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UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM

 

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

O Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL) foi criado em 26 de outubro de 1971 pela Resolução nº 53 e foi implantado em 18 de fevereiro de 1972. O Curso é reconhecido pelo Decreto Federaln.º 78.520, de 30/09/76. Tem como objetivo formar enfermeiro(a) generalista, com responsabilidade social, com raciocínio crítico e reflexivo sobre o processo saúde-doença, para desenvolver e qualificar ações de cuidado e a compreensão das relações de trabalho em saúde e na sociedade, garantindo ao estudante o equilíbrio entre o desenvolvimento das competências técnicas, científicas e humanísticas.

O curso permite ao estudante um aprendizado interdisciplinar com metodologias ativas, visando à integração entre teoria e prática; proporcionando o desenvolvimento de atividades acadêmicas integrando o ensino, o serviço de saúde e a comunidade para que o estudante possa refletir sobre o processo de trabalho em saúde e na Enfermagem, buscando atuação ética e visando à transformação do modelo assistencial em saúde.

O curso é composto por 19 módulos, distribuídos ao longo de quatro anos (oito semestres), é oferecido em período integral (nos períodos matutino e vespertino) de 2ª a 6ª feira e são selecionados 60 estudantes anualmente. As aulas são ministradas no Centro de Ciências da Saúde e no Centro de Ciências Biológicas da UEL, o Departamento de Enfermagem congrega a maioria dos docentes do curso e conta com a colaboração de outros departamentos, como Saúde Coletiva, Ciências Biológicas, Ciências Patológicas, Ciências Fisiológicas, Exatas e de Educação.

O Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem da UEL está fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem, e desde a implantação do curso o projeto pedagógico passou por várias reformas curriculares visando melhorar a qualidade do ensino e garantir formação de profissionais para atuarem em diversas áreas da saúde. Em 2000 foi implantado o Currículo integrado, o qual dá-se de forma a reunir conhecimentos a partir de uma ideia central com abordagem interdisciplinar.

 

Para o processo de ensino-aprendizagem foram definidos os seguintes eixos norteadores:

  • Processo saúde e doença
  • Construção da cidadania
  • Mudança do modelo assistencial
  • Integração entre ensino, serviço e comunidade
  • Ética e humanismo
  • Associação entre teoria e prática
  • Avaliação como processo de ação e reflexão
  • Transformação das práticas
  • Qualidade da assistência
  • Raciocínio investigativo
  • Estudo do homem a partir do núcleo familiar
  • Experiência de ensino e aprendizagem estruturada a partir do adulto para a criança
  • Processo de trabalho em saúde

 

Para desenvolvimento do Currículo Integrado no curso de Enfermagem, foi adotado o princípio do currículo em espiral, importante avanço da proposta curricular que propõe a organização do curso partindo do geral para o específico, em níveis de crescente complexidade e em sucessivas aproximações conforme ilustrado na figura a seguir:

  Projeto Pedagógico  

Perfil do Concluinte

De acordo com a proposta pedagógica do curso, a educação, também, deve ser entendida como uma prática social, contribuindo para o desenvolvimento do ser humano na sua integralidade e possibilitar ações transformadoras na construção da cidadania. O Curso de Enfermagem possibilita que o egresso desenvolva raciocínio crítico e reflexivo sobre o processo saúde-doença, e também a formação para desenvolver o raciocínio clínico, epidemiológico e investigativo, para atuar nas áreas de assistência, gerência, educação e pesquisa, contribuindo efetivamente para a transformação da realidade.

  • Veja aqui o Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem.