Pesquisadores vinculados ao Laboratório, em diferentes níveis de formação, e parte de suas produções sobre o estudo de imagens. Para conhecer melhor a produção de cada um, para além dos estudos imagéticos, acessar o Currículo Lattes.

Edméia Ribeiro

Edméia Ribeiro

Professora da área de História das Américas do Departamento de História da Universidade Estadual de Londrina.

Coordenadora/Pesquisadora

edmeialondrina@uel.br

Link para Lattes

 

 

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Maringá (1992), mestrado em História pela Faculdade de Ciências e Letras de Assis (1996) com a título “Meninas Ingênuas: uma espécie em extinção? A sexualidade feminina: entre práticas e representações – Maringá 1950-1980” e doutorado pela mesma instituição (2009), com a tese “Costumbrismo, hispanismo e caráter nacional em Las mujeres españolas, portuguesas y americanas: imagens, textos e política nos anos 1870”.

Livros:

RIBEIRO, Edméia. Costumbrismo, hispanismo e caráter nacional em Las Mujeres Españolas, Portuguesas y  Americanas: imagens, textos e política nos anos de 1870. Londrina: Eduel, 2012. 291p.

MOLINA, Ana Heloisa; RIBEIRO, Edméia; ANDRÉ, Richard Gonçalves (Orgs.). Olhares sobre a América Hispânica. Londrina: LEDI, 2014. 90p .

 

Capítulos de Livro:

Prado, M. L. C. ; VILACA, M. ; RIBEIRO, E. A. . História das Américas: fontes e abordagens historiográficas. In: Mariana Villaça; Maria Ligia Coelho Prado. (Org.). 3 A litografia como fonte no mundo ibérico do século XIX: linguagem simbólica e representações femininas. 1ªed.São Paulo: , 2015, v. , p. 1-127.

RIBEIRO, Edméia Aparecida. Litografias de mulheres e linguagem simbólica: trajes, ambientes e funções como parte da história visual da Espanha no século XIX. In: SIMILI, Ivana Guilherme; VASQUES, Ronaldo Salvador (orgs.). Indumentária e Moda: caminhos investigativos. Maringá: Eduem, 2013. p. 145-165.

 

Artigos:

RIBEIRO, Edméia. Mulheres, costumbrismo, hispanismo e caráter nacional em Las mujeres españolas, portuguesas y americanas. Revista Ciencias Sociales y Educación, v. 2, serie 3, p.18-35, 2013.

Alisson Guilherme Gonçalves Bella

Alisson Guilherme Gonçalves Bella

Graduando em História da Universidade Estadual de Londrina.

Pesquisador

alisson.historia@live.com

Link para Lattes

 

 

 

Graduando do quarto ano de História na UEL. Tem experiência na área de História e Historiografia da Baixa Idade Média, desenvolvendo pesquisas com relação às imagens medievais. Tem como objeto de pesquisa a iconografia retabilística borgonhesa do Juízo Final do século XV, sob orientação da professora doutora Angelita Marques Visalli.

Artigos publicados em anais:

Bella, A. G. G. ; Visalli, A. M. Atitudes e reflexões religiosas sobre a morte a partir do retábulo do Juízo Final do l’hôtel-dieu de Beaune. In.: Anais do IV Simpósio do GT História das Religiões e das Religiosidades da Associação Nacional de História Regional Sul (GTHRR-ANPUH), 2015, Joinville. Religiões, Religiosidades e Patrimônio Cultural, 2015. (Disponível Online)

Bella, A. G. G. ; Visalli, A. M. . Juízo Final Na Idade Média: Um Estudo Sobre O Políptico De Rogier Van Der Weyden (1399-1464). In: X Ciclo De Estudos Antigos E Medievais; XIII Jornada De Estudos Antigos E Medievais; V Jornada Internacional De Estudos Antigos E Medievais, 2014, Londrina. Saberes E Fazeres, 2014. (Disponível Online)

Bella, A. G. G. ; Visalli, A. M. . O Juízo Final De Rogier Van Der Weyden (1399-1464): Imagem Religiosa Na Baixa Idade Média. In: II Seminário De Pesquisas Do Laboratório De Estudos Sobre As Religiões E As Religiosidades (LERR), 2014, Londrina. 1ª Edição, 2014. (Disponível Online)

Ana Heloisa Molina

Ana Heloisa Molina

Professora da área de Ensino de História do Departamento de História da Universidade Estadual de Londrina.

