Planetário de Londrina

Home    -   A Equipe   -   Localização   -   Email
  O Projeto | História | O Projetor | Cursos | Eventos | Notícias | Fotos  
" Planetário de Londrina - Prefeitura Municipal de Londrina - UEL- Universidade Estadual de Londrina - Planetário de Londrina - Prefeitura Municipal de Londrina - UEL- Universidade Estadual de Londrina - Planetário de Londrina - Prefeitura Municipal de Londrina - UEL- Universidade Estadual de Londrina - Planetário de Londrina - Prefeitura Municipal de Londrina - UEL- Universidade Estadual de Londrina - Planetário de Londrina - Prefeitura Municipal de Londrina - UEL- Universidade Estadual de Londrina"  
Sobre o Planetário

Clique para ir:

Cursos

I Curso Astronomia ao Alcance de Todos

II Curso de Astronomia para Professores (2008)

I Curso de Astronomia para Professores (2007)

Eventos

I Ciclo de Palestras do Planetário de Londrina

Eclipse Solar Parcial ocorrido dia 11 de setembro de 2007 foi observado no Planetário de Londrina.

Representantes do Planetário e do Observatório estiveram em Assis-SP

Inauguração do Planetário de Londrina

Projetos

Dormindo Com as Estrelas







Cursos







I Curso Astronomia Ao Alcance de Todos (27,28 e 29 de fevereiro de 2008)


Número de vagas: 40
Data: 27,28 e 29 de Fevereiro de 2008

Objetivos: Este curso destinou-se a todos aqueles que possuem interesse pelos fenômenos celestes. Adequado a qualquer pessoa que goste do tema. A pretensões deste curso foi familiarizar os interessados com os conceitos e terminologia da Astronomia e Astrofísica modernas.

Público Alvo: Público em geral, leigos, astrônomos amadores, e demais interessados.
Carga Horária: 16h
Atividades: Aulas teóricas. Oficinas. Observações do Céu. Sessões de Planetário.
Local: Planetário de Londrina
Organização:
Dra. Rute Helena Trevisan - coordenadora (Docente departamento de Física da UEL, diretora do Planetário)
Mestre Deolinda Puzzo - organizadora (Técnica da Secretaria de Educação, PML, Coordenadora da Equipe pedagógica do Planetário)
Juliana Romanzini e Vanessa Queiroz (Planetaristas - CCE - UEL)
Newton Cesar Florencio (PET-Física-UEL)

Comissão de Apoio
Amélia Fioravante Siqueira (Secretaria Geral - UEL)
Estagiários: Gregório Henrique Cervejeira, Maurício Nonato Capucin, Paulo Sérgio de Camargo Filho, Bianca Akemi Kawata, José Emídio Gomes Benedito e Bruno Rostirolla.

fotos do I Curso Astronomia Ao Alcance de Todos (27, 28 e 29 de fevereiro de 2008):


 







II Curso de Astronomia para Professores(2008)

Número de vagas: 40
Data: 27, 28 e 29 Fevereiro

Objetivos: São três os principais objetivos deste curso:
1. Reformular os conceitos errados de astronomia entre os professores de ciências e áreas afins já que estes não tiveram o conteúdo de astronomia dentro de sua grade curricular, dando a eles a assistência necessária para isto, instruir os professores em como utilizar a astronomia (matéria interdisciplinar), para envolver e despertar interesse nos alunos para as outras ciências;
2. Colaborar de maneira efetiva no aprendizado de ciências dos professores para instruir como utilizar a astronomia com os alunos de ensino fundamental e médio, através de uma metodologia simples “Oficinas de Astronomia” e que desperta o interesse para observação da natureza e seus fenômenos.
3. Instruir os professores em “Como Utilizar o Planetário de Londrina no ensino de Ciências”, em sala de aula.

Público Alvo: Principalmente professores de pré-escola, e professores de ciências e geografia de ensino fundamental.
Ementa: O Sistema Solar, seus oito planetas e corpos menores.
O Sistema Solar e sua Mecânica. Leis Kepler. Fases da Lua e Estações do Ano. Evolução Estelar. Nascimento, vida e morte das estrelas.
Carga Horária: 30h
Atividades: Seminários, Observações do Céu, Sessões de Planetário.
Local: Planetário de Londrina
Taxa de inscrição: R$ 40,00 (inclui CD, coffee-breack, sessão de planetário e material didático para uso com crianças).

