CLINICA PSICOLÓGICA

 

O Departamento de Psicologia e Psicanálise presta serviços à comunidade através da Clínica Psicológica da UEL, a qual tem como função servir de campo de estágio para as atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Psicologia, oferecendo prestação de serviços à comunidade interna (UEL) e externa (Londrina e região), bem como para beneficiários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Clínica Psicológica foi instalada em 1976, com a implantação do 5º ano no curso de Psicologia da UEL (Habilitação: Formação de Psicólogo).

Em 1992, a Clínica Psicológica atuava como um serviço de extensão da Universidade Estadual de Londrina, denominando-se Serviço de Psicologia Aplicada (S.P.A.), vinculada aos departamentos de Psicologia, principalmente aos departamentos de Psicologia Geral e Análise do Comportamento e Fundamentos de Psicologia e Psicanálise, que ofereciam estágios na área de Psicologia Clínica aos alunos do curso de Psicologia. Esses dois departamentos tinham também a responsabilidade de coordenar o Serviço de Psicologia Clínica, através de revezamento. Assim como tradicionalmente os alunos desenvolviam seu estágio em clínica neste órgão, o mesmo era conhecido como Clínica Psicológica (conforme Informativo da coordenação do Serviço de Psicologia Aplicada, de 10/03/1992).

Em 1999, o Serviço de Psicologia Aplicada (Clínica Psicológica) foi transformado em Núcleo de Psicologia Clínica (Resolução CA nº 198/99, de 11/11/1999), vinculado acadêmica e administrativamente ao Centro de Ciências Biológicas. Desde então, o Diretor deste órgão passou a ser eleito pelos alunos da 5ª série do curso de Psicologia e pelos docentes que atuavam como supervisores de estágio na área de Psicologia Clínica.

Em 2009, o Núcleo de Psicologia Clínica foi institucionalizado como Órgão Suplementar da Universidade Estadual de Londrina (Resolução CU nº 0159/2009, de 31/07/2009), passando a denominar-se Clínica Psicológica (CP-UEL), subordinado administrativamente à Reitoria da UEL e academicamente ao Centro de Ciências Biológicas, regendo-se pelo disposto no Estatuto e Regimento da UEL e pelas disposições de seu Regimento, aprovado pela Resolução CU nº 0260/2009, de 15/12/2009.