EIXO 01 |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS |
T47 | MÓDULOS DIDÁTICOS PRODUZIDOS PELO PIBID/UFSM- ENSINO DE CIÊNCIAS -
Vanessa Nascimento Pereira, Marcia Melchior, Sabrina Canha Santos,
Carla Vargas Pedroso, Marisa Ana Klüsener, Mary Angela Leivas Amorim |
T48 | A EXPERIÊNCIA DA EDUCAÇÃO TUTORIAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS - Kelly Callegaro, Tamini Wyzykowski, Alex Pires de Mattos, Carine Kupske, Roque Ismael da Costa Güllich, Erica do Espírito Santo Hermel, Luis Fernando Gastaldo |
T49 | O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS: EXPERIÊNCIA VIVENCIADA EM UMA ESCOLA DE SUPERAÇÃO - Sueme Ueno, Patrícia de Oliveira Rosa-Silva, Silmara Sartoreto de Oliveira |
T50 | NOVAS CONFIGURAÇÕES CURRICULARES, DINAMIZADAS ATRAVÉS DE METODOLOGIAS DIALÓGICO/PROBLEMATIZADORAS - Maine Bastos Turchetti, Tamine Santos da Silva, Diva Valente Becker, Neiva Maria Frizon Auler, Catiane Mazocco Paniz |
T51 | OFICINA PEDAGÓGICA: INSTRUMENTO PARA FORMAÇÃO DOCENTE E DINAMIZAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA ESCOLA PÚBLICA - Ruth Janice Guse Schadeck, Márcia Helena Mendonça, Marco Antonio Ferreira Randi, Alana Ohashi, Carolina Mathias, Débora Cestaro, Debora Regina dos Santos, Emanuelle Pinheiro, Fabrício Messias Rosa, Fabrício Salles Rosa Solak, Felipe Augusto Cini da Silva, Felipe Brandalise de Araújo, Felipe Neves Ferrari, Guilherme de Souza Nogueira, Isabela Menezes, Júlia Henke, Kyani Toma de Mira, Lucas Rueles, Marcela Clarissa Padeski Ferreira, Rafael Vitame Kawano, Samia Talise El Horr de Moraes, Thalita de Oliveira Bastos, Vanessa Vlinieska, Viviane Michaluz, Wesley Tenorio de Oliveira |
T52 | CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS- Briseidy Marchesan Soares, Carla Camargo Reginaldo, Márcia Zschornack Marlow Santos, Jéssica Giovelli, Alfiere Roberto Callegaro, Maiara Dall´Aqua, Dania Hanel |
T53 | O LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA: A ESCOLHA DE UM RECURSO ADEQUADO À PRÁTICA PEDAGÓGICA - Denise Estorilho Baganha, Carlos Eduardo Fortes Gonzalez, Danielle Glaser Boal |
T54 | O OLHAR SENSÍVEL DA ARTE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E NA FORMAÇÃO DOCENTE - Rosemar de Fátima Vestena, Valdir Pretto, Cristiano Bittencourt dos Santos |
T55 | IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA - Jéssica Magon Garcia, Eloiza Muniz Capparros, Ana Tiyomi Obara |
T56 | A VIVÊNCIA DA REALIDADE ESCOLAR NOS PRIMEIROS ANOS DA GRADUAÇÃO: A VISÃO DE TRÊS ALUNOS PARTICIPANTES DO PIBID-BIOLOGIA-UFTM - Rafael Lima Martins, Fernanda Velasco Fernandes de Jesus, Luciana Moreira Nascimento, Honor Leite de Araújo Junior, Simone Acrani |
T57 | UM NOVO OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA - Tailine Gonçalves, Fernanda da Costa da Silva, Dora Elisa Fillmann Barreto Soccal, Neiva Maria Frizon Auler |
T58 | REALIZAÇÃO DO PROJETO PIBID CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UFTM: PARCERIA POSITIVA ENTRE A UNIVERSIDADE E A EDUCAÇÃO BÁSICA - Simone Acrani, Anésia Marina dos Santos Silva, Honor Leite de Araújo Junior, Maria Célia Borges |
T59 | ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS DE BOTÂNICA E ZOOLOGIA POR PROFESSORES DE BIOLOGIA - Dulcinéia Ester Pagani Gianotto, Marion Haruko Machado, Maria Aparecida Sert, Flávia Sicielli de Lima |
