logo

Apresentação Comissão organizadora Pareceristas Palestras e mesas redondas Minicursos Comunicações orais Painéis

EIXO 01
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS


T01
A PRODUÇÃO DE TEXTOS POR ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS COMO SUBSIDIO PARA EDUCAÇÃO BÁSICA - Maria Cristina Pansera de Araújo, Mara Lisiane Tissot-Squalli
T02
O USO DE ANIMAIS NÃO-HUMANOS EM EXOERIMENTAÇÃO LABORATORIAL - Tais Lazzari Konflanz, Maria Francisca Ribas Avancini, Neusa Maria John Scheid
T03
O DIÁLOGO ENTRE OS DOCUMENTOS OFICIAIS E UM CURRÍCULO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - Patricia Caldeira Tolentino, Ademir José Rosso
T04
UMA ANÁLISE SOBRE AS PERCEPÇÕES PRÉVIAS DE UM ACADÊMICO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MEDIANTE O ESTÁGIO E A OPÇÃO PELA LICENCIATURA - Virginia Iara de Andrade Maistro, Sergio de Mello Arruda
T05
GÊNERO FEMININO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E MATEMÁTICA NO BRASIL - Irinéa de Lourdes Batista, Aszuen Tsuyako do Carmo Torejani, Bettina Heerdt, Lucken Bueno Lucas, Maria Lúcia Corrêa, Vinícius Colussi Bastos
T06
SABERES DOCENTES EM UM MODELO FORMATIVO ALTERNATIVO - Giuliana Gionna Olivi Paredes, Christiane Gioppo Marques da Cruz
T07
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES - UM PROJETO PILOTO DE OBSERVAÇÃO DA REALIDADE DE SÃO VICENTE DO SUL  - Geizon Oliveira da Silveira, Daiane Valente Valente, Simone Medianeira Franzin
T08
ESTRUTURA CURRICULAR DOS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – LICENCIATURA NO ESTADO DO PARANÁ: DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS - Pollyanna Gracy Wronski, Celso Aparecido Polinarski
T09
UM ENSAIO SOBRE CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS - Igor Antonio Costa, Ana Isabel Sobreiro, Fabiano Antunes
T10
AS PERCEPÇÕES DO CADÁVER NO CONTEXTO DO ENSINO DE ANATOMIA - Ana Carolina Biscalquini Talamoni
T11
O PIBID E A FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM QUÍMICA NA UEL - Enio de Lorena Stanzani, Marinez Meneghello Passos, Sérgio de Melo Arruda, Sônia Giancoli Barreto, Fabiele C. Dias Broietti
T12
SABERES DOCENTES E PIBID/UEL MATEMÁTICA - Vanessa Largo, Sergio de Mello Arruda, Marinez Meneghello Passos, Ana Márcia Tucci de Carvalho
T13
ESTRATÉGIAS PARA ENSINAR CIÊNCIAS UTILIZADAS POR PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS EM FORMAÇÃO EM SERVIÇO - Thaís Gimenez da Silva Augusto, Ivan Amorosino do Amaral
T14
O USO DE ANALOGIAS NA PRÁTICA DOCENTE DOS ESTAGIÁRIOS EM CIÊNCIAS - Maria Eloisa Farias, Janaína Dias Godinho, Tania Renata Prochnow
T15
EVOLUÇÃO BIOLÓGICA: CONCEOPÇÕES DE GRADUANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA PARANAENSE - Eloiza Muniz Capparros, Ana Tiyomi Obara
T16
A CIÊNCIA NO COTIDIANO: APROXIMANDO UNIVERSIDADE E ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA - Daniela Frigo Ferraz, Fernanda Aparecida Meglhioratti, André Luis de Oliveira, Anelize Queiroz Amaral, Juliana Moreira Prudente de Oliveira, Alana Kramer Muxfeldt , Dayane Harmel, Kassiana da Silva Miguel,  Amanda Dudczak
