Durante os dias 09 e 13 de Setembro estaremos realizando a XVIII Semana Científica da Física da Universidade Estadual de Londrina (XVIII SEFIS) e o II Workshop em Ciência Forense do Paraná (II WCFPR). Desde já damos as boas vindas a todos os conferencistas e participantes.

Vamos aproveitar a XVIII SEFIS e II WCFPR para homenagear Henry Gwyn Jeffreys Moseley (1887 - 1915) chamando a atenção para a sua descoberta que é menos visível do que outras descobertas científicas, mais conhecidas do grande público, mas que não é menos importante. Henry Moseley foi o primeiro a medir, em 1913, os comprimentos de onda das radiações Kα e Lα de alguns elementos químicos, obtendo uma relação entre os comprimentos de onda das radiações emitidas em função do número atômico.

Por essa descoberta foi capaz de observar a existência de lacunas na tabela periódica, como por exemplo, elementos de número atômico 43, 61, 72 e 75, os quais só vieram a ser descobertos posteriormente. Os dois primeiros são elementos raros que foram descobertos na década de 1920 (Háfnio e Rênio), e os outros dois elementos produzidos após a descoberta da radioatividade artificial (Tecnécio e Promécio), respectivamente. Graças a esse trabalho a tabela periódica adquiriu a forma como a conhecemos nos dia de hoje. Para conhecer mais sobre o assunto, acesse as páginas do Grupo de Física Nuclear Aplicada e do Laboratório de Difração de Raios X, ou visite o Laboratório de Microscopia e Microanálise da UEL.

Moseley abandonou a cátedra em Física na Universidade de Oxford, quando a Primeira Guerra Mundial estourou, se alistando no exército britânico. Morreu em combate durante a Campanha de Galípoli, Turquia, em 10 de Agosto de 1915. Muito provavelmente, Moseley, teria sido um forte candidato ao Prêmio Nobel de Física! Sobre Moseley, Isaac Asimov (1920-1992) escreveu "his death might well have been the most costly single death of the War to mankind generally".

A programação da XVIII SEFIS & II WCFPR compreende conferências, palestras e atividades hands-on com atividades práticas, oferecidos por professores e pesquisadores das mais renomadas Instituições do Brasil e exterior. Desta forma os estudantes terão oportunidade em adquirir uma visão mais próxima e direta não somente com o pesquisador, mas também com as atividades de pesquisa no campo da ciência e tecnologia, no próprio ambiente acadêmico-científico onde as mesmas são desenvolvidas.

Nesse sentido, as atividades da XVIII SEFIS & II WCFPR são norteadas pelo princípio da indissociabilidade tendo como foco norteador a tríade ensino, pesquisa e extensão. Desta forma, a comissão organizadora do evento tem contemplado as três áreas da formação acadêmica, de forma equilibrada, contribuindo, para a reflexão e autonomia intelectual dos participantes dos eventos.


Notícias
Falha ao conectar com o banco de dados! Consulte o administrador do sistema.
 
Apoio

Edições anteriores
XVII Semana da Física
XVI Semana da Física
XIV Semana da Física
XIII Semana da Física
XII Semana da Física
XI Semana da Física
X Semana da Física
© 2013 Departamento de Física