T60 | ENSINO DAS MALFORMAÇÕES CONGÊNITAS: UMA APROXIMAÇÃO NECESSÁRIA ENTRE EMBRIOLOGIA E GENÉTICA - Graciele Dillmann, Maria Cristina Pansera-de-Araújo |
T61 | IMAGENS SOBRE ENVELHECIMENTO POPULACIONAL HUMANO NO LIVRO DIDÁTICO - Joseana Stecca Farezim-Knapp, Maria Cristina Pansera-de-Araújo |
T62 | SOBRE CURRÍCULO, PODER E FORMAÇÃO DE PROFESSORES - Sandra Nazaré Dias Bastos |
T63 | MATERIAIS PEDAGÓGICOS DE BOTÂNICA E ZOOLOGIA: UMA PRODUÇÃO COLETIVA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS - Dulcinéia Ester Pagani Gianotto, Marion Haruko Machado, Maria Aparecida Sert, Flávia Sicielli de Lima |
T64 | O VULCÃO QUE IMPRESSIONOU AS PROFESSORAS DE CIÊNCIAS - Carine Kupske, Erica do Espírito Santo Hermel, Roque Ismael da Costa Güllich, Solange Jaskulski Thomas |
T65 | MONITORIAS DIDÁTICO-CIENTÍFICAS EM ESCOLAS BÁSICAS: CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS DE BIOLOGIA - Viviane Sousa Miranda, Laís Madrid, Neusa Maria John Scheid, Briseidy Marchesan Soares, Maria Lorete Thomas Flores |
T66 | A FORMAÇÃO INICIAL NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA CONCEITUAL DA GENÉTICA NO ENSINO MÉDIO - Lise Ane Henn, Maria Cristina Pansera de Araújo |
T67 | A ARTE DOS PRIMEIROS PASSOS EM UMA TURMA DO ENSINO MÉDIO: A QUESTÃO DA CONTEXTUALIZAÇÃO E O TRABALHO COM JOVENS ESTUDANTES - Marcelo D’Aquino Rosa, Ana Paula Ramos Costa |
T68 | INTERVENÇÕES CURRICULARES ATRAVÉS DA INTERAÇÃO DIALÓGICA EMBASADO NOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS - Patrícia Fantinel Becher, Claiton Huber Salvador, Norma Oliveira Prates, Dora Elisa Fillmamm Soccal, Neiva Maria Frizon Auler, Catiane Mazzoco Paniz |
T69 | CONTRIBUIÇÕES DAS ATIVIDADES DE MONITORIA NO COMPONENTE CURRICULAR DE ANATOMIA HUMANA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE - Francielli Werlang Puhl, Maria Cristina Pansera de Araújo |
T70 | CONHECENDO AS DISSERTAÇÕES E TESES SOBRE ETNOBIOLOGIA E COMUNIDADES INDÍGENAS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA - Cássia Silene Cervi Anéas, Alice Teresa Valduga, Sônia Beatriz Balvedi Zakrzevski |
T72 | A CONSTITUIÇÃO DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O PROTAGONISMO DOCENTE - Luís Fernando Gastaldo, Ana Maria Spohr Recchi |
T73 | CONSTRUÇÃO DE MÉTODOS DE TRABALHO EDUCATIVO DE CONSCIENTIZAÇÃO COMO PRÁTICA DE LIBERDADE - Tiago Reale, Adriano Almeida Forigo, Edith Ester Zago de Mello, Helena Paula Viaro, Rafael Junqueira Moreira |
T74 | TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM AULAS DE BIOLOGIA: A EVOLUÇÃO NA ESPÉCIE HUMANA- Mariana Perez Maranho, Maria Julia Corazza |
T75 | O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS: DISCUTINDO A ALQUIMIA NO ENSINO MÉDIO - Débora Antonio da Silva, Uendinara Bilibio, Marlon Gonçalves Gauna, Antonio Rogério Fiorucci, Edemar Benedetti Filho, Daiane Cristina Araújo Domingos |
T76 | ESTUDOS DO MAR: PRÁTICA VIVENCIADA POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM FORMAÇÃO CONTINUADA DO PDE/2010 DO ESTADO DO PARANÁ - Vera Lucia Bahl de Oliveira, Cecilia Margarita Guerrero Ocampo, José Claro da Fonseca Neto |
T77 | ESTUDO DO MEIO NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA ABORDAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES - Gewerlys Stallony Diego Costa da Rocha, Marsílvio Gonçalves Pereira, Alessandro Tomaz Barbosa |
