PLANETÁRIO DE LONDRINA
Sessões Infantis

Nordon e Shalissa - Um encontro cósmico
Indicada para crianças de 10 a 11 (4ª e 5ª série fundamental)
Duração: 38 min
Shalissa e Beto partem para uma viagem espacial a bordo da nave Planetário. Vivem então diversas aventuras ao lado de Nordon, um ser extraterrestre procedente do planeta Tatenlós, que os ajudam a voltar para a Terra. Nessa viagem, eles conhecem os planetas do Sistema Solar, aprendem a se guiar pelas estrelas e a cuidarem do nosso planeta.

Tópicos: Os planetas do Sistema Solar, movimentos da Terra (rotação e translação), as estações do ano, constelações, preservação do meio ambiente.
O Príncipe Sem Nome
Indicada para crianças de 7 a 10 anos (Pré-escola, 1ª, 2ª, 3ª e 4ª série fundamental)
Duração: 38 min
Num planeta distante, vive sozinho um Príncipe. Uma nave vinda da Terra chega com Alex e seu cachorrinho Pollux. Os novos amigos viajam juntos de volta a Terra, guiando-se pelas constelações. Durante o retorno, o Príncipe conhece o Sol e os planetas do Sistema Solar, a Lua, e descobre muitas coisas que não existem em seu planeta de origem, como a diversidade dos seres vivos.

Tópicos: Diferença entre estrelas e planetas; constelações e suas principais estrelas; o Zodíaco; o Sol e os planetas do Sistema Solar: principais características; a Lua, a superfície lunar e características do satélite; o planeta Terra; o percurso diário do Sol e o fenômeno da sombra.
TAINÁ-KAN (Estrela da Manhã)
Indicado para crianças de 8 a 11 anos (2ª a 5ª séries fundamental)
Duração: 40 min
Um indiozinho parte em uma aventura pelo espaço juntamente com a deusa Jaci (Lua), em busca de explicações sobre o dia e a noite. Porém, ele acaba descobrindo muitos outros mistérios sobre o Universo, seu planeta e alguns corpos que compõem o Sistema Solar. Desta forma, o pequeno indiozinho percebe que Universo é muito maior que a sua tribo e a floresta onde vive, e que o homem deve cuidar do planeta Terra, preservando o meio ambiente.

Tópicos: Galáxias, Lua, Sol, planetas do Sistema Solar, gravidade, preservação da natureza.
O Aniversário do Pingo
Indicada para crianças de 7 a 11 anos (1ª a 5ª séries fundamental)
Duração: 30 min
Pingo é um garotinho muito esperto que está completando 10 anos. Seu avô, que é astrônomo, não pôde comparecer à festinha, então lhe enviou um presente diferente: um par de partículas subatômicas, que o Pingo logo apelidou de Tontão e Lelé. Essas partículas têm como missão explicar ao menino tudo sobre o Universo e as estrelas, e juntos eles passam uma inesquecível noite conversando sobre as estrelas, os planetas e as constelações.

Tópicos: Translação, partículas, constelações, evolução estelar, buracos negros, Big Bang.
E A Bruxa Vai Para O Espaço
Indicado para crianças de 6 a 9 anos (Pré-Escola, 1ª a 3ª série do ensino fundamental)
Duração: 44 min
A bruxinha Serafina está com 600 anos e, de acordo com a Convenção das Bruxas, ela precisa se casar. Ela resolve então fazer uma poção para encontrar o seu príncipe encantado, mas percebe que faltam alguns ingredientes: poeira da Lua, gases de Vênus e limalha de ferro de Marte. Então ela embarca em sua vassoura mágica para o espaço em busca desses ingredientes, levando com ela seus sobrinhos e seu fiel amigo Tobias. Juntos, eles se divertem nessa jornada aos planetas e aprendem um pouquinho sobre cada um desses astros.

Tópicos: Rotação; translação; planetas; cometas; asteroides.
A Quinca, o Pititi e o Albireu
Indicado para crianças de 6 a 9 anos (Pré-Escola, 1ª a 3ª série do ensino fundamental)
Duração: 45 min
Os irmãos Quinca e Pititi partem para uma aventura no espaço. Em sua nave está Albireu, um super computador que vai guia-los nessa viagem cósmica. Juntos eles conhecem de pertinho a Lua, os planetas do Sistema Solar e seguem viagem rumo ao espaço extragaláctico, onde uma série de aventuras acontecem.