Recursos Humanos

Docentes:
Dra. Rute Helena Trevisan
Mestre Deolinda Puzzo
Dr. Gilberto Sanzovo
Bacharel Maurício Nonato Capucim
Newton Cesar Florencio

Organização:
Dra. Rute Helena Trevisan - coordenadora (Docente departamento de Física UEL, diretora do Planetário)
Mestre Deolinda Puzzo - organizadora (Técnica da Secretaria da Educação, PML, Coordenadora da Equipe pedagógica do Planetário)

Comissão de Apoio
Amélia Fioravante Siqueira (Secretaria Geral - UEL)
Juliana Romanzini (Planetarista - CCE - UEL)
Vanessa Queiroz (Planetaristas - CCE - UEL)
Estagiários: Gregório Henrique Cervejeira, Maurício Nonato Capucin, Paulo Sérgio de Camargo Filho, Bianca Akemi Kawata, José Emídio Gomes Benedito e Bruno Rostirolla.

fotos do II Curso de Astronomia para Professores (28 e 29 de fevereiro de 2008):




 







I Curso de Astronomia para Professores

fotos do I Curso de Astronomia para Professores "Turma A" (dezembro 2006):

fotos do I Curso de Astronomia para Professores "Turma B" (fevereiro 2007):

 







Eventos







I Ciclo de Palestras do Planetário de Londrina

I Ciclo de Palestras do Planetário de Londrina

 

 

 

 

O Planetário de Londrina inicia este ano o seu I Ciclo de Palestras, quando, uma vez por mês um palestrante convidado apresentará uma palestra temática sobre Astronomia. O evento é realizado sempre no último sábado do mês, às 17 horas, com duração de aproximadamente 1 hora, e acontecerá sempre após as sessões de Cúpula (O Príncipe sem Nome e O Céu de Londrina).

palestra do Prof. Dr. Mário Goto durante curso no Planetário

Este I Ciclo de Palestras é mais uma dentre as diversas atividades promovidas pelo Planetário, e que tem o objetivo de levar ao público de todas as idades a aprender mais sobre a Astronomia, apreciar e entender os segredos e mistérios do Universo, quebrando paradigmas e dissolvendo “concepções alternativas”.

As palestras estão organizadas de forma que os temas propostos possam abranger todas as áreas da astronomia, ou pelo menos grande parte dela, usando um vocabulário adequado ao público leigo, com entrada grátis.  Belas imagens e vídeos serão apresentados por especialistas, professores, astrônomos profissionais e amadores, além de muita informação e curiosidades sobre temas como: O Sistema Solar, Evolução das Estrelas, Galáxias, Buracos Negros, Astronáutica, História da Astronomia, e muitos outros.

 

Início do Ciclo de Palestras

 

O I Ciclo de Palestras do Planetário de Londrina iniciou no dia 29 de março, e o primeiro convidado foi o Astrônomo Amador Miguel Moreno, presidente do GEDAL – Grupo de Estudos e Divulgação de Astronomia, grupo de astrônomos amadores. público assistindo palestra na cúpula do Planetário durante curso

A entrada para a palestra é gratuita e para assisti-la o interessado deverá retirar uma senha antecipadamente para garantir o seu lugar. Estas senhas estarão disponíveis no planetário cinco dias antes de cada palestra, de segunda a sexta, no horário comercial.. As apresentações acontecem no próprio prédio do planetário que tem capacidade para quarenta e quatro pessoas confortavelmente sentadas e com a projeção dos slides e vídeos na própria cúpula.

O segundo tema versará sobre o Novo Sistema Solar, com o discente integrante do Pet-Física/UEL e do Planetário, Newton Cesar Florencio, e ocorrerá no dia 26 de Abril próximo.

Veja abaixo as fotos da primeira palestra do I Ciclo de Palestras do Planetário de Londrina:

 











(05/09/2007) Eclipse Solar Parcial de 11 de Setembro foi acompanhado do Planetário

Crédito: Planetário de Londrina
Eclipse Solar Parcial ocorrido dia 11 de setembro de 2007 foi observado no Planetário de Londrina.

