Ver próximos...
 
 

Título: Reflexões éticas referentes ao aconselhamento e testagem: Uma abordagem originada na análise da percepção de pacientes sobre a testagem para Hepatites B e C
Autores: Elaine Alves, Elma Mathias Dessunti, Flávia Meneguetti Pieri, Gilselena Kerbauy Lopes, Silvia Paulino Ribeiro Albanese, Rosangela Freire Lemos Chagas, Lucas de Souza Camargo Santos
Ano: 2016
Nº de Paginas: 46
Apresentação: A motivação da presente publicação se deu após a realização de uma pesquisa para verificar a percepção de pacientes sobre a testagem e aconselhamento para hepatites B e C.
     Os resultados da pesquisa evidenciaram uma diversidade de sentimentos como: apreensão, ansiedade e medo bem como a preocupação dos usuários em relação a aspectos relacionados a postura ética e humanizada por parte dos profissionais de enfermagem, apresentando-os como elementos que interferem na aproximação ou afastamento dos usuários da iniciativa de submeterem-se a testagem e aconselhamento.
      Os serviços oferecidos nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) incluem a abordagem centrada na pessoa e na escuta ativa. Caracteriza-se pela diretriz de atendimento a pessoas expostas à exclusão social e a vivências de situações de vulnerabilidades para as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
      Neste contexto a avocação do conhecimento e aplicação de princípios da ética e da bioética, independente da patologia pela qual o usuário buscou a testagem se apresenta incontestável.
     O escopo deste material é a divulgação de conhecimentos relativos à bioética com ênfase nos aspectos relacionados à testagem e aconselhamento realizado por profissionais de enfermagem.
Embora a motivação da produção deste material tenha se dado a partir de uma pesquisa sobre a testagem de hepatites B e C, o foco das instruções e reflexões apresentadas é a testagem e aconselhamento, que inclui elementos relacionados a Aids e Sífilis.
      Dessa maneira, a primeira parte visa contextualizar o leitor quanto ao que vem a ser a testagem e aconselhamento e o trabalho dos Centros de Testagem e Aconselhamento.
      A segunda parte apresenta parte dos resultados de uma pesquisa realizada para verificar a percepção de usuários sobre testes rápidos para Hepatites B e C e como motivaram a publicação deste material.
Por fim, a terceira parte aborda legislações e diretrizes da bioética principialista que devem pautar a ação ética dos profissionais de enfermagem nos Centros de Testagem e Aconselhamento.
      Acredita-se que, na tomada de decisões e tratamento das questões de bioética, deve ser levado a cabo um diálogo regular entre as pessoas e os profissionais envolvidos e também no seio da sociedade em geral.
      Destarte pretende-se, a partir da socialização deste material, oferecer a oportunidade de um debate público e pluralista sobre elementos éticos relacionados ao trabalho de enfermagem em relação a testagem e aconselhamento.


Para acessar o e-book clique na capa do livro