Pesquisadora

anaheloisamolina@yahoo.com.br

Link para Lattes

 

Possui graduação em História pela Faculdade Auxiliun Filosofia Ciencias e Letras de Lins (1987), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista- Unesp-campus de Marília (1995) e doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (2004). Realizou estágio pós doutorado junto ao programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal Fluminense em 2012-2013. Participa dos grupos de pesquisa: Iconografia e História; Imagem, Memória e Informação (IMI) e Rede de Estudos sobre Ensino e Aprendizagem em História.

Livros:

MOLINA, A. H. (Org.) ; CERRI, L. F. (Org.) ; TOLEDO, M.A.L. (Org.) ; GONCALVES, N. G. (Org.) . Ensino de História e educação: olhares em convergência. 1. ed. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2012.

ALEGRO, R. C. (Org.) ; MOLINA, A. H. (Org.) ; SILVA, Lucia Helena Oliveira (Org.) ; CUNHA, Maria de Fátima (Org.) . Narrativas sobre o Norte do Paraná: experiências no interior da escola básica. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2011.

ALEGRO, R. C. (Org.) ; CUNHA, Maria de Fátima (Org.) ; MOLINA, A. H. (Org.) ; SILVA, Lucia Helena Oliveira (Org.) . Paraná: memórias, histórias locais e ensino de história. Londrina: Eduel, 2010.

ALEGRO, R. C. (Org.) ; MOLINA, A. H. (Org.) ; CUNHA, Maria de Fátima (Org.) ; SILVA, Lucia Helena Oliveira (Org.) . Temas e questões para o ensino de História do Paraná. 1. ed. Londrina: Editora da Universidade Estadual de Londrina, 2008.

 

Capítulos de Livros:

MOLINA, A. H. . Imagens em livros didáticos de História: elementos para uma análise das relações imagem/texto/historiografia. In: GALZERANI, M.C.B.;BUENO, J.B.G.;PINTO JR, A.. (Org.). Paisagens da pesquisa contemporânea sobre livros didáticos de História. 1ed.Campinas: Paco Editorial, Centro de Memória Unicamp, 2013, v. , p. 07-405.

MOLINA, A. H. ; SILVA, Lucia Helena Oliveira . História e escravidão no livro didático do Ensino Médio do Paraná. In: Ana Heloisa Molina;Luis Fernando Cerri; Maria Aparecida Leopoldino Toledo;Nádia Gaiofatto Gonçalves. (Org.). Ensino de História e educação: olhares em convergência. 1ed.Ponta Grossa: Editora UEPG, 2012, v. 2, p. 103-120.

MOLINA, A. H. . A Semana de 1922 e o modernismo no Brasil: diálogos e divergências na busca de uma brasilidade. In: ROLIM, Rivail Carvalho. (Org.). História do Brasil República: Estado e Sociedade (1889-1945). 1ªed.Maringá: Editora da Universidade Estadual de Maringá, 2012, v. 1, p. 96-108.

MOLINA, A. H. . Usos e funções da fotografia nos livros didáticos de História: um estudo de caso. In: Maria Aparecida Leopoldino Tursi Toledo. (Org.). Didática no ensino de História. 1ªed.Maringá: Editora da Universidade Estadual de Maringá, 2012, v. 30, p. 46-54.

MOLINA, A. H. . Extensão universitária e formação continuada de professores: o que isto tem a ver com memória e história local?. In: ALEGRO, R.C; MOLINA, A.H.; SILVA, L.H.O.;CUNHA, M.F.. (Org.). Narrativas sobre o Norte do Paraná: experiencias no interior da escola básica. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2011, v. , p. 09-18.

André Azevedo da Fonseca

André Azevedo da Fonseca

Professor no Departamento de Comunicação da Universidade Estadual de Londrina.

Pesquisador

andre.azevedo@uel.br

Link para o lattes

Professor Adjunto no Depto. de Comunicação do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Pós-doutor pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC/UFRJ). Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista Julio Mesquita Filho (Unesp). Especialista em História do Brasil pela PUC-MG. Graduado em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade de Uberaba (Uniube). Autor de A construção do mito Mário Palmério (Unesp, 2012) e Cotidianos culturais e outras histórias: a cidade sob novos olhares (Uniube, 2004). Coordena o grupo de pesquisa Imaginários na Comunicação Visual (Imagicom).

André Camargo Lopes

André Camargo Lopes

Professor da Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED-PR).