T78 | O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA EM BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: UM ESPAÇO DE REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA E FORMAÇÃO DO PESQUISADOR - Pauline Brendler Goettems, Maria Cristina Pansera-de-Araújo, Eva Terezinha de Oliveira Boff |
EIXO 02 |
DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS |
T101 | LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E
APRENDIZAGEM - Paulo Henrique Arana Moreira; Gabriela Saldanha da Cruz
Andrade; Mariana Peres Maranho; Jéssica Laguilio Rodrigues; Andressa
Bichoff Pereira; José Nunes dos Santos; Maria Júlia Corazza; Ana Lúcia
Olivo Rosas Moreira |
T102 | DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ÁLCOOL NA GASOLINA SEGUNDO NORMAS DA ANP: UM EXPERIMENTO PARA DISCUTIR CONCEITOS E OS DIREITOS DO CONSUMIDOR - Larissa Godoy Gomes, Cleber Martini, Jéssica Vita Gabana, Antonio Rogério Fiorucci, Noé de Oliveira, Diane Cristina Araújo Domingos |
T103 | ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: UMA ABORDAGEM SOBRE NUTRIÇÃO E SISTEMA DIGESTÓRIO - Élerson deLara Magalhães, Cleider Saturno de Quadros, Alexandre Sercat, André Luis de Oliveira |
T104 | REPRODUÇÃO DAS ANGIOSPERMAS E ATIVIDADES INVESTIGATIVAS: A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO A PARTIR DAS CONCEPÇÕES PRÉVIAS - Crislei Larentis, Louise Cristina Gomes, André Luis de Oliveira |
T105 | FOTOSSÍNTESE E O ENSINO DE BIOLOGIA POR INVESTIGAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO - Vanessa Batista Figueiredo, Patricia Amaral, André Luis de Oliveira |
T106 | CIÊNCIAS DA NATUREZA E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: MOSAICO DO CORPO, CIÊNCIA E CULTURA - AS PLANTAS MEDICINAIS TECENDO OS SABERES E FAZERES - Giselle Miotto, Néli Suzana Britto, Erika Sagae |
T107 | JOGOS COMPETITIVOS E COOPERATIVOS NO ENSINO DE BIOLOGIA: APLICAÇÃO PARA AULAS RELACIONADAS A DOENÇAS - Nayara Moryama, Paula Carolina Paes Guarido |
T108 | ABORDAGEM CONTEXTUALIZADORA DA CINÉTICA QUÍMICA PARA O ENSINO MÉDIO - Douglas Vanzin, Gustavo Braga, Maria Aparecida Rodrigues, Neide Maria Michellan Kiouranis |
T109 | CONTEXTUALIZANDO CONHECIMENTOS QUÍMICOS COM A TEMÁTICA REFRIGERANTE - Jheniffer Micheline Cortez, Neide Maria Michelan Kiouranis, Marilde Beatriz Zorzi de Sá, Maria Aparecida Rodrigues |
T110 | CONHECENDO AS PROPRIEDADES DAS FUNÇÕES INORGÂNICAS: A TRANSPOSIÇÃO DE CONHECIMENTOS QUÍMICOS POR MEIO DE ATIVIDADES PRÁTICAS - Brenno Ralf Maciel Oliveira, Neide Maria Michellan Kiouranis, Maria Aparecida Rodrigues, Marilde Beatriz Zorzi Sá, Vanessa Biazotto Brito |
T111 | JOGO “GENES & INTERAÇÕES – CAMINHOS A PERCORRER”: DINÂMICA E ACEITAÇÃO - Priscilla Braga Antunes Bedor, Vívian Saddock da Silva, Glaucia Alegre dos S. Gusmão, Tânia Goldbach |
T112 | WEBSITE NA ÁREA DE HISTOLOGIA GERAL COMO FERRAMENTA DE APOIO DIDÁTICO ÀS DISCIPLINAS MORFOLÓGICAS - Josyelem Sara L. Ferreira da Silva Oliveira, Uyrá Zama, Helen Cristina Pinto dos Santos, Mariana Ferreira Lanna |
T113 | PIIO, UMA FORMA LUDOPEDAGÓGICA DE APRENDER PARASITOLOGIA - Lilian Areal Marques, Lauana Greicy Tonon Lemos, Marina Carmona Hernandes, Simone Cristine Semprebon, Patricia Midori Murobushi Ozawa, Ivete Conchon Costa |
