Ver próximos...

Cursos de Design de Moda e Enfermagem ensinam a confeccionar máscara em SMS

Com a preocupação da segurança dos profissionais que estão na linha de frente do cuidado, professoras do curso de Enfermagem e de Design de Moda da Universidade Estadual de Londrina produziram um vídeo tutorial para ensinar a confeccionar máscaras descartáveis em SMS,  Spunbond Meltblown Spunbond, um material considerado um não tecido utilizado para embalar instrumentos cirúrgicos. Este difere do tecido comum de algodão por não apresentar entrelaçamento organizado dos fios e ser de característica flexível e porosa, auxiliando de forma positiva na formatação da máscara.

A iniciativa dessa confecção partiu do Departamento de Enfermagem e do Departamento de Design de Moda da UEL, a pedido do vice-reitor da UEL, Décio Sabbatini, que também é professor do Centro de Ciências de Saúde. As máscaras serão destinadas ao Hospital Universitário de Londrina, caso a instituição venha a precisar.

O projeto conta com um vídeo tutorial e um manual técnico para confeccionar as máscaras, ensinando todo o processo desde a realização da montagem dos moldes até a sua costura. As responsáveis pela proposta de confecção das máscaras em SMS são as professoras Danielly Negrão, do Departamento de Enfermagem/CCS e Thassiana Miotto, do Departamento de Design/CECA. Destacando que a professora Danielly Negrão, do Departamento de Enfermagem, integra o Núcleo Interdisciplinar de Resíduos (NINTER) da UEL, que pesquisa há algum tempo a destinação final para o SMS, descartado pelo HU/UEL.

O tutorial pode ser usado para a confecção das máscaras por qualquer hospital e clínica que tenha o SMS.

Confira AQUI o vídeo tutorial

Manual Técnico para a Confecção das Máscaras