EIXO 01 |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS |
T01 |
A PRODUÇÃO DE TEXTOS POR ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS COMO SUBSIDIO PARA EDUCAÇÃO BÁSICA - Maria Cristina Pansera de Araújo, Mara Lisiane Tissot-Squalli |
T02 |
O USO DE ANIMAIS NÃO-HUMANOS EM EXOERIMENTAÇÃO LABORATORIAL - Tais Lazzari Konflanz, Maria Francisca Ribas Avancini, Neusa Maria John Scheid |
T03 |
O DIÁLOGO ENTRE OS DOCUMENTOS OFICIAIS E UM CURRÍCULO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - Patricia Caldeira Tolentino, Ademir José Rosso |
T04 |
UMA ANÁLISE SOBRE AS PERCEPÇÕES PRÉVIAS DE UM ACADÊMICO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MEDIANTE O ESTÁGIO E A OPÇÃO PELA LICENCIATURA - Virginia Iara de Andrade Maistro, Sergio de Mello Arruda |
T05 |
GÊNERO FEMININO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E MATEMÁTICA NO BRASIL - Irinéa de Lourdes Batista, Aszuen Tsuyako do Carmo Torejani, Bettina Heerdt, Lucken Bueno Lucas, Maria Lúcia Corrêa, Vinícius Colussi Bastos |
T06 |
SABERES DOCENTES EM UM MODELO FORMATIVO ALTERNATIVO - Giuliana Gionna Olivi Paredes, Christiane Gioppo Marques da Cruz |
T07 |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES - UM PROJETO PILOTO DE OBSERVAÇÃO DA REALIDADE DE SÃO VICENTE DO SUL - Geizon Oliveira da Silveira, Daiane Valente Valente, Simone Medianeira Franzin |
T08 |
ESTRUTURA CURRICULAR DOS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – LICENCIATURA NO ESTADO DO PARANÁ: DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS - Pollyanna Gracy Wronski, Celso Aparecido Polinarski |
T09 |
UM ENSAIO SOBRE CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS - Igor Antonio Costa, Ana Isabel Sobreiro, Fabiano Antunes |
T10 |
AS PERCEPÇÕES DO CADÁVER NO CONTEXTO DO ENSINO DE ANATOMIA - Ana Carolina Biscalquini Talamoni |
T11 |
O PIBID E A FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM QUÍMICA NA UEL - Enio de Lorena Stanzani, Marinez Meneghello Passos, Sérgio de Melo Arruda, Sônia Giancoli Barreto, Fabiele C. Dias Broietti |
T12 |
SABERES DOCENTES E PIBID/UEL MATEMÁTICA - Vanessa Largo, Sergio de Mello Arruda, Marinez Meneghello Passos, Ana Márcia Tucci de Carvalho |
T13 |
ESTRATÉGIAS PARA ENSINAR CIÊNCIAS UTILIZADAS POR PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS EM FORMAÇÃO EM SERVIÇO - Thaís Gimenez da Silva Augusto, Ivan Amorosino do Amaral |
T14 |
O USO DE ANALOGIAS NA PRÁTICA DOCENTE DOS ESTAGIÁRIOS EM CIÊNCIAS - Maria Eloisa Farias, Janaína Dias Godinho, Tania Renata Prochnow |
T15 |
EVOLUÇÃO BIOLÓGICA: CONCEOPÇÕES DE GRADUANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA PARANAENSE - Eloiza Muniz Capparros, Ana Tiyomi Obara |
T16 |
A CIÊNCIA NO COTIDIANO: APROXIMANDO UNIVERSIDADE E ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA - Daniela Frigo Ferraz, Fernanda Aparecida Meglhioratti, André Luis de Oliveira, Anelize Queiroz Amaral, Juliana Moreira Prudente de Oliveira, Alana Kramer Muxfeldt , Dayane Harmel, Kassiana da Silva Miguel, Amanda Dudczak |
T17 |
A PROBLEMATIZAÇÃO E A PRÁTICA EDUCACIONAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES - Maria Aparecida Honorato, Rejane Aurora Mion |
T18 |
O EDUCAR PELA PESQUISA I: NA FORMAÇÃO DE ALUNAS PROFESSORAS DE
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - Max Tsunada, Carolina Moreira Santos, Cristiano
Rodeski Pires, Cláudia Luciani Klein, Roque Ismael da Costa Güllich |
T19 |
CONHECIMENTOS SOBRE ALUNOS DA EJA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES PARA A PRODUÇÃO DE AULAS DE CIÊNCIAS - Marli Dallagnol Frison, Marcelo Vielmo Afonso, Jaqueline Vianna |
T20 |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA PARA SURDOS - Patrícia Faria Pereira, Ana Luisa Borba Gediel, Sthéfani Loti Paiva Lima, Karina Garcia Alves, Vitor Ferreira Daher, Hugo Luiz Gonzaga Honório, Victor Pereira |
T21 |
OS CONHECIMENTOS EM BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE - Arnildo Korb, Daiane Cristina Teixeira, Renata Mendonça Rodrigues |
T22 |
LIMITES E POSSIBILIDADES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES - Taitiâny Kárita Bonzanini, Fernando Bastos |
T23 |
ANÁLISE SOBRE UM PROCESSO FORMATIVO DE UMA PROFESSORA DE QUÍMICA EM FORMAÇÃO INICIAL - Jaqueline Vianna, Marli Dallagnol Frison |
T24 |
CONSIDERAÇÕES SOBRE DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EM SEU COTIDIANO DE TRABALHO - Fernando Bastos, Eliane Cerdas Labarce, João Mianutti, Taitiâny Kárita Bonzanini, Roberto Nardi |
T25 |
A BIOLOGIA E A HISTÓRIA DA DISCIPLINA ENSINO DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES - REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NO BRASIL - Néli Suzana Britto |