T17
A PROBLEMATIZAÇÃO E A PRÁTICA EDUCACIONAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES - Maria Aparecida Honorato, Rejane Aurora Mion
T18
O EDUCAR PELA PESQUISA I: NA FORMAÇÃO DE ALUNAS PROFESSORAS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - Max Tsunada, Carolina Moreira Santos, Cristiano Rodeski Pires, Cláudia Luciani Klein, Roque Ismael da Costa Güllich
T19
CONHECIMENTOS SOBRE ALUNOS DA EJA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES PARA A PRODUÇÃO DE AULAS DE CIÊNCIAS - Marli Dallagnol Frison, Marcelo Vielmo Afonso, Jaqueline Vianna
T20
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA PARA SURDOS - Patrícia Faria Pereira, Ana Luisa Borba Gediel, Sthéfani Loti Paiva Lima, Karina Garcia Alves, Vitor Ferreira Daher, Hugo Luiz Gonzaga Honório, Victor Pereira
T21
OS CONHECIMENTOS EM BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE - Arnildo Korb, Daiane Cristina Teixeira, Renata Mendonça Rodrigues
T22
LIMITES E POSSIBILIDADES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES - Taitiâny Kárita Bonzanini, Fernando Bastos
T23
ANÁLISE SOBRE UM PROCESSO FORMATIVO DE UMA PROFESSORA DE QUÍMICA EM FORMAÇÃO INICIAL - Jaqueline Vianna, Marli Dallagnol Frison
T24
CONSIDERAÇÕES SOBRE DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EM SEU COTIDIANO DE TRABALHO - Fernando Bastos, Eliane Cerdas Labarce, João  Mianutti, Taitiâny Kárita Bonzanini, Roberto Nardi
T25
A BIOLOGIA E A HISTÓRIA DA DISCIPLINA ENSINO DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES - REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NO BRASIL - Néli Suzana Britto
T26
ATIVIDADES DE LEITURA: UM ESTUDO COM FUTUROS PROFESSORES DE FÍSICA - Luiz Gustavo Pampu, Odisséa Boaventura de Oliveira
T27
O LIVRO DIDÁTICO E O ENSINO DE CIÊNCIAS II: SOBRE O CURRÍCULO ESCOLAR - Janice Silvana Novakowski Kierepka, Kamila Maria Rudek, Roque Ismael da Costa Güllich, Érica do Espírito Santo Hermel
T28
ENSINO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA: RELAÇÕES ENTRE O CONHECIMENTO E AS FORMAÇÕES IMAGINÁRIAS - Leandro Siqueira Palcha,  Odisséa Boaventura de Oliveira
T29
EXPECTATIVAS E APRENDIZADO NAS AULAS DE CIÊNCIAS: SEGUNDO OS ALUNOS DE UMA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL - Geodeli Adelita Penz Corrêa, Maria Cristina Pansera de Araújo
T30
PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: UMA AVALIAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFSC - Thais Gabriella Reinert da Silva, Leandro Duso
T31
ENTRE DISCURSO Y LA PRÁCTICA; LA EXPERIMENTACIÓN EN LA ENSEÑANZA PRIMARIA DE CIENCIAS - Tamini Wyzykowski, Roque Ismael da Costa Güllich,  Maria Cristina Pansera-de-Araújo
T32
PERCEPÇÃO DE DOCENTES SOBRE SUA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO EM CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - Maira Vanessa Bär, Tatiane Staub, Dulce Maria Strieder, Vilmar Malacarne
T33
