Home » Blog » Demora na transição para IPv6 pode trazer problemas

 

Demora na transição para IPv6 pode trazer problemas

 

A transição do IPv4 para IPv6, necessária para que as redes IP e a Internet continuem a se expandir, tem levado bem mais tempo do que havia sido planejado. Apesar dos esforços do NIC.br, que tem dado forte suporte a toda a comunidade de TI no Brasil para a realização da transição, as estatísticas de utilização de IPv6 não são nada animadoras. Provavelmente, a raiz da demora é a grande diferença existente entre as duas versões do protocolo, que acaba assustando todos os responsáveis pela transição. É importante lembrar que grandes organizações da área de telecomunicações costumam ser conservadoras ao investir em novas tecnologias e equipamentos, já que o montante de dinheiro investido costuma ser muito alto. Enfim, pesa também o temor de instabilidade e diminuição de confiabilidade que pode vir após a transição, já que o IPv6 não é uma tecnologia tão madura ainda como é o IPv4.

Mesmo com tantos desafios, é importante que a transição seja iniciada imediatamente. O esgotamento dos endereços IPv4 é um caminho sem volta, e a expansão da Internet e dos serviços IP depende da implantação do IPv6.

Para quem quiser ler um pouco mais sobre a transição para o IPv6, acesse este link que traz artigo de hoje publicado no http://cio.uol.com.br/.

 

Tags: ,