Planetário de Londrina

Home    -   A Equipe   -   Localização   -   Email
  O Projeto | História | O Projetor | Cursos | Eventos | Notícias | Fotos  
" Planetário de Londrina - Prefeitura Municipal de Londrina - UEL- Universidade Estadual de Londrina - Planetário de Londrina - Prefeitura Municipal de Londrina - UEL- Universidade Estadual de Londrina - Planetário de Londrina - Prefeitura Municipal de Londrina - UEL- Universidade Estadual de Londrina - Planetário de Londrina - Prefeitura Municipal de Londrina - UEL- Universidade Estadual de Londrina - Planetário de Londrina - Prefeitura Municipal de Londrina - UEL- Universidade Estadual de Londrina"  
Fotos

 



O BRASIL NO ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA

 


Colaboração:
Rute Helena Trevisan
UEL/LONDRINA

Estamos às vésperas do Ano Internacional da Astronomia que comemora os 400 anos das primeiras observações astronômicas, realizadas por Galileu. Os resultados observacionais que ele obteve revolucionaram o conhecimento cientifico de sua época e, por isso mesmo ele e considerado como o pai da Ciência Moderna. Galileu representa o início da prática observacional a qual, ao longo dos anos tem mudado a compreensão do Universo em que vivemos.
Podemos observar que a pouco mais de 100 anos, mal tínhamos idéia da existência de nossa própria Galáxia e hoje sabemos que existem centenas de bilhões delas no limite de visibilidade do Universo e revelamos sua desabalada carreira para todas as direções. Conseguimos medir com boa precisão a idade e a composição química do Universo. Descobrimos um verdadeiro “zoológico” de astros, variando entre densidades mais altas que a do núcleo atômico até mais baixas que o vácuo de laboratório e ambientes com temperaturas de bilhões de graus ao zero absoluto. O céu é um imenso e diversificado laboratório de Física. Mostramos que a vida na Terra está intimamente ligada às estrelas, através dos elementos químicos que elas produziram e da energia que fornecem.
Há poucas décadas, a Astronomia revelou que todas as formas de matéria e energia tratadas pela Física são apenas uma minúscula fração do Universo, dominado pela matéria e energia “escuras”. Não tínhamos meios de demonstrar que as outras estrelas constituem sistemas planetários como o nosso, e em poucos anos já catalogamos mais de 200 planetas extra-solares. Neste início de um novo milênio, nos colocamos um novo desafio, o de detectar vida em outros planetas e de verificar se ela é um produto de leis naturais da evolução da matéria, como prediz o evolucionismo, ou requer uma intervenção externa, como grande parte da humanidade ainda acredita. Qualquer que seja a resposta, o impacto no pensamento humano será enorme e isso pode ocorrer em poucas décadas.
O interesse do público pelo espaço cósmico nunca foi maior, colocando as descobertas astronômicas na primeira página da mídia. O Ano Internacional se propõe a satisfazer a demanda do público por informação e por envolvimento. Não só ao longo do ano de 2009, mas através da herança desta celebração, criando canais de comunicação, programas educacionais a longo prazo e engajando jovens na carreira científica. Para tanto, foi formada uma rede internacional coordenada pela IAU (International Astronomical Union) que coordenada a formação de uma rede, com “nós” locais, nacionais e globais permitirá compartilhar recursos e trocar experiências.
Participam desta rede 129 países, 29 instituições (dados atualizados em www.astronomy2009.org ) e cada país tem sua rede de Nós Locais. No Brasil temos hoje mais de 180 Nós Locais, congregando astrônomos amadores, cientistas, educadores e artistas.
Ela já é a maior rede de divulgação científica existente e tem a particularidade de conjugar esforços de diferentes setores da sociedade para melhorar a inclusão social na ciência.
A Rede IYA2009 se propõe a ter atividades permanentes, constituindo-se numa herança do Ano Internacional, que será concretizada pelo Portal do Universo. Este portal vai dispor de novas tecnologias de informação, permitindo que se acesse qualquer conteúdo de Astronomia com um único clique.
Ela se tornará um portal onde público, educadores e pesquisadores encontrarão todos os recursos de Astronomia existentes. A definição de metas e objetivos e a avaliação dos resultados permitirão a criação de métodos eficientes de divulgação científica. ( http://www.iau.org/ )
As principais metas do IYA2009 são:
- Difundir na sociedade uma mentalidade científica.
- Promover acesso a novos conhecimentos e experiências observacionais.
- Promover comunidades astronômicas em países em desenvolvimento.
- Promover e melhorar o ensino formal e informal da ciência.
- Fornecer uma imagem moderna da ciência e do cientista.
- Criar novas redes e fortalecer as já existentes.
- Melhorar a inclusão social na ciência, promovendo uma distribuição mais equilibrada entre os cientistas provenientes de camadas mais pobres, de mulheres e minorias raciais e sexuais.