Pesquisador

heitor16@bol.com.br

Link para Lattes

 

Doutor em História e Sociedade pela UNESP – Assis, com Mestrado em História Social pela Universidade Estadual de Londrina (2009), especialização em Ensino de Sociologia (2007) e Graduado em Educação Artística pela mesma instituição.

 

Artigos:

LOPES, A. C. O olhar sobre a criança e os códigos simbólicos do batismo em fotografias de álbuns de famílias de moradores da região norte do município de Londrina PR. Domínios da Imagem (UEL), v. 2, p. 71-89, 2013. (Disponível Online)

LOPES, A. C. . Por trás da imagem, o olhar : o uso da fotografia em estudos culturais. Domínios da imagem (UEL), v. 6, p. 53-66, 2010. (Disponível Online)

LOPES, A. C. . A construção da infância: A representação fotográfica de crianças em álbuns de famílias de moradores da região norte do município de Londrina PR. In: IV ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS DA IMAGEM – I Encontro Internacional de Estudos da Imagem, 2013, Londrina. IV ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS DA IMAGEM – I Encontro Internacional de Estudos da Imagem, 2013. p. 3300-3314. (Disponível Online)

LOPES, A. C. . A POSE FOTOGRÁFICA EM TRÊS MOMENTOS DE KÔ: O RETRATO FOTOGRÁFICO COMO REPRESENTAÇÃO DO TEMPO NO OLHAR DE HARUO OHARA. Travessias (UNIOESTE. Online), v. 6, p. 179-191, 2012. (Disponível Online)

LOPES, A. C. . Shooting in scene: Comportamento e construção narrativa o papel do público no evento. História, Imagem e Narrativas, v. 1, p. 1-21, 2013. (Disponível Online)

 

Blogs:

MEMÓRIAS DE UM MUNDO EM PRETO E BRANCO: http://clubedafotografiaroselipiotto.blogspot.com.br/
André Luiz Marcondes Pelegrinelli

André Luiz Marcondes Pelegrinelli

Mestrando em História Social pela Universidade Estadual de Londrina.

Pesquisador

andrepelegrinelli@gmail.com

Link para Lattes

Mestrando em História Social pela Universidade estadual de Londrina. Foi aluno de graduação em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Londrina (2015). Realizou graduação sanduíche na Universidad Autónoma de Querétaro, QRO, México no primeiro semestre de 2013.

Capítulos de Livros:

PELEGRINELLI, André Luiz Marcondes. Imagens da Virgem Maria: criações e figuração. In: VISALLI, Angelita Marques (org.) Imagens Religiosas. Londrina: UEL, 2014. pp. 11-40.

Artigos publicados em anais:

PELEGRINELLI, A. L. M. . Imagem como documento para a História das Religiões: conceitos e aplicação. In: II Seminário de Pesquisas do Laboratório de Estudos sobre Religiões e Religiosidades (LERR), 2014, Londrina. Anais do II Seminário de Pesquisas do Laboratório de Estudos sobre Religiões e Religiosidades (LERR). Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2014.

PELEGRINELLI, A. L. M. . AS PINTURAS DA BASÍLICA DE SÃO FRANCISCO, ASSIS: POSSIBILIDADES DE ANÁLISE A PARTIR DA HISTORIOGRAFIA RECENTE SOBRE AS IMAGENS MEDIEVAIS. In: X Ciclo de Estudos Antigos e Medievais, XIII Jornada de Estudos Antigos e Medievais, V Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais, 2014, Londrina. Anais do X Ciclo de Estudos Antigos e Medievais, XIII Jornada de Estudos Antigos e Medievais, V Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2014 (Disponível Online)

PELEGRINELLI, A. L. M. ; VISALLI, A. M. . Uma análise do afresco ‘Crucificação’ de Giotto, na Basílica de São Francisco, Assis. In: III Simpósio do GT História das Religiões e das Religiosidades, 2013, Maringá. Anais do III Simpósio do GT História das Religiões e das Religiosidades da Associação Nacional Nacional de História (GTHRR – ANPUH) Regional Sul. Maringá: Revista Brasileira de História das Religiões, 2013. (Disponível Online)

 

 

Angelita Marques Visalli

Angelita Marques Visalli

Professora na área de História Medieval do Departamento de História na Universidade Estadual de Londrina.