Tópicos: Constelações; Lua; planetas; galáxias; nebulosas; buracos negros.
Sessões Adulto

O Céu de Londrina
Indicada para maiores de 11 anos (ou a partir da 5ª série fundamental).
Duração: 35 min
Fazemos uma viagem pelo espaço, iniciando nos confins do Universo, passando por vários sistemas estelares e chegando ao Sol, Sistema Solar, planeta Terra, Planetário de Londrina. Assistimos ao “por” do Sol no Planetário, e descortinamos o Céu de Londrina, visualizando as constelações Zodiacais, Órion e o Cruzeiro do Sul.

Tópicos: Constelações Zodiacais, Céu do Hemisfério Sul, movimento aparente dos astros na esfera celeste, Via Láctea.
Voyager - Mensageiro Para as Estrelas
Indicada para maiores de 14 anos (ou Ensino Médio).
Duração: 45 min
A Missão Voyager foi um programa de sondas de espaço profundo que pesquisou os confins do nosso Sistema Solar. Consistiu em duas missões: Voyager 1 e Voyager 2, ambas lançadas em 1977 pela NASA. Seu lançamento foi feito de modo a aproveitar uma chance única: todos os planetas gasosos estariam de tal forma dispostos que, uma nave viajando rumo aos confins do Sistema Solar poderia cruzar com todos os quatro planetas sem ter que alterar sua trajetória. As sondas Voyager transmitem de forma ininterrupta sinais para a Terra a mais de 30 anos e nos enviaram fotos de 4 Planetas, 48 Luas, a Atmosfera Solar e o Meio Interestelar, das quais veremos algumas delas.

Tópicos: Formação e composição do Universo, Galáxias, Nebulosas, Estrelas, o Sol, a Terra e sua diversidade de vida, movimento aparente dos astros na esfera celeste e as hipóteses Geocêntrica e Heliocêntrica, instrumentos de observação astronômica, os planetas do Sistema Solar, busca por vida fora da Terra, unidades de medidas astronômicas.
Além dos Olhos: A Astronomia Depois dos Telescópios
Indicado para maiores de 14 anos (ou Ensino Médio).
Duração: 30 min
Astronomia está presente no pensamento humano desde as eras mais remotas, e evolui consideravelmente com a criação dos telescópios. Nessa apresentação, fazemos uma viagem ao longo da história, passando por momentos marcantes na evolução desse instrumento. Compreendemos ainda como os telescópio fucionam e o que eles já nos revelaram sobre o Cosmo.

Tópicos: Refração e Reflexão da luz, história dos telescópio, tipos de telescópios.
Do Sol A Plutão
Indicado para maiores de 11 anos (ou a partir da 5ª série fundamental).
Duração: 38 min
Apresenta uma fascinante viagem ao Sistema Solar e um pequeno fragmento do início da história da ciência do céu - Astronomia. Ao longo da viagem, são apresentadas informações sobre o Sol, nossa estrela. Uma visita à lua, nossa companheira sideral, e todos os planetas do Sistema Solar. Nesta viagem teremos a oportunidade de conhecer detalhes sobre os cometas, sua origem, historia e curiosidades que cercam esses astros, que muito nos chamam a atenção.

Tópicos: Corpos que compõem o Sistema Solar.
O Céu da Bandeira do Brasil
Indicado para maiores de 12 anos (7ª série do ensino fundamental).
Duração: 40 min
A Bandeira do Brasil representa uma parte da esfera celeste, sendo que as 27 estrelas que representam os Estados brasileiros também fazem parte de 9 constelações. Esse céu estampado na bandeira nacional retrata o céu da cidade do Rio de Janeiro no dia da Constituiçõa da República no país. Nessa apresentação conhecemos um pouco sobre a história da Proclamação da República no Brasil, bem como sobre essas estrelas que brilham no céu da Bandeira do Brasil.

Tópicos: Bandeiras nacionais do Brasil; história da Proclamação da República; constelações.
Missões Espaciais
Indicado para maiores de 12 anos (7ª série do ensino fundamental)
Duração: 40 min
Nessa apresentação somos levados a conhecer algumas características do Sol e dos planetas do nosso Sistema Solar, estudadas por várias missões não-tripuladas enviadas a esses corpos celestes por agências aeroespaciais de diversos países. Hipácia, astrônoma grega do século IV antes de Cristo, e Yuri Gagarin, primeiro cosmonauta a entrar em órbita da Terra, nos guiam nessa viagem interplanetária.

Tópicos: Estrelas e constelações; Sol; planetas; missões espaciais; cometas.
© Universidade Estadual de Londrina
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10011 | CEP 86057-970 | Londrina - PR

e-mail: planetario@uel.br