Um eclipse solar ocorre quando há um alinhamento entre o Sol, a Lua e a Terra, de forma que o cone de sombra lunar atinge nosso planeta. Assim, observadores localizados no caminho de passagem da sombra podem ver o disco solar ser encoberto pela Lua. Dependendo da ocasião podemos ver um eclipse solar total, quando nosso satélite natural encobre totalmente o astro-rei, ou um eclipse solar parcial, quando apenas parte do Sol é encoberto. Nesta ocasião, quanto mais ao sul do país maior a magnitude do eclipse, assim, observadores de Londrina tiveram uma bela visão do fenômeno.

O espetáculo celeste começou próximo das 7h34 com máximo às 8h31 e seu término se dá por volta das às 9h34. Durante o máximo do eclipse a Lua encobriu cerca de 20% do disco solar não havendo diminuição relevante de luminosidade, de maneira que um desavisado nem notou o evento.

Atividade especial

O Planetário de Londrina e o Observatório Astronômico da UEL realizaram neste dia uma atividade especial para a observação do fenômeno. Uma turma da Escola Municipal Cecília Hermínia e do Colégio Newton Guimarães foram convidados a estar no Planetário e acompanhar o evento. O público em geral também foi convidado a comparecer durante o eclipse e poder apreciá-lo sem o risco de lesionar os olhos.

Na ocasião os presentes foram orientados como fazer a observação de maneira segura, e foram colocados a disposição dos presentes, equipamentos adequados. A observação foi realizada utilizando os métodos mais seguros: projeção, câmara “Pin-Hole”, projeção do Sol com espelho no interior da cúpula, além do uso de filtros adequados para a observação solar.

Durante a atividade ainda houve uma pequena explanação sobre o fenômeno, e a turma de alunos ainda assistiram às sessões de cúpula (O Príncipe Sem Nome e O Céu de Londrina).
Crédito: Planetário de Londrina
Bela imagem do eclipse parcial projetado no interior da cúpula do planetário.







(31/05/2007) Representantes do Planetário e do Observatório estiveram em Assis-SP

Do dia 28 ao dia 30 de maio, a FEMA (Fundação Educacional do Município de Assis-SP) realizou a VII Jornada de Matemática, na qual representantes do Planetário de Londrina e Observatório da UEL, foram convidados pelo coordenador do evento o Prof. Ms. Cleiton Joni Benetti Lattari, a participar e ministrar palestras e oficinas aos participantes.

Na segunda-feira, palestra de abertura "Da terra aos superaglomerados de galáxias", proferida pelo Prof. Dr. Gilberto Carlos Sanzovo (Coordenador do Observatório da UEL), foi realizada com a presença de grande platéia no anfiteatro da instituição.

sala lotada durante palestraNa terça, Mauríco Capucim (representando o Observatório da UEL) e Newton Cesar Florencio (representando o Planetário de Londrina), realizaram juntos duas palestras: pela manhã "A Lua e o Sol" foram os temas da palestra para cerca de 80 pessoas entre alunos e professores, e a tarde, o tema foi "Telescópios" onde puderam apresentar e comparar alguns equipamentos.

fila para ver a Lua

Ainda na terça-feira, Maurício e Newton ainda realizaram uma Observação Noturna na quadra de esportes da instituição das 19:30 até as 23:00 hrs. Através de um telescópio Refletor de 114 mm e um Refrator de 80 mm, cerca de 400 pessoas entre alunos, professores, e pessoas da comunidade que estiveram por ali, puderam aprender um pouco sobre o céu e apreciar alguns objetos celestes como: A Lua, Júpiter, Saturno, Vênus, e alguns aglomerados estelares. "Mesmo com o frio alguns alunos ficaram a noite toda conosco" disse Maurício.

No encerramento na quarta-feira, ainda ligado ao tema Astronomia o Professor Cleiton dirigiu ao público a palestra "Matemática do Sim e do Não: ou Aprendendo Astronomia com os Signos".







