NÚCLEO DE DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA HISTÓRICA

HISTÓRIA

Nos anos sessenta do século XX, a partir da iniciativa de um grupo de professores da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina, foi promovida uma campanha de coleta de material - documentos e peças -, visando a fundação do futuro Museu e Arquivo Histórico. Em 1973, o então chamado Arquivo Histórico foi transferido para uma das salas do Campus Universitário. Continuou recebendo doações, especialmente para suas coleções de periódicos.

CCH na fase final de construção. 1973.
Fonte: Acervo do NDPH.

Por volta de meados dos anos oitenta, a área de História, do Departamento de História e Filosofia, decidiu reativar e reestruturar o Arquivo, com a ajuda dos professores e estagiários do curso, transformando-o não só em laboratório dos alunos do curso de História, mas também, em Centro de Documentação e Pesquisa Histórica.

Instalações do CDPH no Prédio Antigo do CCH, com destaque frontal para fontes de imprensa. 1987.
Fonte: Acervo do NDPH.

Instalações do CDPH no Prédio Antigo do CCH, com destaque para fontes manuscritas. 1987.
Fonte: Acervo do NDPH.

O CDPH, desde então, expandiu sua estrutura física e administrativa. Novos equipamentos, doações de coleções privadas, dentre outras, tornaram-no um dos mais importantes centros de documentação e de pesquisa referente ao Norte do Paraná.

Em 2005 foram inauguradas as novas instalações do CDPH, no térreo do Instituto de Referência em Ciências Humanas (IRCH), do Centro de Letras e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Londrina.

Construção do Prédio do IRCH. Sem data.
Fonte: Acervo do NDPH.

O centro de documentação dedicava-se, até então, exclusivamente à pesquisa Local/Regional. A partir do ano de 2005 deliberou-se pela reformulação e o órgão passou a abrigar também documentação de outras temáticas.

Em 2016 o órgão passou por uma transformação adminstrativa ao se constituir em Núcleo de Estudos, por meio da Resolução CEPE/CA Nº 072/2016 de 31 de Agosto. Seu nome foi alterado para Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica - NDPH. Sua gestão passou a ser feita por um diretor e um vice, assessorados por um Conselho de Núcleo com funções deliberativas.

Sendo assim, na atual formulação, o NDPH ao mesmo tempo em que atende às demandas das linhas de pesquisa do Departamento de História, cujo programa de pós-graduação stricto sensu está voltado à História Social, mantém sua orientação primeira em torno do tema História Local/Regional, possuindo coleções sobre Londrina e o Norte do Paraná.