Home »

 

Histórico

 

Histórico do Departamento de Computação

Tudo começou na década de 80, quando na UEL era oferecida apenas a modalidade de “Análise de Sistemas” dentro do curso de Administração, com toda a parte computacional mantida pelos professores do Departamento de Matemática Aplicada. A necessidade de melhoria na qualidade de ensino e aumento da qualificação da massa crítica nesta área eram evidentes.
Foi então que, em 1989 implantou-se o curso de “Especialização em Ciência da Computação”, conveniado com a IBM/BR e COPPE/RJ. Foi um grande passo, mas o curso de Graduação em Ciência da Computação precisava ser criado.

Com a assessoria de qualificados profissionais da COPPE/UFRJ e ILAT/IBM BRASIL, foi elaborado o projeto do curso de Graduação em Ciência da Computação, apreciado e aprovado em 1990. O curso começou a ser implantado no primeiro semestre de 1991.

A partir desta data, houve por conseqüência um crescimento vertiginoso do Departamento de Matemática Aplicada, quanto a:

  • diversidade de disciplinas;

  • diferentes curso atendidos;

  • grande número de alunos;

  • peculiaridades específicas das grandes áreas envolvidas: Estatística, Matemática Aplicada e Computação;

Então, pela complexidade na organização administrativa, e dificuldade de capacitação e do planejamento acadêmico, foi feito o desdobramento do Departamento em dois outros, cada um, abrangendo as áreas e disciplinas que apresentavam maior afinidade de conteúdo e de metodologia.

Assim, nasceu o Departamento de Computação.