(02/06/2007) Inauguração do Planetário de Londrina

O Planetário de Londrina foi inaugurado no dia 01 de junho de 2007, às 10:00 Hrs da manhã. Destacamos a presença do Prefeito de Londrina Sr. Nedson Micheleti, o Vice-Governador do Estado o Sr. Orlando Pessutti, o Reitor da UEL o Sr. Wilmar Marçal, vários outros convidados especiais e o público em geral. Após a cerimônia e o descerramento da placa inaugural, os convidados puderam assistir uma pequena sessão preparada especialmente para esta data e ainda conhecer as instalações do planetário.

veja as fotos da Inauguração:

 







Projetos







Projeto Dormindo Com As Estrelas

As crianças poderão experimentar no final das férias de Julho, passar uma noite desvendando os segredos do universo e conhecendo o céu de nossa cidade. Trata-se do projeto Dormindo com as Estrelas no Planetário de Londrina, que acontecerá nos dias 27 e 28 de Julho e receberá crianças de sete a onze anos para um pernoite com as estrelas e muito mais.

As crianças que participarem chegarão no Planetário na sexta–feira por volta das 18:30 e só irão embora no dia seguinte às 11 horas da manhã.

PROGRAMAÇÃO

Chegada: dia 27 das 18h30 às 19h00

As crianças serão recebidas pela equipe do planetário, que será responsável por elas durante o período em que ficarem sob nossa guarda.

Equipe: A equipe responsável é composta por seis pessoas, sendo que quatro delas passarão todo o tempo com as crianças:

NomeFormaçãoFunção no PlanetárioFunção no Projeto
Rute Helena Trevisan Doutora em Astrofísica Diretora Coordenadora
Amélia Fioravante Siqueira Licenciada em Ciências Secretária
Executiva
Logística e Organização
Juliana Romanzini Bacharel em
Física
Planetarista Planetarista e Docente
Newton Cesar Florencio Licenciado em Ciências Astrônomo Amador
e Estagiário
Observações do
Céu e Docente
Vanessa Queiroz Licenciada em
Física
Planetarista Planetarista e Docente
Deolinda Puzzo Mestre em Ensino de Ciências Assessora Pedagógica Assessora Pedagógica e Docente

*** Contaremos também com um guarda da empresa de vigilância CENTRONIC, responsável pela segurança do prédio.

Cronograma

HoraAtividade
Dia 27 -
18:30h – 19:00h Chegada (Atividades Lúdicas)
19:00h – 19:40h Sessão de Planetário: O príncipe sem Nome
20h Jantar

21h Aprendendo sobre as constelações no planetário
21:30h – 22:30h Observação do Céu com telescópio, reconhecendo constelações,

Júpiter, Saturno, Vênus, Lua e outros corpos.

23:00 h Lanchinho
23:30 h Hora de dormir: Sessão de relaxamento com música calma, estória,

e céu de estrelas.

Dia 28 -
08:00 - 9:00 Despertar - Café da Manhã
9:00 – 10:00 Atividades Lúdicas: basquete lunar, buraco negro entre outras.
10:00h – 11:00 Atividade: Estudando o Sol a nossa estrela.

Observação do Sol por Projeção com telescópio.

11:00h Saída com o responsável.

Inscrições:baixe a ficha de inscrição CLICANDO AQUI. Para efetuar a inscrição, entregue esta ficha preenchida no Planetário de Londrina de segunda à sexta das 8h30 às 11h30, ou das 14h30 às 17h30.

Prazo para as incrições: de 16 a 25 de Julho de 2007.

Vagas: 20, mas é preciso haver no mínimo 10 inscrições para que o evento aconteça.

Idade: 7 a 11 anos.

Preço: R$ 80,00 por criança. Para grupos de 2 ou mais crianças, R$ 60,00 cada. No valor da inscrição está incluído:

- Jantar: lanches mais sobremesa;
- Lanchinho: suco ou todinho com bolachas
- Café da manhã: chocomilk, suco, bolinho (chocolate, morango), sanduíche (presunto e queijo) e uma fruta;
- Camiseta do “Dormindo com as Estrelas”
- Um cd com fotos do evento;
- Material construído durante o evento;
- Sessão de Planetário.

Data: Do dia 27/07 apartir das 18:30 até 28/07 as 11:00.




Para mais informações ligue: (43) 3344-1145
Planetário de Londrina - Rua Benjamin Constant n. 800 Centro - Londrina (ao lado do Museu Histórico)
Veja o mapa

 
 
O Projeto | História | O Projetor | Cursos | Eventos | Notícias | Fotos
Planetário de Londrina    Home    -   A Equipe   -   Localização   -   Email   Planetário de Londrina
Desenvolvido por Newton Cesar Florencio e Ricardo Martins Tristão