Ver próximos...
 
 

Programa de Residência em Enfermagem do Departamento de Enfermagem

 da Universidade Estadual de Londrina

Residência em Enfermagem Perioperatória

 

 

CLIQUE AQUI para assistir um vídeo da nossa residência! Conheça-nos!

ESCADARIA

Informações Gerais

O Curso de Especialização modalidade Residência em Enfermagem (nas áreas de Centro Cirúrgico, Sala de Recuperação Anestésica e Central de Material e Esterilização) criado em 14/09/ 2005, vem de encontro às necessidade crescentes de capacitação de enfermeiros para o gerenciamento da assistência do paciente cirúrgico desde o pré-operatório imediato,  transoperatório e pós- operatório imediato em Sala de Recuperação Anestésica. Além disso capacita o profissional na gestão no processamento de materiais odonto-médico- hospitalares utilizados nos diferentes serviços de saúde.
As estratégias de ensino utilizadas, com conteúdo teórico pratico, visam formar profissional com competências técnicas , conhecimento cientifico e postura ética, reflexiva e transformacional diante de um ambiente continuamente mais complexo que é o bloco operatório.

 

 

GRUPO R1 E R2 E PROFS

Na foto, docentes da área e residentes de 2019

PINTURA QUADROS

quadro

 

O primeiro ano foca os aspectos assistenciais ao paciente cirúrgico como circulação de sala, instrumentação cirúrgica; assistência ao paciente anestesiado; segurança do paciente cirúrgico; equipamentos e insumos; aspectos éticos relacionados à assistência; recuperação anestésica; prevenção de infecção do sítio cirúrgico e processamento de materiais médico-odonto-hospitalares.

 

LAURENCME

INSTRUMENTAÇÃOIMG-8196

 

O segundo ano oportuniza ao residente uma visão à gestão da assistência no bloco operatório dentro de três grandes sub-áreas: gestão de recursos, de estrutura e de materiais. Dentre os temas abordados estão competências gerenciais; processos de controle de estoque e compras; custos; planejamento estratégico; indicadores de qualidade no bloco cirúrgico, marketing e alta gestão.

roda arvores

TELEMEDICINA

 

Visando oportunizar ao residente visões e experiências complementares em sua formação, o aluno vivenciará:

·         Estágio em empresa terceirizada de processamento de materiais odonto-médico-hospitalares.

·         Estágio no bloco operatório em dois outros hospitais de referência na cidade de Londrina além do Hospital Universitário.

·         Estágio nas unidades de Terapia Intensiva, Hemodinâmica e Centro de Terapia de Queimados.

·         Estágio no bloco operatório no Hospital Sírio Libanês, na cidade de São Paulo, oportunizando vivência em instituição de ponta na assistência ao paciente cirúrgico.

·        Participação da formação de alunos da graduação na disciplina de enfermagem perioperatória por meio de aulas teórico-práticas em conjunto com     docentes da área.

·         Elaboração de pesquisa cientifica sob orientação de um professor.

·         Participação em grupos de pesquisa relacionado a seu tema de estudo.

·         Planejamento e realização de educação permanente para a equipe do bloco operatório.

·         Defesa, perante uma banca, de uma proposta de investimento que redunde na melhoria da assistência ao paciente no perioperatorio.

 

AMANDA MARGATHO RIO


AUDITORIA

Ao completar os dois anos de residência, dentro de uma carga horaria de 5.750 horas, onde aproximadamente 30% são teóricas e 70%, práticas, o profissional estará habilitado a assumir tanto a assistência como a gestão das unidades de Centro Cirúrgico, Central de Material e Esterilização e Recuperação Anestésica.

 

RODA CONVERSA