Ver próximos...

Grupo de Estudos da Sede quer arrecadar R$ 40 mil para testes

noticias sede 1

Um financiamento coletivo pretende arrecadar R$ 40 mil para testes em dois projetos de pesquisa que estudam a sede em pacientes cirúrgicos. A campanha termina no dia 7 de março e, até agora, foram arrecadados quase 10% do valor. A Campanha é realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisa da Sede (GPS), do Departamento de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

A sede em pacientes cirúrgicos pode ser provocada em qualquer cirurgia e a sua intensidade depende de vários fatores, como características pessoais do paciente, ansiedade, tempo de jejum e medicamentos como os opioides. Estudos do GPS indicam que - no pós-operatório - 75% dos adultos apresentam queixa sobre a sede. Em crianças, esse número é de 86% e em pacientes de cirurgia bariátrica, a queixa chega a 97%. O GPS foi criado em 2010.

Conforme a coordenadora do grupo, a professora Lígia Fahl Fonseca, do Departamento de Enfermagem do CCS, o financiamento coletivo visa desenvolver dois estudos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. São exames caros e não há previsão orçamentária para a realização dos testes.

O primeiro estudo é o desenvolvimento do picolé mentolado para a produção comercial em larga escala, realizado pela mestranda Natiely Motta, que pensa o produto, entre outros, levando em conta a fórmula, testes químicos, embalagem e normas da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A professora Ligia Fonseca explica que a estudante precisa desenvolver 12 testes.

O segundo estudo é da doutoranda Thammy Nakaya, também do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. No mestrado, Thammy pesquisou as alterações hormonais provocadas pelo picolé mentolado. Essa pesquisa envolveu nove pacientes voluntários. Agora, no doutorado, ela precisa ampliar o escopo do trabalho - que consiste em um estudo randomizado - com a participação de, pelo menos, 40 pessoas.

Doações - Conforme a professora, estudos dos últimos três anos identificaram que os centros da sede, no hipotálamo (região que tem a função de manter equilíbrio das funções do organismo), recebem sinais não só do sangue (sede osmótica e hipovolêmica), mas também da cavidade oral. "Estamos tratando da sede, ativando esses receptores em cavidade oral. Por isso, a importância desses dois estudos". As doações para a campanha do GPS podem ser feitas no endereço Grupo de Estudos e Pesquisa da Sede.

Fonte: Agência UEL de Notícias