UM ESTUDO DE CASO SOBRE O USO DE ANALOGIAS POR DOCENTES DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA: CONSIDERAÇÕES INICIAIS - Isabel Cristina Higino Santana, Claudia Christina Bravo de Sá Carneiro
T34
AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE PROFESSORES DE FÍSICA EM UM GRUPO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES SOBRE A TEMÁTICA TEORIA DA RELATIVIDADE - João Ricardo Neves da Silva, Moacir Pereira de Souza Filho,  Ana Maria Osorio Araya,  Alex Lino, Paula Mesquita Melques
T35
A CONCEITUALIZAÇÃO EM BIOLOGIA NAS SITUAÇÕES DE ESTUDO DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO MEDIADA PELA INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA - Franciele Kollas, Lidiane Maria Guerin, Maria Cristina Pansera de Araújo
T36
PROPOSIÇÃO DE CRITÉRIOS PARA ANÁLISE DO CONTEÚDO DE PARASITOSES NOS LIVROS DIDÁTICOS UTILIZADOS NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS- SC, BRASIL - Elisa Margarita Orlandi, Adriana Mohr
T37
ESTUDO DO IMPACTO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NAS CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA E MEIO AMBIENTE ENTRE ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM, RS) - Keiciane Canabarro Drehmer, Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto
T38
PERCEPÇÕES DOS LICENCIANDOS EM ESTÁGIO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: II. ESCOLHA DO CURSO E EXPECTATIVAS DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL - Rúbia Emmel; Maria Cristina Pansera-de-Araújo
T39
CONCEPÇÕES SOBRE A ATIVIDADE DOCENTE DE UMA PROFESSORA UNIVERSITÁRIA DE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS - Welton Yudi Oda
T40
INTERAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE PROFESSORES DE BIOLOGIA NUM GRUPO DE TRABALHO EM REDE (GTR) - Kleine Karol Assis, Orliney Maciel Guimarães,  Jackson Gois da Silva
T41
AS PERCEPÇÕES DE ACADÊMICOS DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS QUANTO A CONTRIBUIÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO PARA SUA FORMAÇÃO - Bárbara Grace Tobaldini, Eduarda Maria Schneider, Lourdes Aparecida Della Justina, Daniela Frigo Ferraz, Fernanda Aparecida Meghlioratti
T42
A RELAÇÃO INTERDISCIPLINAR ENTRE MATEMÁTICA E ARTE NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS - Lucimar Donizete Gusmão
T43
A CARÊNCIA DA REFLEXÃO EPISTEMOLÓGICA NAS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES DE QUÍMICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA - Jaqueline Ritter-Pereira, Otavio Aloisio Maldaner
T44
O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA E ENSINO DE CIÊNCIAS DE PROFESSORAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE GASPAR (SC) - Daniela da Rosa Costa, Edson Schroeder
T45
REFLEXÕES SOBRE UMA EXPERIÊNCIA NA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COM ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha, Elisabeth Barolli
T46
A ESTRUTURAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O CASO DE CASCAVEL-PR - Alexandre Scheifele, Daniela Frigo Ferraz, Dulce Maria Strieder

