XXIII Semana da Física: O centenário do Teorema de Noether

O Curso de Física tem por meta a formação de profissionais com uma visão ampla e flexível, capazes de suprir as expectativas atuais do mundo do trabalho e adequar-se às novas necessidades deste mundo. O Curso de Bacharelado em Física tem como objetivo a formação, em nível de graduação, de profissionais na área de Física. O bacharel em Física atua na pesquisa pura e aplicada, nos institutos de pesquisa, nas indústrias e nas Universidades e está apto a ingressar nos cursos de pós-graduação em Física e áreas congêneres. O curso oferece uma formação acadêmica de excelente nível. O curso de Licenciatura em Física tem como seu objetivo principal a formação de professores para o ensino médio na área de Física, que estejam habilitados a disseminar o saber científico e a atitude investigativa a diferentes instâncias sociais.

Com a criação dos cursos de Mestrado e o Doutorado em Física, Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática e Especialização para o Ensino de Física, a “Semana de Física” tornou-se muito importante como sendo um momento de interação entre os alunos de graduação, pós-graduação, pesquisadores e professores. Outro ponto relevante é o contato direto dos participantes com pesquisadores de nível Nacional e Internacional de instituições consideradas de excelência. A criação dos cursos de pós-graduação deram novos rumos ao evento, que inicialmente atendia apenas aos alunos de graduação, hoje durante a semana da Física desenvolvem-se mini-cursos também voltados para a pós-graduação além de cursos específicos para graduação.

Este ano de 2018, em particular, os alunos das rede estadual e municipal de ensino médio, mais uma vez, terão a inscrição gratuita para as palestras da SEFIS2018.

Além dos objetivos claros que ecoam, os princípios da educação e da difusão do conhecimento, a semana da Física visa atrair alunos de vocação e interesse para os cursos de graduação.

A XXIII Semana da Física realizada pelo departamento de física da UEL, em parceria com o grupo PET-Física, homenageia o centenário do Teorema de Noether, além de ressaltar a importância da representatividade e diversidade na Física.

Demonstrado e publicado em 1918, o teorema de Noether afirma que a cada simetria contínua corresponde uma corrente que satisfaz uma equação de continuidade, ou, equivalentemente, uma quantidade que é conservada.

Nascida em Erlangen, na Alemanha, em 23 de março de 1882, Amalie Emmy Noether foi uma matemática e física alemã de origem judaica, considerada por Albert Einstein como a mulher mais importante na história da matemática. Foi uma grande algebrista, que para além de ter trabalhado com álgebra abstrata, dando atenção especial aos anéis, grupos e corpos, trabalhou também na teoria dos ideais e das álgebras não-comutativas.


Notícias
Falha ao conectar com o banco de dados! Consulte o administrador do sistema.
 
Apoio

Edições anteriores
XXII Semana da Física
XXI Semana da Física
XX Semana da Física
XIX Semana da Física
XVIII Semana da Física
XVII Semana da Física
XVI Semana da Física
XIV Semana da Física
XIII Semana da Física
XII Semana da Física
XI Semana da Física
X Semana da Física
© 2018 Departamento de Física