No Brasil, muitas ações estão sendo preparadas com o objetivo de difundir a Astronomia levando as suas principais contribuições para o conhecimento do público de todas as idades, e principalmente daquele jovem que poderá se interessar por uma carreira cientifica (http://www.astronomia2009.org.br/).

O Paraná não poderia ficar alheio a todo esse movimento de modo que o presente projeto apresenta propostas de ações que visam a divulgação da Astronomia no estado. Desse modo, o objetivo geral desse projeto e a consolidação e implantação de atividades astronômicas nos diversos institutos e sociedades amadoras do estado do Paraná. Usaremos a Astronomia como forma de transferência informal e natural de conhecimentos. Esses conhecimentos deverão servir de auxilio para a popularização da Ciência; de estimulo e incentivo aos estudantes das diversas camadas sociais para carreiras cientificas e tecnológicas, alem de promover o uso e a difusão de resultados da Ciência e Tecnologia em ações de inclusão social e redução das desigualdades. Todas essas ações vão ao encontro da melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem nas escolas das redes particular, municipal e estadual do estado do Paraná.

Objetivos específicos do projeto:
- Promover o uso e a difusão de resultados de ciência e tecnologia em ações de
inclusão social e redução das desigualdades.
- Divulgar amplamente o Ano Internacional da Astronomia no Paraná por meio de
atividades.
- Estimular carreiras cientificas e tecnológicas em jovens de todas as camadas
sociais.
- Despertar e estimular a curiosidade, a criatividade e a capacidade de inovação,
especialmente entre os jovens no estado do Paraná.


Este projeto reúne astrônomos profissionais e amadores com o objetivo de difundir, popularizar e divulgar a astronomia no estado do Paraná. A ação coordenada no estado e vantajosa, pois maximiza a aplicação do material humano, recursos materiais e financeiros disponíveis para o estado. Algumas das principais universidades do estado estão incluídos nesse projeto como a Universidade Federal do Paraná e as Universidades Estaduais de Londrina e Ponta Grossa. Alem disso participam do projeto o Planetário de Londrina e vários grupos amadores do estado. O Paraná e também um dos estados que mais tem nos cadastrados oficialmente no site do ano Internacional da Astronomia. E o sexto estado da nossa federação em população (5,6% da população total do Brasil) mas o quinto com o maior grupo de nos cadastrados (14). Ficando pouco atrás de estados como o Rio de Janeiro (8,3% da população total do Brasil) com apenas um no a mais cadastrado; e de Minas Gerais (10,5% da população total do Brasil) com apenas dois nos
os mais cadastrados.
As linhas de ações envolvem exposições itinerantes, palestras, minicursos, elaboração e distribuição de materiais didáticos e observações noturnas entre outras ações.


Em Londrina, as ações serão desenvolvidas pelo Planetário de Londrina e Observatório Astronômico da UEL, elas serão:

1. REALIZAÇÃO DE CURSOS DE ASTRONOMIA BÁSICA


Os cursos destinam-se a todos aqueles que possuem interesse pelos fenômenos celestes. Pretende-se com este curso, familiarizar os interessados com os conceitos e terminologia da moderna astronomia. Eles terão duração 40 (quarenta) horas cada, com a expedição de certificados para quem se inscrever e terá como público alvo o público em geral, leigos, astrônomos amadores, e demais interessados. Da ementa contarão temas tais como: Da Astronomia Antiga a Astronomia Moderna; Como Medimos a massa e o Brilho das Estrelas? O Novo Sistema Solar e seus Planetas. O que são os Buracos Negros? A vida das Estrelas. Existem planetas fora do Sistema Solar? Como são Observados? A Astrofotografia (exposição). A Lua, sua origem e sua influência na Terra. Constelações do Zodíaco Sessões de planetário. Como Usar um telescópio e Observação do Céu Noturno.
Haverá Atividade Cultural Paralela:

