O simpósio comemorativo dos 40 anos do laboratório de física nuclear aplicada (LFNA) da universidade estadual de londrina destaca sua atuação no desenvolvimento de pesquisas de na área de aplicações em física nuclear.

A história e o desenvolvimento do grupo de física nuclear aplicada, iniciada em 1977, se confunde com a do próprio departamento de física e, em especial, com a história da implantação e desenvolvimento das atividades de pesquisa na uel. Durante estes 40 anos de atividades do GFNA, além da estruturação do grupo, do laboratório e da produção científica, o grupo contribuiu com a formação de recursos humanos em todos os níveis, desde a iniciação científica junior até a formação de doutores. Este simpósio de comemoração convidou um grande número de ex-alunos do LFNA que estão trabalhando em diferentes universidades e regiões do país. O simpósio comemorativo contará com apresentações de seminários sobre o estado da arte das técnicas de pesquisa desenvolvidas no grupo, seguidas de apresentações curtas de aplicações da respectiva técnica.

A comissão organizadora do simpósio deseja que o evento propicie um ambiente de confraternização e interação entre pesquisadores, docentes, técnicos e acadêmicos.

O Curso de Física tem por meta a formação de profissionais com uma visão ampla e flexível, capazes de suprir as expectativas atuais do mundo do trabalho e adequar-se às novas necessidades deste mundo. O Curso de Bacharelado em Física tem como objetivo a formação, em nível de graduação, de profissionais na área de Física. O bacharel em Física atua na pesquisa pura e aplicada, nos institutos de pesquisa, nas indústrias e nas Universidades e está apto a ingressar nos cursos de pós-graduação em Física e áreas congêneres. O curso oferece uma formação acadêmica de excelente nível. O curso de Licenciatura em Física tem como seu objetivo principal a formação de professores para o ensino médio na área de Física, que estejam habilitados a disseminar o saber científico e a atitude investigativa a diferentes instâncias sociais.

Com a criação dos cursos de Mestrado e o Doutorado em Física, Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática e Especialização para o Ensino de Física, a “Semana de Física” tornou-se muito importante como sendo um momento de interação entre os alunos de graduação, pós-graduação, pesquisadores e professores. Outro ponto relevante é o contato direto dos participantes com pesquisadores de nível Nacional e Internacional de instituições consideradas de excelência. A criação dos cursos de pós-graduação deram novos rumos ao evento, que inicialmente atendia apenas aos alunos de graduação, hoje durante a semana da Física desenvolvem-se mini-cursos também voltados para a pós-graduação além de cursos específicos para graduação.

Este ano de 2017, em particular, os alunos das rede estadual e municipal de ensino medio terão a inscrição gratuita para as palestras da SEFIS2017.

Além dos objetivos claros que ecoam, os princípios da educação e da difusão do conhecimento, a semana da Física visa atrair alunos de vocação e interesse para os cursos de graduação.

Entre os dias 25 e 29 de Setembro o Departamento de Física Promove mais uma SEFIS.


Notícias
Falha ao conectar com o banco de dados! Consulte o administrador do sistema.
 
Apoio

Edições anteriores
XX Semana da Física
XIX Semana da Física
XVIII Semana da Física
XVII Semana da Física
XVI Semana da Física
XIV Semana da Física
XIII Semana da Física
XII Semana da Física
XI Semana da Física
X Semana da Física
© 2017 Departamento de Física