Ver próximos...
 
 

livro 2

TÍTULO: GENTE QUE CUIDA DE GENTE, GENTE QUE ENSINA A CUIDAR: DOCENTES E EGRESSOS DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

AUTORES: Iwa Keiko Aida Utyama, Maria Helena Dantas de Menezes Guariente, Júlia Trevisan Martins e Ana Irma Rodrigues

ANO: 2017

EDIÇÃO:

Nº DE PÁGINAS: 162

APRESENTAÇÃO:

 A obra registra os fatos e momentos importantes da trajetória do curso na perspectiva histórica narrada pelos docentes fundadores do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina,   dos docentes aposentados até o ano 2012 e dos professores que contribuíram com o Curso na década de 1970.

Reviver a história de vida dos professores rememora o início da enfermagem na cidade de Londrina na década de 1970, uma enfermagem com limitação de recursos humanos,  o preconceito da sociedade e familiares com a profissão, a dedicação dos fundadores na criação do curso e na formação dos enfermeiros para suprir a necessidade da região e do país.

Por meio da biografia dos docentes pode-se observar que poucos docentes conseguiam fazer uma pós-graduação  strictu sensu na década de 1970, a dedicação era ao ensino e assistência. Posteriormente  com a capacitação de  docente em nível de mestrado e doutorado o currículo passou a estimular  mais uma área, de práticas investigativas.

Ainda as autoras registram papel de destaque dos egressos no mundo da saúde e de enfermagem no ensino, na assistência, na gerência e entidades de classe, e  depoimento de egressos quanto ao currículo  de formação que configuram a importância do curso.

Por fim, o leitor pode observar alguns flash  de gente que cuidou de gente e formou gente para cuidado.