T114 | CÉLULAS TRONCO: TEMAS POLÊMICOS E O ENSINO DE BIOLOGIA - Suzana Margarete Kurzmann Fagundes, Inés Prieto Schmidt Saurwein |
T115 | AVALIAÇÃO DE METODOLOGIAS ILUSTRATIVAS E TRIDIMENSIONAIS NO ENSINO DE SÍNTESE DE PROTEÍNAS - Luciana Ramalho, Tamirys Novaes de Oliveira Ramos, Isabelle Garcia Pina, Gerlinde Teixeira |
T116 | LEITURA E ESCRITA EM SALA DE AULA: ANIMAIS EM EXTINÇÃO - Andressa Domingos Polli, Gabriela Saldanha, Paulo Henrique Arana Moreira, Mariana Peres Maranho, José Nunes dos Santos, Maria Júlia Corazza |
T117 | REPERCUSSÃO DE UMA AULA PRÁTICA DE CROMATOGRAFIA EM PAPEL COMO COMPLEMENTO DO MÓDULO DE FOTOSSÍNTESE NO ENSINO MÉDIO - Vinicius Vogel de Azevedo Ramos, Luciana Maria Pinheiro Vieira, Gerlinde Agate Platais Brasil Teixeira |
T118 | UTILIZAÇÃO DE ÁREAS VERDES COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS - Ivan Becari Viana, Amanda Leal Castelo Branco, Kelem Saturnino Pinto, Lucas Braga Ávila Salgado, Hélio Pereira Paulo Filho |
T119 | ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO “CONHECENDO AS AVES” PARA A ABORDAGEM INTERATIVA E INCLUSIVA DE UM TEMA DA ZOOLOGIA - Livia Dias Cavalcante de Souza, Ruth Maria Mariani, Mauro Oliveira, João Victor Ramires Sa Lopes, Vanessa Trally Bard, Cristina Delou, Helena Carla Castro |
T120 | ECOLOGIA NA PRÁTICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL - Vanessa de Almeida Moreira, Guilherme de Sá Oliveira e Marques Correia, Ana Paula Castilho da Silva, Gerlinde Agate Platais Teixeira Brasil |
T121 | EVOLUIR NÃO É MELHORAR: ADAPTANDO CONCEITOS DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA PARA JOGO PEDAGÓGICO - Veronyca Rivero Corrêa de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina, Mariana Barbosa de Amorim |
T122 | RESSIGNIFICANDO AS AULAS PRÁTICAS - Eziquiel Martiniano, Virginia Iara de Andrade Maistro |
T123 | OBSERVAÇÃO DE AVES COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NAS AULAS DE CIÊNCIAS - Briseidy Marchesan Soares, Daiane Krewer Oliveira |
T124 | MUSEU DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA PUC x “FISIOLOGIA DA PAIXÃO”: UMA VIAGEM AUXILIANDO A COMPREENSÃO DE PROCESSOS FISIOLÓGICOS - Luciéle da Silva, Daniela Dutra Prates, Kauana G. Tonin, Lucivani de Almeida Nascimento, Luís Ricardo H. da Silva, Marisa Ana Klüsener, Mary Ângela L. Amorim |
T125 | A ORIGEM DOS SERES VIVOS NA BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO: CONSTRUINDO CONHECIMENTOS A PARTIR DA DINÂMICA DO JÚRI SIMULADO - Mário Cézar Amorim de Oliveira |
T126 | O ENSINO DE CIÊNCIAS POR MEIO DE RECURSOS IMAGÉTICOS - Elisângela Karine Martins, Denise do Carmo Farago Zanotto, Mariângela Przybysz, Marcia Regina Carletto |
T127 | A EXPERIÊNCIA ESPACIAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS - Alexsandra Soares de Souza Fin, Dulce Maria Strieder |
T128 | O MODELO DE DNA COMO MATERIAL DIDÁTICO PROBLEMATIZADOR DO CONCEITO DE RAÇAS HUMANAS - André Luís Franco da Rocha, Fernanda Amaral Sanches Lucas, Maíra Arantes Leite Wick |
T129 | KITS DIDÁTICOS E MONITORES DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS - Patrícia Rosada Montebello, Laís Ester Laudari, Vinícius Gonçalves, André Bitencourt Moraes, Maria de Lourdes Spazziani |
T130 | ATIVIDADE PRÁTICA EM FISIOLOGIA VEGETAL PARA PROMOVER A OBSERVAÇÃO E A ARGUMENTAÇÃO NAS AULAS DE BIOLOGIA - Alessandra Maziero Lalin Soato |