Pesquisadora

visalli@sercomtel.com.br

Link para o Lattes

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), mestrado em História Antiga e Medieval na Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2004). Professora no Departamento de História da Universidade Estadual de Londrina, na área de História Antiga e Medieval, tem sua atuação de docência e pesquisa voltada para o estudo da Idade Média, particularmente para a religiosidade.

Capítulos de Livro:

VISALLI, Angelita Marques; PELEGRINELLI, A. L. M. ; GODOI, P. W. . A figuração de Deus na iconografia cristã. In: Angelita Marques Visalli. (Org.). Imagens Religiosas. 1ed.Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2014, v. 8, p. 41-62.

Artigos:

VISALLI, Angelita Marques. O crucifixo de São Damião. Notandum (USP), v. 32, p. 85-100, 2013.

Barthon Favatto Suzano Júnior

Barthon Favatto Suzano Júnior

Professor de História das Américas no Departamento de História da Universidade Estadual de Londrina.

Pesquisador

barthonfavatto@uel.br

Link para Lattes

 

Doutorando, mestre e graduado em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Membro do Laboratório de Estudos dos Domínios da Imagem (LEDI) desde 2014. Coordenador do projeto de pesquisa “Fotografias e Experimentalismo Visual-revolucionário em Cuba (1959-1961)”.

Livro:

FAVATTO JR., Barthon. Entre o Doce e o Amargo: memórias de exilados cubanos – Carlos Franqui e Guillermo Cabrera Infante. São Paulo: Alameda, 2015.

Capítulos de Livros:

FAVATTO Júnior, Barthon ; ANDRÉ, Richard Gonçalves . A Revolução Mexicana (1910-1920): a prova de fogo da fotografia revolucionária. In: MOLINA, Ana Heloisa; RIBEIRO, Edméia; ANDRÉ, Richard (Org.). Olhares sobre a América Hispânica. Londrina: LEDI, 2014.

FAVATTO JR., Barthon. Da Guerrilha ao Socialismo: Florestan Fernandes e a Revolução Cubana. In: DA SILVA, Z. L.; ANHEZINI, K. (Org.). A Escrita Histórica e suas Múltiplas Faces. Assis/SP: Ed. UNESP, 2010.

Carlos Alberto Sampaio Barbosa

Carlos Alberto Sampaio Barbosa

Professor de História das Américas do Departamento de História da UNESP/Assis e docente do Programa de Pós-graduação em História da mesma instituição.

Pesquisador

casbeto@hotmail.com

Link para Lattes

Possui graduação (1991) e mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Obteve o título de doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (2004). Realizou pós-doutorado no Instituto de História do Centro de Ciências Humanas e Sociais do Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC) em Madri, Espanha (2011). Coordena Grupo de Pesquisas DGP “História Visual, Artistas e Intelectuais”.

Livro:

A fotografia a serviço de Clio: uma interpretação da história visual da Revolução Mexicana (1900-1940). São Paulo: Editora da UNESP, 2006.

 

Artigos:

A revista mexicana Frente a Frente : ambiguidades e tensões entre fotomontagens vanguardistas e gravuras. Revue Artelogie, n° 7, dic 2015- jan 2016. (Disponível Online)

La photographie à l’ère de la politique de masses latino-américaine : les revues S. Paulo(Brésil, 1936) et Rotofoto (Mexico, 1938) Revue Orda, 219, 2015. (Disponível Online)

A Fotografia Compromissada na Espanha: a experiência de Josep Renau nas revistas Orto e Octubre. Patrimônio e Memória (UNESP), v. 9, p. 87-107, 2013. (Disponível Online)

Entre o Pavilhão Mexicano e o Cine Azteca: cultura visual e formação de identidade no Brasil e México na primeira metade do século XX. Dimensões – Revista de História da UFES, v. 29, p. 262-280, 2012. (Disponível online)

A fotografia nas revistas culturais latino-americanas: as experiências das revistas S.Paulo (Brasil, 1936) e Rotofoto (México, 1938). Domínios da imagem (UEL), v. IV, p. 53-62, 2011.

Muriel Emídio Pessoa do Amaral

Muriel Emídio Pessoa do Amaral

Doutorando em Comunicação pela Unesp/Bauru.

Pesquisador

murielamaral@yahoo.com.br

Link para o Lattes

Doutorando em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/Bauru), bolsista Capes/Unesp, mestre pela mesma instituição. Foi professor dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propagando e Desenho Industrial (modalidade virtual) na Universidade Norte do Paraná. Pesquisador do grupo MIDIAisthesis sobre midiatização, experiência estética e cultura midiática.