EIXO 02
DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS


T79 A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA CONCEPÇÃO DE PROFESORES - Rosangela Araujo Xavier Fujii, Vanessa Daiana Pedracini
T80 VIDA E MORTE DOS LINFÓCITOS – UM JOGO PARA O ENSINO DE IMUNOGENÉTICA - Luis Felipe Cunha dos Santos, Claudia Marcia Borges Barreto, Gerlinde Agate Platais Brasil Teixeira
T81 O RPG COMO FERRAMENTA PARA ENSINO DA GESTÃO AMBIENTAL - Marina Gomes Drehmer, Rafael Vitame Kauano, Gabriela Barletta da Silva, Christiane Gioppo Marques da Cruz, Caroline Ribeiro
T82 CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE ESTRUTURA DE ECOSSISTEMA - Vitor Pereira Gomes, Neuilda Rodrigues Vieira dos Santos, Gerlinde Agate Platais Brasil Teixeira
T83 ENSINO DE FÍSICA MODERNA: A PRÁTICA DE UM PROFESSOR EM FORMAÇÃO COMO CONSTITUIÇÃO DE ATIVIDADE - Luis Eduardo Birello Arenghi, Lizete Maria Orquiza de Carvalho, Adriana Bortoletto
T84 SAIBA MAIS: ENSINANDO CIÊNCIAS COM A TURMA DA MÔNICA - Adriana Couto Pereira Rocha, Vergínia Mello Perin Andriola
T85 RPG E CICLO DE APRENDIZAGEM 5E: ENTRELAÇAMENTOS PRELIMINARES - Adriano Targa Dias Santos, Andressa Paim, Madson Campos, Micheli Pecharki, Wagner Warren Prochmann, Christiane Gioppo Marques da Cruz
T86 A INTERDISCIPLIANRIDADE E A CONTEXTUALIZAÇÃO NA SITUAÇÃO DE ESTUDO “NO ESCURO TODOS OS GATOS SÃO PARDOS - Marcelaine François Malhbrinck, Valdenar da Rosa Gonçalves, Maria Cristina Pansera de Araujo
T87 O ENSINO DE QUÍMICA PARA OS SURDOS: A RELEVÂNCIA DOS ASPECTOS VISUAIS - Karina Garcia Alves, Ana Luísa Borba Gediel, Patrícia Pereira Faria, Sthefani Loti, Vitor Daher, Hugo Honório, Victor Pereira
T88 A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES DIVERSIFICADAS EM RELAÇÃO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE A PARTIR DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Lauren Rumpel Teixeira, Paola Flores Sturza, Leonardo Peres Severo, Simone Medianeira Franzin
T89 NOVOS DISPOSITIVOS EDUCACIONAIS: O RPG COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO - Alejandro Sionek, Daniela Sartori Soares, Halanna de Paula Riedi
T90 ENSINO DE NOMENCLATURA ZOOLÓGICA: A UTILIZAÇÃO DE UM FOLDER COM TERMOS GREGOS E LATINOS - Rafael Gustavo Rigolon, Pablo Aaron Godinho Ferreira dos Santos, Renato Neves Feio, Jorge Abdala Dergam dos Santos
T91 EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O QUE DIZEM AS PESQUISAS? - Michelle Bocchi Gonçalves, Odissea Boaventura de Oliveira
T92 CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA, SEGUNDO APORTES AXIOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS DA BIOLOGIA - Lucken Bueno Lucas, Irinéa de Lourdes Batista
T93 A CONSTRUÇÃO CONCEITUAL SOBRE FOTOSSÍNTESE MEDIANTE A UTILIZAÇÃO DE UMA PRÁTICA INVESTIGATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL - Flávia Patricia Farias de Lima, Fernanda Aparecida Meglhioratti, André Luis de Oliveira
T94 CAMINHOS DA DIGESTÃO”: AVALIANDO O IMPACTO DA APRENDIZAGEM POR MEIO DE UMA ATIVIDADE LÚDICA Nathalia Anciães de Sá, Janilda Pacheco da Costa, Claudia Maria de Oliveira Sordillo, Gerlinde Agate Platais Brasil Teixeira
T95 O BOLETIM DE LEITURA ORIENTADA DO PROJETO LER E PENSAR: O USO DO JORNAL COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS - Letícia Aparecida da Silva, Nelissa Pacheco Vaz, Nicole Glock Maceno, Orliney Maciel Guimarães
T96 AS DISCIPLINAS DE GENÉTICA DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SUAS RELAÇÕES COM O CONTEÚDO EXPRESSO NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO - Tatiane Zimmer Kuhn, Maria Cristina Pansera de Araujo
T97 ILHAS INTERDISCIPLINARES DE RACIONALIDADE: UMA PROPOSTA PARA O ESTUDO DA SEXUALIDADE HUMANA NO ENSINO MÉDIO - Ana Maria Quinoto Imhof, Edson Schroeder
T98 ANÁLISE DO QUESTIONÁRIO ROSE APLICADO NO BRASIL E NA LETÔNIA - Daiane Schio Pagliarini, Luciani Figueiredo Santin, Evandro Bolzan
T99 ANÁLISE DO CONTEÚDO DE EMBRIOLOGIA NO LIVRO DIDÁTICO PRODUZIDO NO TIMOR-LESTE PELA COOPERAÇÃO BRASILEIRA EM 2008 - Patrícia Coutinho Aguiar, Umberto Euzebio, André Luiz da Costa Moreira
T100 O USO DE SITUAÇÕES PROBLEMA NO ENSINO DA MATEMÁTICA E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA - Aline Heil, Neide de Mello Aguiar Silva