T131 | A BIOTECNOLOGIA NA ESCOLA: MICRORGANISMOS E OS ANTIBIÓTICOS - Raquel Cristina Serafin Menegazzo |
T132 | O ENEM EM AULAS DE BIOLOGIA: TRABALHANDO NA PERSPECTIVA CTS - Marinilde Tadeu Karat, Fátima Suely Ribeiro Cunha, José Pedro Simas Filho |
T133 | MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA SOBRE EMBRIOLOGIA - Éverson Andrade, André Luis Oliveira |
T134 | INTERAÇÕES BIOLÓGICAS: REFLEXÕES E RELATO DE EXPERIÊNCIA - Patrícia de Oliveira Santos, Rafael Campos de Barros, Rafael Junqueira Moreira, Vera Lúcia Bahl Oliveira |
T135 | ABORDAGEM DIFERENCIAL NO ENSINO DE GENÉTICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO PROJETO NOVOS TALENTOS EM LONDRINA-PR - Thiago Vidotto, Rafaela Mie Maesima Cunha, Renata Mehes, Nayara Moryama, Raquel Bozini Gallo, Erick Kenji Nishio, Virginia Iara de Andrade Maistro, Wagner José Martins Paiva, Vera Lúcia Balh de Oliveira |
T136 | DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS PARA DISCUTIR SEXUALIDADE COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA NO PROJETO NOVOS TALENTOS - Erick Kenji Nishio, Thiago Vidotto, Rafaela Mie Maesima Cunha, Renata Mehes, Nayara Moryama, Raquel Bozini Gallo, Virginia Iara de Andrade Maistro, Wagner José Martins Paiva, Vera Lúcia Balh de Oliveira |
T137 | BREVE RELATO SOBRE AS ATIVIDADES DE SUPERVISÃO NO PIBID DA LICENCIATURA EM FÍSICA DA UEL - Marcelo Alves de Carvalho, Sergio de Mello Arruda |
T138 | APRENDENDO A USAR MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - Leandro Duso, Marilisa Bialvo Hoffmann |
T139 | ACESSANDO O GENBANK NO ENSINO MÉDIO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA - Rosane Teresinha Nascimento da Rosa, Élgion Lúcio da Silva Loreto |
T140 | ECOLOGIA: DO ENSINO DE CONTEÚDOS A SIGNIFICAÇÃO PARA A VIDA - Francisco Marcôncio Targino de Moura, Maria Elba Soares, Keny de Paula Galieta |
EIXO 03 |
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS |
T163 | AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: METAMORFOSE OU PERMANÊNCIA DE UM
PARADIGMA? - Vera Lucia Granzotti Baule, Maria Terezinha Bellanda
Galuch |
T164 | A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL - Natara Dias Gomes da Silva, Mariana Campaner Usso |
T165 | SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA: APRENDENDO UM CONTEÚDO FORMAL - OS SENTIDOS - EM UM CENÁRIO NÃO FORMAL - Thiago Milhiolo da Rocha Carvalho, Guilherme de Sá, Fernanda Luppi Libardi, Vinícius Vogel de Azevedo Ramos, Gerlinde Agate Platais Brasil Teixeira |
T166 | PARASITAS E PARASITOSES HUMANAS: ANÁLISE DE UMA INTERVENÇÃO DESENVOLVIDA NO ENSINO FUNDAMENTAL I - Fernanda Figueredo dos Santos, Marcos Lopes de Souza, Rita de Cássia Anjos Bittencourt Barreto, Virginia Maria Góes da Silva, Paulo Marcelo Marini Teixeira |
T167 | DESENHOS: REPRESENTAÇÕES DE AVES NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS, UM ESTUDO INTRODUTÓRIO - Iara da Glória Marcos da Silva, Amauri Betini Bartosezeck |
T168 | AS TECNOLOGIAS E O ADOLESCENTE - Geovana Mulinari Stuani, Ivana de Fátima dos Santos, Marta Helena Dalbosco, Iraci Aparecida Maciel |
T169 | CURRÍCULO NÔMADE E ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: EXPERIMENTAÇÃO COM GRUPO DE TRABALHO - Carmen Jacques |