1. Exposição de materiais e jogos elaborados pela equipe de trabalho do planetário;
2. Exposição e venda de livros e DVDs sobre Astronomia pelas editoras e autores autônomos;
3. Exposição e vendas de telescópios simples através de empresas responsáveis.

Locais de Realização: Planetário de Londrina, com exceção às observações astronômicas que serão realizadas em locais públicos a serem previamente comunicados.

2. PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS E DE DIVULGAÇÃO DA ASTRONOMIA EM CURSOS, CICLOS DE OBSERVAÇÕES ASTRONÔMICAS E EM EXPOSIÇÕES ITINERANTES

Serão produzidos materiais de divulgação das Atividades do Ano Internacional da Astronomia em Londrina e região, entre eles:
Livretos de histórias, ilustrados, para serem distribuídos para crianças, com três temas: A Vida da Estrela, A História da Astronomia e O Sistema Solar, alguns deles para colorir, além de “folders” auto-explicativos, cartazes e um calendário.
O Material será distribuído durante os cursos, no decorrer dos ciclos de observações astronômicas, na Semana de Astronomia e, também, em exposições itinerantes.

3. A SEMANA DA ASTRONOMIA
Para a Semana da Astronomia, serão convidados astrônomos com temas voltados para o ensino, pesquisa e difusão da Astronomia. O evento será realizado preferencialmente em um dos anfiteatros da cidade ou no Cine-Teatro Ouro Verde, da Universidade Estadual de Londrina, localizado no centro da cidade. O evento será aberto a todos os interessados sem acarretar, contudo, custos para o público. As pessoas que se inscreverem e cumprirem 80% da carga horária prevista receberão certificados de participação. Não haverá a expedição de certificados para quem não se inscrever e quiser assistir a uma ou mais aulas, sem cumprir 80% da carga horária prevista. A todos os participantes haverá a distribuição de “folders” comemorativos ao Ano Internacional da Astronomia.

Temas propostos/Palestrante:
- O efeito Eta Carinae: Prof. Dr. Augusto Daminelli Neto (IAG/USP)
- A importância da Astronomia Observacional e a participação brasileira em missões internacionais. Prof. Dr. Marcelo Emílio (UEPG)
- A importância da Astronomia Indígena no Brasil. Prof. Dr. Germano Afonso (UFPR)

- Visão geral do Sistema Solar. Prof. Ms. Daniel Trevisan Sanzovo (UNICENTRO)
- A pesquisa em Cometas e suas principais conseqüências. Prof. Dr. Gilberto Carlos Sanzovo (UEL)
- O “status-quo” do processo ensino-aprendizagem de Astronomia em escolas brasileiras. Profa. Dra. Rute Helena Trevisan (UEL)
- Dois anos de atividades do Planetário de Londrina. Ms Vanessa Queiroz e Juliana Romanzini (Planetaristas)
- A astronomia amadora e sua atuação na região norte-paranaense. (Miguel Moreno – Presidente do GEDAL)

4. APRESENTAÇÃO DE PALESTRAS E FILMES EDUCATIVOS DURANTE AS SESSÕES DE OBSERVAÇÃO DO OBSERVATÓRIO E DE SESSÕES DO PLANETÁRIO
Pretendemos receber, no Observatório da UEL, e no Planetário de Londrina, estudantes das escolas públicas e privadas, grupos de funcionários de empresas e outras entidades, além do público em geral, que se interessarem pela prática observacional, para a realização de observação noturna do céu. Tais observações serão complementadas com atividades extras, como a apresentação de filmes, vídeos educativos, palestras e/ou oficinas didáticas, de forma que, em caso de condições climáticas adversas que impeçam as observações do céu, a realização do evento não fica comprometida, já que essas serão feitas em local fechado (no interior do Observatório).