EIXO 03
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS


T141 RELAÇÕES ESTRUTURAIS E DIMENSIONAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS  - Thiago Vidotto , Josiane Aniele Scarpassa, Vera Lucia Bahl de Oliveira
T142 O EXPERIMENTO INVESTIGATIVO E AS REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS DE ENSINO MÉDIO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O LEVANTAMENTO E ANÁLISE DE OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS - Silvia Regina Quijadas Aro Zuliani, Rodrigo José Cristiano Gazola, Carlos Henrique Bocanegra, Daiane Dos Santos Martins, Denise Fernandes de Mello
T143 O ENSINO DOS TEMAS “ORIGEM DA VIDA” E “EVOLUÇÃO BIOLÓGICA” NOS ENCONTROS ‘PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA – EPEB (1984-2006) - Mário Cézar Amorim de Oliveira, Vivian Leyser
T144 PERCEPÇÕES DE CIÊNCIAS APRESENTADAS POR CRIANÇAS DE 8 A 11ANOS LEVANTADAS EM UM AMBIENTE DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL - Daiane dos Santos Martins, Aline Agnelo Jango, Carlos Henrique Bocanegra, Denise Fernandes de Mello, Rodrigo José Cristiano Gazola, Silvia Regina Quijadas Aro Zuliani
T145 CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE TEMAS QUE FAZEM PARTE OU INFLUENCIAM O APRENDIZADO DE ECOLOGIA- Guilherme dos Santos Machado, Pedro Ferreira Rio, Gerlinde Agate Platais Brasil Teixeira
T146 A GENÉTICA QUANTITATIVA E OS LIVROS DIDÁTICOS BRASILEIROS - Arianne Francielle Silva Brão, Ana Silvia Lapenta
T147 ATIVIDADES DIDÁTICAS EXPERIMENTAIS EM OBRAS DIDÁTICAS DE BIOLOGIA DO PNLEM - Larissa Zancan Rodrigues, Eduardo Adolfo Terrazzan
T148 CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE REPRODUÇÃO HUMANA - Josiane da Silva Quirino, Vera Lúcia Bahl de Oliveira
T149 A PERCEPÇÃO DO PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO, QUANTO À MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS EM SALA DE AULA - Geisa Percio Do Prado, Renata Mendonça Rodrigues, Manuela Gazzoni dos Passos
T150 UMA ANÁLISE DA MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS NA CONSTRUÇÃO DE EXPERIMENTOS DE FÍSICA - Aguinaldo Capeletti Moura, Washington Luiz Pacheco de Carvalho
T151 RELAÇÃO DE “IMBRICAÇÃO DO EU” COM O APRENDER NO ENSINO DE BIOLOGIA POR ATIVIDADES INVESTIGATIVAS - Guilherme Trópia
T152 ENSINO DE BIOLOGIA: A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS - Fúlvia Eloá Maricato, Marielly Cristina Pierangeli, Natalia Gomes Fernandes, Lana Cristina  Fazoli, Dulcinéia Ester Pagani Gianotto, Maria Júlia Corazza
T153 ATIVIDADES CULTURAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: INVESTIGANDO OS PERIÓDICOS DA ÁREA - Bárbara Yuri Katahira, Odisséa Boaventura de Oliveira
T154 PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: OBJETIVOS, CONHECIMENTO E AÇÃO DOCENTE - Roselene Ferreira Sousa, Claudia Christina Bravo e Sá Carneiro
T155 O QUE SIGNIFICA SER UM BOM PROFESSOR NO ENSINO FUNDAMENTAL PARA ESTUDANTES DA QUINTA SÉRIE - Taíse Silveira dos Santos, Caroline Ester Winck
T156 A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS NO ESTUDO DA ORIGEM DO UNIVERSO E DA VIDA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO - Karen Cavalcanti Tauceda, Vladimir Magdaleno Nunes, José Cláudio Del Pino
T157 CLUBES DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL ENSINO DE BLUMENAU – SC - Celso Menezes, Edson Schroeder
T158 O ENREDO DA EXPERIMENTAÇÃO NO LIVRO DIDÁTICO: CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS OU REPRODUÇÃO DE TEORIAS E VERDADES CIENTÍFICAS? - Roque Ismael da Costa Güllich, Lenice Heloisa de Arruda Silva
T159 DISCURSOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS - Helena Rivelli, Márcio Silveira Lemgruber
T160 A EXPERIMENTAÇÃO NA APRENDIZAGEM DE LICENCIADOS EM FÍSICA, NA CASA DA FÍSICA - Antônio Rizonaldo Lima de Oliveira, Gabriel Rodrigues do Nascimento, José Pedro Cordeiro
T161 ANÁLISE DO ENREDO DE UM GRUPO DE LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS - Emily Soares Pereira, Joseana Stecca Farezim-Knapp, Roque Ismael da Costa Guillich
T162 A DIMENSÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ENSINO-APRENDIZAGEM: AVALIAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO NAS AULAS DE CIÊNCIAS - Grazielle Zeni, Angélica Gois Muller Morales

EIXO 04
EDUCAÇÃO CIENTIFICA DE JOVENS E ADULTOS


T174 FINALIDADES E SUJEITOS DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NO PROEJA: CONTROVÉRSIAS E DESAFIOS - Mirian do Amaral Jonis Silva, Queila Bragança Bravo
T175 POSICIONAMENTOS DE SUJEITOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) INSERIDOS EM UM CONTEXTO EDUCACIONAL BASEADO NAS RELAÇÕES CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE-AMBIENTE (CTSA) - Paulo Gabriel Franco dos Santos, Ernandes Rocha de Oliveira, Maria Angela de Moraes Cordeiro
T176 CLUBES DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES COORDENADORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BLUMENAU (SC). - Gisele Moraes Buch,  Edson Schroeder

