Ver próximos...

Departamento de Enfermagem e a Pós-gradução em Enfermagem lança periódico científico, dia 7

anh

O Programa de Pós-graduação em Enfermagem, junto com o Departamento de Enfermagem, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), lança no próximo dia 7 de outubro a Revista Advances in Nursing and Health (ANH). O lançamento será realizado durante o 1º Café Científico: Como Impulsionar a Publicação Científica, no Anfiteatro do CCS, no Hospital Universitário (HU/UEL), a partir das 8 horas.

De acordo com a editora científica chefe da Revista, Renata Perfeito Ribeiro, professora do Departamento de Enfermagem, o periódico tem como missão publicar artigos das áreas de enfermagem e da saúde. A publicação da revista será semestral, com publicações em Português, Inglês, e Espanhol, visando a disseminação de pesquisas de pesquisadores de diversas instituições. A revista estará disponível no site de periódicos da UEL Revistas/UEL.

Renata Ribeiro conta que a motivação veio durante o pós-doutorado em editoração, realizado em 2016 na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP/Ribeirão Preto), com orientação da Maria Helena Palucci Marziale. A orientadora atua como membro do Comitê de Avaliação de Periódicos LILACS Brasil, da BDENF-Bases de Dados em Enfermagem da BVS, e do Conselho Editorial de revistas de Enfermagem do Brasil, Espanha, Colômbia, Chile, México e Estados Unidos.

No ano passado, a professora da UEL orientou duas pós-doutorandas na mesma área e, em menos de um ano, deram início ao projeto da Revista. Paloma de Souza Cavalcante Pissinati e Raquel Gvozd Costa também vão atuar como editoras científicas da Revista. "O programa de Pós precisava de uma revista cientifica. Isso vai para melhorar a qualificação das nossas publicações", afirma a Renata Ribeiro. Além disso, ela explica que o nome em inglês também deve contribuir para internacionalização do periódico para atingir o público científico, que geralmente faz busca por termos na Língua Inglesa.

Para a criação da revista, a equipe contou com o apoio das bibliotecárias Laudicena de Fátima Ribeiro, responsável pela Biblioteca Digital, do Sistema de Bibliotecas da UEL, e Vilma Aparecida Feliciano de Jesuz, responsável pela Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde (BS-CCS).

Evento - A programação do I Café Científico conta com a palestra da professora convidada Maria Helena Palucci Marziale, da USP, que falará sobre "Como Impulsionar a Publicação Científica". O evento é aberto e as inscrições podem ser feitas no endereço 1º Café Científico.

Fonte: Agência UEL de notícias.