Artigos:

AMARAL, M. E. P., AMARAL, Muriel Emídio Pessoa; BERTOLLI, C. . ?Qual é o crime desse rapaz??: resistência e discurso no jornal Lampião da Esquina. Estudos em Comunicacao, v. 8, p. 55-78, 2015.

AMARAL, M. E. P., AMARAL, Muriel Emídio Pessoa; BERTOLLI, C. . Disciplina e controle para manter os monstros longe: o corpo masculino na imprensa homoerótica. Revista Comunicando, v. 1, p. 226-244, 2015.

Pamela Wanessa Godoi

Pamela Wanessa Godoi

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Estadual de Londrina.

Pesquisadora

pamelawanessa@gmail.com

Link para Lattes

 

Mestre pelo programa de pós-graduação em História Social da UEL (2015). Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Londrina (2011).

Capitulo de Livro:

GODOI, P. W. ; VISALLI, A. M. ; PELEGRINELLI, André. L. M. . O tempo religioso nas imagens medievais: contradições e sobreposições. In: VISALLI, Angelita Marques. (Org.). IMAGENS RELIGIOSAS. 1ed.Londrina: , 2014, v. 8, p. 63-79.

 

Artigos publicados em anais:

GODOI, P. W. . Virgem Maria e os livros de Reims: devoção em iluminuras medievais. História, Imagem e Narrativas, v. 1, p. 1-18, 2013.

GODOI, P. W. . Rainerus: o copista de Cambrai e o artista no medievo. In: X CICLO DE ESTUDOS ANTIGOS E MEDIEVAIS XIII JORNADA DE ESTUDOS ANTIGOS E MEDIEVAIS E V JORNADA INTERNACIONAL DE ESTUDOS ANTIGOS E MEDIEVAIS, 2014, Londrina. Anais X Ciclo de Estudos Antigos e Medievais, 2014.

GODOI, P. W. . A Maria dos livros: comparação de duas iluminuras marianas do medievo. In: IV Encontro Nacional de Estudos da Imagem – I Encontro Internacional de Estudos da Imagem, 2013, Londrina. Anais do IV Encontro Nacional de Estudos da Imagem – I Encontro Internacional de Estudos da Imagem, 2013.

Raquel de Medeiros Deliberador

Raquel de Medeiros Deliberador

Pós graduanda em Linguagem audiovisual e Cinema na Unicesumar.

Pesquisadora

raquelmdeliberador@gmail.com

Link para Lattes

 

 

Pós graduanda em Linguagem audiovisual e Cinema na Unicesumar. Licenciada em História pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Foi bolsista da Fundação Araucária (PR) no período de 2013/2014 sob orientação da Prof. Dra. Angelita Marques Visalli, nas áreas: História Medieval; Imagem Medieval; Religiosidade Franciscana. Foi colaborada no Laboratório de Estudo dos Domínios da Imagem (LEDI) da UEL. E bolsista de IC do CNPQ para o desenvolvimento de projeto de pesquisa sob orientação do Prof. Dr. José Miguel Arias Neto. Graduada em Artes Visuais – Multimídia pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Foi voluntária no projeto Mídias digitais e aprendizagem: um estudo sobre a expansão das informações e conhecimentos nos dispositivos móveis e seus impactos no processo educativo, sob orientação da Prof. Dra. Sonia Maria da Costa Mendes no ano de 2014.

Produção artística/cultural – Artes Visuais:

DELIBERADOR, R. M. ; PELEGRINELLI, A. L. M. ; RIBEIRO, E. A ; MOLINA, A. H. ; ANDRE, R. G. ; VILARDAGA, J. C. Cenas da América Hispânica – Imagens de Maria na América Latina. 2014. Vídeo.

DELIBERADOR, R. M. ; MARTINS, G. M. C. ; VILARDAGA, J. C. ; RIBEIRO, E. A ; MOLINA, A. H. ; ANDRE, R. G. . Cenas da América Hispânica – Gravuras de Theodor de Bry. 2014. Vídeo.

DELIBERADOR, R. M. ; GODOI, P. W. ; VISALLI, Angelita Marques . Imagens Religiosas – Tempo Religioso. 2014. Vídeo.

DELIBERADOR, R. M. ; PELEGRINELLI, A. L. M. ; VISALLI, Angelita Marques . Imagens Religiosas – Imagens Marianas Contemporâneas o Religioso e o Secular. 2014. Vídeo.