EIXO 05
EDUCAÇÃO AMBIENTAL


T177 A REPRESENTAÇÃO SOCIAL SOBRE MEIO AMBIENTE DOS ALUNOS DE UMA TURMA DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - Roselei Romano Bartolomey,  Ana Cristina Confrortin, Vanessa Foiato
T178 COLETA SELETIVA, UMA LEITURA DO CONHECIMENTO E ENVOLVIMENTO DE ALGUNS MORADORES DE CASCAVEL-PR”- Alexandre Servat, Alex Sandro G. Chiarello,       Cleider Saturno de Quadros, Elerson de Lara Magalhães, Irene Carniatto
T179 REPRESENTAÇÕES AMBIENTAIS POR MEIO DE DESENHO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA (Porto Rico – PR) - Bruno Tadashi Takahashi, Poliana Barbosa da Riva,  Ana Tiyomi Obara, Harumi Irene Suzuki
T180 POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - Marcela de Moraes Agudo, Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis
T181 BIOÉTICA E MEIO AMBIENTE NO ENTENDIMENTO DE ESTUDANTES  UNIVERSITÁRIOS - Noemi Boer, Camila Almeida Kostulski, Patrícia Fabiane Nanthal Machado
T182 PAULO FREIRE, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE - Daniele Cristina de Souza , Jandira Lira Biscalquini Talamoni
T183 EDUCAÇÃO AMBIENTAL: LEVANTAMENTO DE PERCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE O MEIO AMBIENTE E PROBLEMAS AMBIENTAIS - Loana Priscila Mangolin, Anelize Queiroz Amaral, Irene Carniatto
T184 EDUCAÇÃO CIENTÍFICA COM FOCO NA BIODIVERSIDADE CATARINENSE - Edson Schroeder, Lúcia Sevegnani, Geraldo Moretto, Karina Cristofolini, Marilete Gasparin, Regina Aparecida da Rosa, Tatiana Machado Oliveira
T185 EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INTERDISCIPLINARIDADE: UMA PESQUISA SOBRE ABORDAGEM DA ARTE CONTEMPORÂNEA NA CONSTRUÇÃO DE UM OLHAR CRÍTICO SOBRE AS RELAÇÕES AMBIENTAIS - Sirlene Felisberto Rodrigues
T186 UM ESTUDO PRELIMINAR SOBRE A FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS NO PROJETO DE EXTENSÃO TRILHAS ECOLÓGICAS NA FAZENDA EXPERIMENTAL AGRO-ECOLÓGICA IZABELA HENDRIX, SABARÁ/MG - Fernanda Costa dos Santos, Fábio Augusto Rodrigues e Silva
T187 EDUCAÇÃO AMBIENTAL – ESTUDO EM UMA ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - Lívia Carvalho da Silva Dias,  Helena Carla Castro Rangel
T188 UM ESTUDO SOBRE CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DE MEIO AMBIENTE ENTRE ESTUDANTES DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO NA UFPB - Marsílvio Gonçalves Pereira, Vanda Maria de Oliveira Ferreira, Gewerlys Stallony Diego Costa da Rocha, Alessandro Tomaz Barbosa
T189 O AQUECIMENTO GLOBAL NA CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL - Gustavo Luiz May,  Valdecir Luiz Bertollo

EIXO 06
EDUCAÇÃO SEXUAL 


T203 CONCEPÇÕES SOBRE SEXUALIDADE DIAGNOSTICADAS NUM COLÉGIO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO - Polyanna Cristina Simão, Anelize Queiroz Amaral, Irene Carniatto
T204 EDUCAÇÃO SEXUAL: O QUE SABEM OS ADOLESCENTES DOS ENSINOS PÚBLICO E PRIVADO?”- Karina Jobim Pinto, Gabriela Gomes da Silva, Priscila Bueno da Silva, Rosiane Borba de Aguiar
T205 O QUE SE FALA AOS PROFESSORES SOBRE ORIENTAÇÃO SEXUAL? UMA ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES VEICULADAS NA REVISTA NOVA ESCOLA - Bruna Gabriela Scopel, Daniela Tomio
T206 ORIENTAÇÕES SEXUAIS NAS REPRESENTAÇÕES DE FUTUROS/AS PROFESSORES/AS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - Sandro Prado Santos 
T207 A VISÃO DOS EDUCADORES SOBRE A EDUCAÇÃO SEXUAL PARA PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN - Dahiane Inocência Silveira, Vagner Sérgio Custódio