5. CICLOS DE OBSERVAÇÕES DO CÉU NOTURNO E DO SOL: A POPULARIZAÇÃO DA ASTRONOMIA NOS BAIRROS DE LONDRINA
Essa é outra ação que visa levar aos estudantes (e moradores) dos bairros de Londrina um pouco do conhecimento através da prática observacional. Para isso, serão utilizados 1 (um) telescópio refletor e 1 (um) telescópio refrator e equipamentos auxiliares. As observações serão realizadas com o auxílio de estagiários-bolsistas que tomam parte nesse sub-projeto. O Sol também será alvo de observações, sendo que estas acontecerão no centro da cidade (calçadão de Londrina) com datas ainda a serem determinadas. Realizaremos dois ciclos observacionais: um em 2009 e outro em 2010, com uma previsão total de 26 observações.

6. SESSÕES DE PLANETÁRIO ABERTAS AO PÚBLICO, COM ENTRADA FRANCA
Uma vez ao mês, teremos um dia de Sessão de Planetário, grátis, aberta ao público em geral.

7. UM MINUTO DE SABEDORIA ASTRONÔMICA ou ASTRO-NOTÍCIAS
A partir de 2009, a Rádio UEL-FM, que possui uma grande penetração entre a população de Londrina e região, exibirá uma série de programas (ao vivo e/ou previamente editadas) denominada “Um Minuto de Sabedoria Astronômica” ou “Astro-Notícias”. A série visa responder as indagações mais freqüentes relacionada direta ou indiretamente com a Astronomia que vimos recebendo no Observatório, Planetário de Londrina ou mesmo na UEL ao longo do tempo. Esta ação está sendo negociada, também, com outras emissoras de rádio que poderão integrar-se no projeto.


O PROJETO EM LONDRINA:

Trata-se de um projeto de extensão da UEL, intitulado: ATIVIDADES DE ASTRONOMIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA NO ANO INTERNACIONAL DE ASTRONOMIA, o qual se encontra apoiado pelo CNPq, na Linha : Apoio a Projetos de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia (Edital MCT/SECIS/CNPq No 63/2008).
A Execução do Evento se dará na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e no Planetário de Londrina e Observatório Astronômico da UEL.

ESPECIFICAÇÃO DA(S) LINHA(S) DE AÇÃO DO PROJETO
Apoio a Projetos de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia (Edital MCT/SECIS/CNPq No 63/2008)

INSTITUIÇÃO DE EXECUÇÃO DO PROJETO;
Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Planetário de Londrina e Observatório Astronômico da UEL

PESSOAL ENVOLVIDO NO PROEJETO IYA2009 LONDRINA

COORDENADORA E VICE

Profa. Dra. Rute Helena Trevisan
Diretora do Planetário de Londrina
Docente do Departamento de Física da UEL

Prof. Dr. Gilberto Carlos Sanzovo
Diretor do Observatório de Londrina
Docente do Departamento de Física da UEL

PESSOAL TÉCNICO DE LONDRINA ENVOLVIDO:
Amélia Siqueira
Ms. Deolinda Puzo
Juliana Romanzini
Ms. Vanessa Queiroz

COLABORADORES:
Prof. Ms Daniel Trevisan Sanzovo (UNIFIL - LONDRINA)
Miguel Moreno (Grupo GEDAL de Astrônomos Amadores de Londrina)
Newton Cesar Florencio – PET-Física/ UEL
Mario Victor Vilas Boas Bolsista - CNPq do projeto
Estagiários do Observatório: 4 alunos do Curso de Física da UEL
Estagiários do Planetário: 4 alunos do curso de Física da UEL

ENDEREÇO:
Departamento de Física
Planetário de Londrina
Universidade Estadual de Londrina
Cx. Postal 6001
86051-990 Londrina PR Brasil

 
 
O Projeto | História | O Projetor | Cursos | Eventos | Notícias | Fotos
Planetário de Londrina    Home    -   A Equipe   -   Localização   -   Email   Planetário de Londrina
Desenvolvido por Newton Cesar Florencio e Ricardo Martins Tristão