CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM
PSICOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO

GRADE CURRICULAR


 
 

O curso oferece aos alunos um conjunto de disciplinas que o auxiliarão a compreender os fenômenos educacionais sob uma perspectiva teórica. Além disso, o aluno deverá envolver-se num trabalho prático-teórico que será objeto de reflexão em sua monografia. Assim, a grade curricular do curso compreende as seguintes disciplinas:
 

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

Os alunos deverão cumprir 18 créditos de disciplinas obrigatórias
 

ORIENTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA EM PSICOLOGIA EDUCACIONAL

Ementa: Uso da informação em Psicologia Educacional. Métodos e técnicas da pesquisa bibliográfica. Normatização do trabalho científico.

FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA PSICOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO

Créditos: 03
Carga Horária: 45
Ementa: Psicologia Escolar: surgimento e desenvolvimento. Fundamentos teóricos da Psicologia e sua aplicabilidade no contexto educacional. Perspectivas atuais e futuras da Psicologia no contexto educacional.
 
 
DESENVOLVIMENTO HUMANO: TÓPICOS AVANÇADOS E IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS
Créditos: 03
Carga Horária: 45
Ementa: A contribuição de Vygotsky para a Psicologia do Desenvolvimento e Educação. Pressupostos do Modelo Contextualista Histórico do Desenvolvimento. Socialização da Criança Pré-escolar para o desenvolvimento da autonomia. O jogo no desenvolvimento da criança. A Criança Pré-escolar nas creches: aspectos educacionais.
 
 
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NA ESCOLA PÚBLICA
Créditos: 03
Carga Horária: 45
Ementa: A escola pública como local de trabalho. A natureza do trabalho pedagógico como determinante de sua administração. Revisão teórico-crítica do movimento da escola pública no Brasil.
 
 
PESQUISA EM PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Créditos: 03
Carga Horária: 45
Ementa: Retrospectiva histórica da pesquisa em Psicologia Educacional. A questão da neutralidade em pesquisa científica. Metodologias de pesquisa: pesquisa participante; pesquisa-ação; pesquisa etnográfica e estudo de caso. O projeto de pesquisa e suas etapas.
 
 
MITOS, PRECONCEITOS E IDENTIDADE NO PROCESSO EDUCACIONAL

Créditos: 03
Carga Horária: 45
Ementa: Aspectos psicossociais da modernidade: o homem unidimensional. Mitos e preconceitos dominantes na modernidade: racionalidade tecnológica. Movimentos sociais e as identidades plurais. Minorias e a negação da subjetividade dominante. Implicações políticas do processo educacional.
 
 
SAÚDE MENTAL E A PRÁTICA PROFISSIONAL PREVENTIVA
Créditos: 03
Carga Horária: 45
Ementa: Enfoque teórico da relação Saúde Mental e Trabalho. A abordagem Psicossocial e a Interdisciplinaridade. Métodos e Temas em Saúde Mental.
 

MONOGRAFIA - sob a orientação de um docente, o aluno deverá realizar um monografia.
 

DISCIPLINAS OPTATIVAS
Os alunos deverão cumprir 6 créditos, sendo 3 em Aprendizagem Escolar e 3 em Psicologia Escolar.

TEMAS EM APRENDIZAGEM: ALFABETIZAÇÃO
Créditos: 03
Carga Horária: 45
Ementa: Interação Social. Processos psicológicos e cognitivos envolvidos na aquisição da leitura, escrita e cálculo. Relação teoria e prática. Implicações psico-pedagógicas da alfabetização em crianças, adolescentes e adultos.
 
 
TEMAS EM APRENDIZAGEM: EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA
Créditos: 03
Carga Horária: 45
Ementa: História da sexualidade e da Educação Sexual no Brasil. Fundamentos básicos da Educação Sexual. Abordagens da Educação Sexual. Educação Sexual para deficientes mentais e físicos. Abuso sexual. Educação Sexual e projeto político de leiturização.
 
 
TEMAS EM APRENDIZAGEM: OS INDIVÍDUOS ESPECIAIS
Créditos: 03
Carga Horária: 45
Ementa: A excepcionalidade. Enfoque psicossocial da excepcionalidade. Detecção preventiva de déficits no desenvolvimento. Ações preventivas, reeducativas e de acompanhamento ao indivíduo especial e respectiva família. A interdisciplinaridade na Educação Especial.
 

TEMAS EM APRENDIZAGEM: DISCIPLINA ESCOLAR E CIDADANIA

Ementa: A psicogênese dos conceitos morais - a construção da autonomia moral e intelectual. A ética como tema transversal. Educação moral, limites  e disciplina escolar. Autonomia moral e o exercício da cidadania.
 

TEMAS EM PSICOLOGIA ESCOLAR: DISTÚRBIOS ESPECÍFICOS DO DESENVOLVIMENTO
Créditos: 03
Carga Horária: 45
Ementa: Os distúrbios do desenvolvimento e suas implicações no rendimento acadêmico de crianças, jovens e adultos. Os processos cognitivos relacionados aos distúrbios em diferentes perspectivas teóricas. Processos diagnósticos e procedimentos de intervenções para áreas específicas do conhecimento escolar. Elaboração de laudos técnicos e medidas profiláticas.
 
 
TEMAS EM PSICOLOGIA ESCOLAR: A ESCOLA COMO FENÔMENO SÓCIO - HISTÓRICO - CULTURAL
Créditos: 03
Carga Horária: 45
Ementa: A escola como um espaço sócio - histórico - cultural. Relação pesquisa intervenção na Psicologia Escolar : a análise institucional, a observação participante e o cotidiano escolar. A atuação do psicólogo escolar e interdisciplinaridade.
 
 
TEMAS EM PSICOLOGIA ESCOLAR: INTERAÇÕES NO COTIDIANO ESCOLAR
Créditos: 03
Carga Horária: 45
Ementa: O Sistema Educacional e a Estrutura Escolar. Interações intra e extra escolares. As interações nos diferentes níveis de seriação : pré-escolar, 1ª à 4ª séries, 5ª à 8ª séries. Principais dificuldades interacionais no cotidiano escolar. Ação interdisciplinar.