EIXO 07
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA


T211 A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ALGUNS MOVIMENTOS INVESTIGATIVOS - Márcia Cristina de Souza,  Marinez Meneghello Passos,  Rosana Figueiredo Salvi

EIXO 08
HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS


T214 PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE BIOLOGIA EM RELAÇÃO AOS DESAFIOS DO ENSINO DE INTERAÇÃO E EXPRESSÃO GÊNICA - Thais Benetti de Oliveira,  Eduarda Maria Schneider , Fernanda Aparecida Meglhioratti , Ana Maria de Andrade Caldeira, Mariana A. Bologna de Andrade Soares
T215 O CONCEITO DE GENE COMO OBSTÁCULO PEDAGÓGICO: REPERCUSSÕES NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE GENÉTICA ESCOLAR - Lúcio Ely Ribeiro Silvério, Sylvia Regina Pedrosa Maestrelli
T216 CONTROVÉRSIAS CIENTÍFICAS COMO RECURSO PARA DISCUTIR O PAPEL DA SUBJETIVIDADE NA CIÊNCIA - João Paulo Di Monaco Durbano, Eduardo Crevelário de Carvalho,  Maria Elice Brzezinski Prestes
T217 A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO TRILHADA PELAS PESQUISAS DA GENÉTICA BIOMOLECULAR: QUAIS VALORES CIENTÍFICOS TRANSITAM OS DISCURSOS DE PROFESSORES-PESQUISADORES? - Fernanda Peres Ramos,  Marcos Cesar Danhoni Neves, Maria Júlia Corazza
T218 A CONTRIBUIÇÃO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE HEREDITARIEDADE PELOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO - Vanessa Daiana Pedrancini, Maria Júlia Corazza,  Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira, Terezinha Bellanda Galuch
T219 A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE INÉRCIA: A MECÂNICA ARISTOTÉLICA E AS CONCEPÇÕES ESPONTÂNEAS DE MOVIMENTO - Laurielza Christinne Barros da Silva
T220 ANÁLISE DA DISPOSIÇÃO DAS INFORMAÇÕES ACERCA DA HISTÓRIA DA GENÉTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS APROVADOS NO PNLEM-2007 - Fabricio Barbosa Bittencourt,  Maria Elice Brzezinski Prestes
T221 A HISTORIOGRAFIA DOS EXPERIMENTOS DE MENDEL E SEUS PROBLEMAS PARA O ENSINO - Fernando Gianetti Fiorin,  Marcos Rodrigues da Silva, Viviane Loiola da Visitação
T222 EPISTEMOLOGIA DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO EM DIFERENTES ABORDAGENS: REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES SEMÂNTICAS E AXIOMÁTICAS - Márcio Akio Ohira,  Lucken Bueno Lucas, Irinéa de Lourdes Batista
T223 PROPOSTA DE APROXIMAÇÃO ENTRE A EVO-DEVO E A TEORIA DA CONSTRUÇÃO DO NICHO: PERSPECTIVA HISTÓRICO-EPISTEMOLÓGICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA - André Luis  Corrêa, Patrícia da Silva Nunes, Ana Maria de Andrade Caldeira, Osmar Cavassan
T224 HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE BIOLOGIA: A CRONOBIOLOGIA E O ESTUDO DO "SONO DAS PLANTAS- Maria de Fátima Neves Sandrin, Eduardo Adolfo Terrazzan

EIXO 09
POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS


T226 DE QUE FORMA OS CONTEÚDOS DO ENEM INFLUENCIAM A PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA? - Everaldo dos Santos, Christiane Gioppo
T227 CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA SOBRE LIVRO DIDÁTICO: RESULTADOS DE UMA PESQUISA DOCUMENTAL - Jaiane de Moraes Boton, Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto, Natália Possebon, Juliana Pereira
T228 INTERFACES ENTRE A LINGUAGEM CIENTÍFICA ESCOLAR E A LINGUAGEM LITERÁRIA NO LIVRO DIDÁTICO PÚBLICO DE BIOLOGIA - Tânia Mara Cabral, Christiane Gioppo
T229 POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA MELHORIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS E DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DOCENTES DE PROFESSORES DE BIOLOGIA - Renata Cristina Cabrera, Eduardo Adolfo Terrazzan
T230 O DISCURSO PEDAGÓGICO PRESENTES NOS PCNEM E NAS DIRETRIZES CURRICULARES ESTADUAIS DE BIOLOGIA DO PARANÁ - Luciane Cortiano Liotti, Odisséa Boaventura de Oliveira
T231 ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DAS POLÍTICAS DE INCENTIVO AO ENSINO CIENTÍFICO NO BRASIL - Janaína dias Godinho, Michele Santos da Silveira, Maria Eloisa Farias
T232 PROPÓSITOS E RECOMENDAÇÕES DO NOVO ENEM PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA - Nicole Glock Maceno Orliney Maciel Guimarães