T170 | TRILHO MULTIFUNCIONAL PARA ENSINO DE MECÂNICA - Alcides Goya, Samir El Halabi |
T171 | SEPARANDO O LIXO NOSSO DE CADA DIA: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA UMA TURMA DE 7ª SÉRIE - Marcia Melchior, Vanessa Nascimento Pereira, Sabrina Canha Santos, Marisa Ana Klüsener , Mary Angela Leivas Amorim |
T172 | APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E PEDAGOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NO ENSINO FORMAL DA ESCOLA PÚBLICA COMO IMPORTANTES MECANISMOS DE COMPREENSÃO DO PROBLEMA DO LIXO URBANO - Henrique Zotarelli Gomes da Silva, Gabriel Troilo, Helena Paula Viaro, Vera Lúcia Bahl de Oliveria |
T173 | A FEIRA DE CIÊNCIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM - Mariângela Przybysz, Raquel Cristina Serafin Menegazzo, Rita de Cassia da Luz Stadler |
EIXO 05 |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
T190 | FRASES INACABADAS: UMA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
- Renata Mayara Campos, Anna Luiza Sória de Santana, Ana Lucia Olivo
Rosas Moreira |
T191 | QUANDO O CINEMA FAZ PENSAR SOBRE O AMBIENTE: NOTAS SOBRE UMA OFICINA COM CRIANÇAS - Ana Paula Tridapalli de Almeida, Julia Schadeck Locatelli, Renata Turbay Freiria, Leandro Belinaso Guimarães |
T192 | O TEATRO E SUA POÉTICA: VIVÊNCIAS ESCOLARES NO CAMPO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL - Cristiano Bittencourt dos Santos, Noemi Boer |
T193 | IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DA ADEQUAÇÃO DO PROGRAMA “PARÂMETROS EM AÇÃO – MEIO AMBIENTE NA ESCOLA - Larissa Antonelo Campos, Kátia Valéria Marques Cardoso Prates |
T194 | GRUPO DE EDUCAÇÃO E ESTUDOS AMBIENTAIS DO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (GEABIO): COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS - Larissa Zanette da Silva, Julia Shadeck Locatelli |
T195 | EDUCAÇÃO E ARTE: NOVAS ESTRATÉGIAS PARA A CONTRIBUIÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO - Jéssica Laguilio, Glaucia Brito Barreiros, Jéssica Aparecida Xavier, Felipe Henrique Fener Costa, Flávio José Codognotto, Francislaine Buzo Alcine, Tássia Felício Canella, Valéria P. Mendes, Maria Júlia Corazza-Nunes |
T196 | ESTUDO DO PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UMA TRILHA ECOLÓGICA NO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DO RIO DO PEIXE EM JOAÇABA/SC - Cláudia Fontana, Márcio Coraiola, Márcia Bündchen |
T197 | MACUNAÍMA, O HERÓI SEM NENHUM CARÁTER: A OBRA DE MÁRIO DE ANDRADE COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - Paloma Rodrigues da Silva, Osmar Cavassan, Ana Maria de Andrade Caldeira |
T198 | CLIMA E BIOINDICAÇÃO: PROPOSTA DE AULA PRÁTICA DE ECOLOGIA - Rogério Soares Cordeiro, Marisa Falco Fonseca Garcia, Bruna Cavalcante, Daniela Barbosa, Fernanda Fernandes |
T199 | PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA ESTIMULAR A RECICLAGEM DO ÓLEO DE COZINHA - Lucas Dominguini, Juliani Conti Martins, Luana Milak Furmanski, Pedro Rosso, Maristela Gonçalves Giassi |
T200 | TEATRO DE FANTOCHES COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PROJETO DE EXTENSÃO TRILHAS ECOLÓGICAS NA FAZENDA EXPERIMENTAL AGROECOLÓGICA IZABELA HENDRIX - Pollyanna Mara de Souza Carvalho, Fábio Augusto Rodrigues e Silva |