DELIBERADOR, R. M. ; VISALLI, Angelita Marques . Imagens Religiosas – Imagens de Deus na Iconografia Cristã entre Antiguidade e Medievo. 2014. Vídeo.

DELIBERADOR, R. M. ; KIMURA, M. M. ; DOMINIQUINI. V. ; FIALA. Lilian . Filosofia Ninjutsu. 2013. Vídeo.

DELIBERADOR, R. M. ; KIMURA, M. M. ; DOMINIQUINI. V. ; FIALA. Lilian ; CAMARGO, R. V. ; MERITAN, T. ; SILVA, V. . FILO. 2013. Vídeo.

DELIBERADOR, R. M. ; KIMURA, M. M. ; DOMINIQUINI. V. ; FIALA. Lilian ; CAMARGO, R. V. ; MERITAN, T. ;

GONÇALVES. R.F. . Lucidez. 2012. Filme.

 

Rebecca Carolline Moraes da Silva

Rebecca Carolline Moraes da Silva

Mestranda em Educação pela da Universidade Estadual de Londrina.

Pesquisadora

becca.carolline@gmail.com

Link para Lattes

 

Graduada em História pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), tendo como Monografia de Conclusão de Curso o trabalho intitulado “Antissemitismo e Extermínio no Cinema: ‘O menino do pijama listrado’ (2008)”, sob orientação do Prof. Dr. José Miguel Arias Neto. Na graduação, foi bolsista da CAPES pelo PIBID de agosto de 2013 a fevereiro de 2016, voluntária em Iniciação Científica intitulada “A Historiografia do Paraná e o Espaço Simbólico da Academia: Os Historiadores, seus lugares e suas regiões(1970-2012)” de janeiro de 2013 a dezembro de 2014 e foi voluntária em Iniciação Científica intitulada “Ciência, Tecnologia e Política: O lugar da Revista Marítima Brasileira no Perodismo Militar dos Séculos XIX e XX” de julho de 2015 a março de 2016.
Atualmente é mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, tendo o projeto intitulado “Filme histórico como objeto gerador em Educação Histórica: uso e possibilidade no Ensino de História”, sob orientação da Profa. Dra. Marlene Rosa Cainelli e bolsista pela CAPES.

Artigos:

APONTAMENTOS SOBRE A RELAÇÃO ENTRE CINEMA E ENSINO DE HISTÓRIA. Sobre Ontens. , v.1, p.1 – 10, 2016. (Disponível Online)

Capítulos de livros:
SILVA, Rebecca Carolline Moraes. APONTAMENTOS SOBRE A RELAÇÃO ENTRE CINEMA E ENSINO DE HISTÓRIA In: Por um outro amanhã: apontamentos sobre aprendizagem histórica.1 ed.Rio de Janeiro/União da Vitóri : LAPHIS/Sobre Ontens, 2016, v.1, p. 536-541. (Disponível Online)
 
Artigos publicados em anais:
SILVA, Rebecca Carolline Moraes. CONSIDERAÇÕES SOBRE O CINEMA E A ANÁLISE FÍLMICA NO CAMPO DA HISTÓRIA In: VII Congresso Internacional de História, XXXV Encuentro de Geohistória Regional, XX Semana de História da UEM, 2015, Maringá. Anais do VII Congresso Internacional de História. Universidade Estadual de Marin: , 2015. p.4121 – 4131. (Disponível Online)
SILVA, Rebecca Carolline Moraes.; FAZION, H. P. Filmes e o aprendizado histórico: apontamentos sobre a formação do conhecimento histórico a partir do filme “A menina que roubava livros” In: VII Encontro de Pesquisa em Comunicação, 2015, Curitiba. Anais do VII ENPECOM. Curitiba: UFPR – Universidade Federal do Paraná, 2015. p.384 – 394. (Disponível Online)
Renata Cerqueiro Barbosa

Renata Cerqueiro Barbosa

Professora de História Antiga e Medieval no Departamento de História da Universidade Estadual de Londrina.