EIXO 10
EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO


T233
UTILIZAÇÃO DE MODELOS VIRTUAIS EM 3D PARA AUXÍLIO NA APRENDIZAGEM DA EMBRIOLOGIA - Larissa Natasha de Souza, Carolina Ferreira de Carvalho, Raphael Naves, Ana Paula Piovesan Melchiori, Jerry Carvalho Borges
T234
O PERFIL DE ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO E O ACESSO AO FÓRUM DE DISCUSSÕES COMO ATIVIDADE EXTRACLASSE PARA O ENSINO DE BIOLOGIA - Hélvio Kenji Miyazawa, Silmara Sartoreto de Oliveira
T235 WEBQUEST: UMA METODOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES NO CONTEXTO ESCOLAR - Rejane Maria Ghisolfi da Silva, Raul Marcos Pereira de Oliveira
T236 CONSTITUIÇÃO DOCENTE NUM MUNDO TECNOLOGICAMENTE MEDIADO: SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR PROFESSORES NA AMAZÔNIA À FORMAÇÃO CONTINUADA DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA A DISTÂNCIA - France Fraiha Martins, terezinha Valin Oliver Gonçalves
T237 A (BIO)ÉTICA E O JARDINEIRO FIEL - Eliane Gonçalves dos Santos, Simoni Priesntz Friedrich, Neusa Maria John Scheid
T238 A PRODUÇÃO ACADÊMICA A RESPEITO DO USO DE FILMES COMERCIAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA ANÁLISE EM EVENTOS DA ÁREA - Carla Vargas Pedroso,Mary Angela Leivas Amorim
T239 SOFTWARES MULTIMÍDIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: REVENDO A QUALIDADE TÉCNICA E DIDÁTICA DESSE SUPORTE - Denise do Carmo Farago Zanotto, Priscila Baer Gomes Vieira, Antonio Carlos de Francisco, André Koscianski
T240 ANÁLISE DO CONTEÚDO PRESENTE EM MANUAIS DIDÁTICOS A RESPEITO DO PROCESSO DE RESPIRAÇÃO CELULAR DOS VEGETAIS - Samantha Suyanni dos Santos, Silmara Sartoreto de Oliveira

EIXO 11
EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA


T247 MUSEU DINÂMICO INTERDISCIPLINAR E O ENSINO NÃO -FORMAL DE FÍSICA: AVALIAÇÃO DOS EXPERIMENTOS MEDIANTE O PROCESSO HEURÍSTICO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL - Mayse Otofuji, Luzia Marta Bellini
T248 ANÁLISE DAS INTERAÇÕES DIALÓGICAS DURANTE UMA ATIVIDADE EDUCATIVA NA FLORESTA: SUBSÍDIOS PARA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM - Diego Marques da Silva,  Diego Fogaça Carvalho, Álvaro Lorencini Júnior, Sergio de Mello Arruda
T249 EDUCAÇÃO AMBIENTAL NÃO FORMAL VOLTADA AO USO DE AGROQUÍMICOS NA AGRICULTURA FAMILIAR - Tânia Renata Prochnow, Maria Eloisa Farias, Andréia Dos Santos Fernandes
T250 ÊNFASE NA LINGUAGEM: POR QUÊ CONSTRUIR ESTRATÉGIAS PARA A LEITURA DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA TELEVISÃO - Mariana Brasil Ramos, Henrique César da Silva
T251 O PROJETO “SHOW DE FÍSICA” COMO ESPAÇO PEDAGÓGICO PARA A PRÁTICA DOCENTE - Camilla Yara Langer Ogawa, Mayse Otofuji, Robson Ferrari Muniz, Ely de Sousa Agudo, Alice Sizuko Iramina