T201 | TRILHAS INTERPRETATIVAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A CONTRIBUIÇÃO DA ATIVIDADE DE MONITORIA NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS - Caroline Heinig Voltolini, Julio Murilo Trevas dos Santos |
T202 | UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS ECOPEDAGÓGICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO POR MEIO DA PRÁXIS (PALAVRA-AÇÃO) - Helena Paula Viaro, Henrique Zotarelli Gomes da Silva, Vera Lúcia Bahl de Oliveira |
EIXO 06 |
EDUCAÇÃO SEXUAL |
T208 | RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A IMPORTÂNCIA E NECESSIDADE DA ABORDAGEM
SOBRE SEXUALIDADE NAS ESCOLAS - Vivien Rissato Santos, Natara Dias
Gomes da Silva |
T209 | CORPO... ESTE SOU EU - Maria Lúcia Corrêa, Moisés Alves de Oliveira |
T210 | ORIENTAÇÕES E PREVENÇÕES DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E AIDS EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE PAUDALHO – PE - Edna Silva Barreto, Elane Ericka Gomes do Nascimento, Anísio Francisco Soares |
EIXO 07 |
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA - Total de trabalhos: 01 |
T212 | LABORATÓRIO DE ANATOMIA HUMANA: ESPAÇO DE INCLUSÃO PARA DEFICIENTES VISUAIS - Dagmar Scholl Lauter, Fernando Duarte Cassel, Paula Caitano Fontela, Daiane de Oliveira, Leonardo Francisco Diel |
T213 | GÊNIOS INCOMPREENDIDOS: O COTIDIANO DE ESTUDANTES COM ALTAS
HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO PROJETO CASA DA FÍSICA - Antônio Rizonaldo
Lima de Oliveira, Gabriel Rodrigues do Nascimento, José
Pedro Cordeiro |
EIXO 08 |
HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS - Total de trabalhos: 11 |
T225 | RECONSTRUINDO A HISTORIA DA CIÊNCIA QUEBRANDO MITOS: UMA PROPOSTA DE
EDUCAÇÃO DIALÓGICA - Edith Ester Zago de Mello, Rafael Terra, Kamilla
Carneiro Bachstein, Patrícia Canteri de Souza, Paulo Henrique
Yoshitaka Kuassaba, Vera Lucia Bahl Oliveira |
EIXO 10 |
EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO |
T241 | POTENCIALIDADES DOS JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA: A
EXPERIÊNCIA DO PIBID BIOLOGIA UNIFAL JUNTO A ALUNOS DO ENSINO MÉDIO -
Bárbara Franco Vieira, Luciana Resende Allain |
T242 | MELHORIA NO ENSINO DE BIOLOGIA ATRAVÉS DE ATIVIDADES INTERATIVAS - Bruno Nogueira Lôbo, Isabelle Garcia Pina, Gerlinde Agate Platais Brasil Teixeira |
T243 | LOUSA DIGITAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: VANTAGENS E DILEMAS DE UMA NOVA TECNOLOGIA EDUCACIONAL - Rosana Cavalcanti Maia Santos, Eugenio Maria de França Ramos |
T244 | TV MULTIMÍDIA: QUESTÕES AMBIENTAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA: PROPOSTAS PARA UMA AÇÃO DOCENTE QUALIFICÁVEL E SIGNIFICATIVA - Denise Godoi Ribeiro Sanches, Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira |
EIXO 11 |
EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA |
T245 | MEDIAÇÃO DE CONCEITOS DE ASTRONOMIA PARA O PÚBLICO INFANTIL EM UM PLANETÁRIO MÓVEL - Edmilson de Souza, Marilaine dos Santos Souza, Wesley Sarati, Paulo Souza da Silva, Geni da Silva Costa, Poliane da Silva Paixão, Douglas Bortolanza Lara, Samuel Lemes de Campos, Roseli Rocha, Ângela Rodrigues de Oliveira Pinheiro, Djalma Pereira Moraes, Marcelo Vieira da Silva |
T246 | PRÁTICA EDUCACIONAL NÃO FORMAL: DISCUTINDO O PROBLEMA SOCIOAMBIENTAL DO USO DA TERRA E PRODUÇÃO DE ALIMENTOS - Edith Ester Zago de Mello, Rafael Terra, Vera Lucia Bahl Oliveira |