Pesquisadora

renata7barbosa@hotmail.com

Link para Lattes

 

É doutora em História pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” Campus de Assis (Março/2011), possui graduação e especialização em História pela Universidade Estadual de Londrina (1998/1999) e mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná (2002). É pesquisadora do Núcleo de Estudos Antigos e Medievais da Unesp/Assis – NEAM, do grupo Antiguidade e Modernidade: Usos do passado – CNPQ e do Grupo de Pesquisa Gênero, Sexualidade e Sociedades – USC. Membership da Universidade de Londres em 2009. Pós-doutora pela Unicamp (2015)

Artigos:
BARBOSA, RENATA CERQUEIRA. Algumas considerações sobre a educação clássica na Inglaterra vitoriana. História & Ensino (UEL), v. 19, p. 221, 2013.
 
Livros:
BARBOSA, Renata Cerqueira. Sexualidade e Gênero na Inglaterra Vitoriana: a leitura sobre Ovídio.. 1ª. ed. Londrina: Eduel – Editora da Universidade Estadual de Londrina, 2015.
Capítulos de livros:
BARBOSA, Renata Cerqueira. Em busca de conceitos: sexualidade, homossexualidade e gênero na Antiguidade Clássica. In: Anderson Martins Esteves; Fabio Frohwein; Katia Teonia Azevedo.. (Org.). Homoerotismo na Antiguidade Cássica. 1ed.Rio de Janeiro: UFRJ-Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2016, 2ª edição, p. 150-175.(ebook)
BARBOSA, RENATA CERQUEIRA. O Império Romano e os Usos do Passado na Inglaterra Vitoriana. In: ZIERER, Adriana; VIEIRA, Ana Livia B; ABRANTES, Elizabeth S.. (Org.). História Antiga e Medieval. Sonhos, Mitos e Heróis: Memória e Identidade.. 1ed.São Luís: Ed. UEMA, 2015, v. 5, p. 1-13.
BARBOSA, Renata Cerqueira. Em busca de conceitos: sexualidade, homossexualidade e gênero na Antiguidade Clássica. In: Anderson Martins Esteves; Fabio Frohwein; Katia Teonia Azevedo.. (Org.). Homoerotismo na Antiguidade Cássica. 1ed.Rio de Janeiro: UFRJ-Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2014, v. , p. 165-192.
Richard Gonçalves André

Richard Gonçalves André

Professor de Teoria e Metodologia da História no Departamento de História da Universidade Estadual de Londrina.

Pesquisador

richard_historia@hotmail.com

Link para Lattes

Possuo graduação em História pela Universidade Estadual de Londrina (UEL, 2002), mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP, 2006) e doutorado também em História pela UNESP de Assis (2011). Coordeno o Grupo de Pesquisa sobre Religiões e Religiosidades Orientais (GPERRO), sendo editor, também, da Revista Domínios da Imagem.

Livros:

ANDRÉ, Richard Gonçalves (Org.) Álbuns de família: a história e a memória entre os fios luminosos da fotografia. Londrina: LEDI, 2014.

MOLINA, A. H. (Org.) ; RIBEIRO, E. (Org.) ; ANDRÉ, Richard Gonçalves (Org.)  Olhares sobre a América Hispânica. Londrina: LEDI, 2014. 90p .

ANDRÉ, Richard Gonçalves . O paraíso entre luzes e sombras: representações de natureza em fontes fotográficas (Londrina, 1934-1944). Londrina: EDUEL, 2014.

 

Capítulos de Livros:

FAVATTO Júnior, Barthon ; ANDRÉ, Richard Gonçalves . A Revolução Mexicana (1910-1920): a prova de fogo da fotografia revolucionária. In: MOLINA, Ana Heloisa; RIBEIRO, Edméia; ANDRÉ, Richard (Org.). Olhares sobre a América Hispânica. Londrina: LEDI, 2014.

ANDRÉ, Richard Gonçalves; FERREIRA, G. M. Só no gibi? Análise do discurso sobre a inclusão escolar na história em quadrinhos “Turma da Mônica: acessibilidade”. In: FERREIRA, Gesilaine Mucio; CELORIO, José Aparecido (Orgs.) Práticas educativas e linguagens: interfaces. Maringá: EDUEM, 2011. p. 35-49

 

Artigos:

CAVENAGHI, Ana Raquel Abelha; ANDRÉ, Richard Gonçalves. Para além da virtualização: a educação a distância e a revolução comunicacional no mundo contemporâneo. Revista História Hoje, v. 3, n. 5, p. 147-163, 2014. (Disponível Online)

ANDRÉ, Richard Gonçalves. Mosaicos de saberes: mídia, educação e circularidade de saberes. Koan: revista de educação e complexidade, n. 1, p. 23-49, 2013. (Disponível Online)

