-05-13 16.39.44(2)

"O enfermeiro é o profissional que fica 24 horas com o doente, então nós somos em número muito maior, lutando por um piso salarial e uma carga horária correta de trabalho. Então o enfermeiro está aparecendo mais durante a pandemia do COVID-19, mas ele sempre foi um profissional muito importante dentro das unidades hospitalres, básicas ou de gestão que ele chefia. E agora estamos dando importância para o docente também." Afirma a chefe do departamento de Enfermagem da UEL, Renata Perfeito. 

Os profissionais de saúde são formados por outros profissionais de saúde, seja na graduação ou na pós graduação. Sendo assim, nesse período que o curso completa 50 anos, a visão deve ser voltada para o enfermeiro não apenas que está a beira leito, como em evidência na pandemia, mas também para os que estão como docentes no processo de formação de novos enfermeiros para o mercado de trabalho. Uma vez que os estágios nas redes de atenção a saúde estão acontecendo nesse momento. 

Dessa forma, o jubileu de ouro que ocorrera em 2022 contemplará a cada mês uma comemoração, como: a certificação do selo de 50 anos do curso de Enfermagem da UEL, uma placa com nomes dos docentes que hoje estão em atividades no departamento, a criação de uma galeria dos chefes de departamentos nesses 50 anos, a plantação de uma peróba - símbolo da universidade -  e o carro chefe da comemoração o lançamento do Livro 50 anos de Enfermagem, escrito pelo jornalista Fábio Luporini. O livro contará com entrevistas das precursoras da fundação do curso na universidade, memórias e fatos sobre o curso de graduação. 

O livro já foi financiado por algumas empresas, contudo, busca apoio de empresas privadas para a finalização de alguns pontos necessários para a finalização do livro. Saiba como ajudar acessando a entrevista no link a baixo.

Confira a entrevista, acessando AQUI