ANDRÉ, Richard Gonçalves .Imagens de mulheres entre a pena e o pincel: representações femininas na iconografia espanhola oitocentista. Revista Eletrônica da ANPHLAC, n. 15, p. 313-317, 2013. (Disponível Online)

SILVA, A. C. T.; ANDRÉ, Richard Gonçalves . Click… ou bang? Imagens da morte na historiografia sobre fotografia. Domínios da Imagem, n. 10, p. 31-41, 2012. (Disponível Online)

ANDRÉ, Richard Gonçalves. Entre o ausente e o duplo corpo: apropriações mortuárias da fotografia na cultura religiosa japonesa. Discursos Fotográficos, v. 7, n. 11, p. 115-136, 2011. (Disponível Online)

ANDRÉ, Richard Gonçalves . Entre o contexto e a linguagem: o discurso fotográfico e a pesquisa histórica. Domínios da Imagem, n. 5, p. 153-162, 2009. (Disponível Online)

ANDRÉ, Richard Gonçalves. História cultural do caos: representações de futuro em Akira, de Katsuhiro Otomo. Cantareira, Niterói, v. 2, n. 4, 2006. (Disponível Online)

ANDRÉ, Richard Gonçalves . Um contexto, dois olhares: fotografias de natureza segundo José Juliani e Haruo Ohara. História Social, Campinas, n. 11, p. 77-90, 2005. (Disponível Online)

ANDRÉ, Richard Gonçalves. Identidades visíveis e invisíveis: a Companhia de Terras Norte do Paraná e a produção de sua auto-imagem fotográfica. Métis, Caxias do Sul, v. 4, n. 7, p. 77-97, 2005. (Disponível Online)

ANDRÉ, Richard Gonçalves. O perigo amarelo nas histórias em quadrinhos: Capitão América e discurso antinipônico nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. Domínios da Imagem, Londrina, v. 8, n. 16, p. 113-132, jun./dez. 2014. (Disponível Online)

Rogério Ivano

Professor da área de Teoria e Metodologia da Universidade Estadual de Londrina.

Pesquisador

rogivano@gmail.com

Link para o Lattes

É graduado em História pela Universidade Estadual de Londrina (1993), mestre (2000) e doutor (2005) pela Universidade Estadual Paulista/Campus de Assis. Exerce docência e pesquisa com ênfase em teoria, historiografia, memória e cultura. É membro do curso de especialização em História e Patrimônio.

Livros
IVANO, R.; LOSNAK, M. Lavrador de Imagens – uma biografia de Haruo Ohara. Londrina: S.H.Ohara, 2003.

IVANO, Rogério. Crônicas de Fronteira: imagem e imaginário de uma terra conquistada. 1. ed. Curitiba: Aos Quatro Ventos, 2002.

Artigos

IVANO, Rogério. História e sentimento na arte de Tita Stremlow. In: Marina Abelha Stremlow; Martin Stremlow; Rosinda Maria Stremlow; Stefan Stremlow. (Org.). Tita Stremlow. 01ed.Londrina: Kan Editora, 2013

 

IVANO, Rogério. O acervo do Foto Estrela como memória fotográfica da cidade de Londrina. In: Daniel Choma; Edson Vieira; Tati Costa. (Org.). Revelações da História: o Acervo do Foto Estrela. 2a.ed.Londrina: Câmara Clara, 2012.
Terezinha Oliveira

Terezinha Oliveira

Professora na área de História da Educação da Universidade Estadual de Maringá

Pesquisadora

teleoliv@gmail.com

Link para o Lattes

Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997). Realizou, em 2004, estágio de Pós-Doutorado em História e Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da USP. Atualmente, é professora associada nível C da Universidade Estadual de Maringá e Diretora da Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem).

Livro:

OLIVEIRA, Terezinha; VISALLI, Angelita Marques (Org.) . Leituras e Imagens da Idade Média. 1. ed. Maaringá: Editora da Universidade Estadual de Maringá, 2011. v. 1. 271p .

 

 

Artigos:

NUNES, Meire Aparecida Lóde ; OLIVEIRA, TEREZINHA . OS VÍCIOS E AS VIRTUDES NA CAPPELLA DEGLI SCROVEGNI: UMA APROXIMAÇÃO DAS QUESTÕES FILOSÓFICAS PRESENTES NO SÉCULO XIII. Notandum (USP), v. 42, p. 79-92, 2016.

 

 

Translate »