T26 |
ATIVIDADES DE LEITURA: UM ESTUDO COM FUTUROS PROFESSORES DE FÍSICA - Luiz Gustavo Pampu, Odisséa Boaventura de Oliveira |
T27 |
O LIVRO DIDÁTICO E O ENSINO DE CIÊNCIAS II: SOBRE O CURRÍCULO ESCOLAR - Janice Silvana Novakowski Kierepka, Kamila Maria Rudek, Roque Ismael da Costa Güllich, Érica do Espírito Santo Hermel |
T28 |
ENSINO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA: RELAÇÕES ENTRE O CONHECIMENTO E AS FORMAÇÕES IMAGINÁRIAS - Leandro Siqueira Palcha, Odisséa Boaventura de Oliveira |
T29 |
EXPECTATIVAS E APRENDIZADO NAS AULAS DE CIÊNCIAS: SEGUNDO OS ALUNOS DE UMA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL - Geodeli Adelita Penz Corrêa, Maria Cristina Pansera de Araújo |
T30 |
PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: UMA AVALIAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFSC - Thais Gabriella Reinert da Silva, Leandro Duso |
T31 |
ENTRE DISCURSO Y LA PRÁCTICA; LA EXPERIMENTACIÓN EN LA ENSEÑANZA PRIMARIA DE CIENCIAS - Tamini Wyzykowski, Roque Ismael da Costa Güllich, Maria Cristina Pansera-de-Araújo |
T32 |
PERCEPÇÃO DE DOCENTES SOBRE SUA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO EM CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - Maira Vanessa Bär, Tatiane Staub, Dulce Maria Strieder, Vilmar Malacarne |
T33 |
UM ESTUDO DE CASO SOBRE O USO DE ANALOGIAS POR DOCENTES DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA: CONSIDERAÇÕES INICIAIS - Isabel Cristina Higino Santana, Claudia Christina Bravo de Sá Carneiro |
T34 |
AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE PROFESSORES DE FÍSICA EM UM GRUPO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES SOBRE A TEMÁTICA TEORIA DA RELATIVIDADE - João Ricardo Neves da Silva, Moacir Pereira de Souza Filho, Ana Maria Osorio Araya, Alex Lino, Paula Mesquita Melques |
T35 |
A CONCEITUALIZAÇÃO EM BIOLOGIA NAS SITUAÇÕES DE ESTUDO DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO MEDIADA PELA INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA - Franciele Kollas, Lidiane Maria Guerin, Maria Cristina Pansera de Araújo |
T36 |
PROPOSIÇÃO DE CRITÉRIOS PARA ANÁLISE DO CONTEÚDO DE PARASITOSES NOS LIVROS DIDÁTICOS UTILIZADOS NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS- SC, BRASIL - Elisa Margarita Orlandi, Adriana Mohr |
T37 |
ESTUDO DO IMPACTO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NAS CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA E MEIO AMBIENTE ENTRE ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM, RS) - Keiciane Canabarro Drehmer, Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto |
T38 |
PERCEPÇÕES DOS LICENCIANDOS EM ESTÁGIO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: II. ESCOLHA DO CURSO E EXPECTATIVAS DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL - Rúbia Emmel; Maria Cristina Pansera-de-Araújo |
T39 |
CONCEPÇÕES SOBRE A ATIVIDADE DOCENTE DE UMA PROFESSORA UNIVERSITÁRIA DE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS - Welton Yudi Oda |
T40 |
INTERAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE PROFESSORES DE BIOLOGIA NUM GRUPO DE TRABALHO EM REDE (GTR) - Kleine Karol Assis, Orliney Maciel Guimarães, Jackson Gois da Silva |
T41 |
AS PERCEPÇÕES DE ACADÊMICOS DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS QUANTO A CONTRIBUIÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO PARA SUA FORMAÇÃO - Bárbara Grace Tobaldini, Eduarda Maria Schneider, Lourdes Aparecida Della Justina, Daniela Frigo Ferraz, Fernanda Aparecida Meghlioratti |
T42 |
A RELAÇÃO INTERDISCIPLINAR ENTRE MATEMÁTICA E ARTE NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS - Lucimar Donizete Gusmão |
T43 |
A CARÊNCIA DA REFLEXÃO EPISTEMOLÓGICA NAS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES DE QUÍMICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA - Jaqueline Ritter-Pereira, Otavio Aloisio Maldaner |
T44 |
O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA E ENSINO DE CIÊNCIAS DE PROFESSORAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE GASPAR (SC) - Daniela da Rosa Costa, Edson Schroeder |
T45 |
REFLEXÕES SOBRE UMA EXPERIÊNCIA NA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COM ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha, Elisabeth Barolli |
T46 |
A
ESTRUTURAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO
FUNDAMENTAL: O CASO DE CASCAVEL-PR - Alexandre Scheifele, Daniela
Frigo Ferraz, Dulce Maria Strieder |
EIXO 02 |
DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS |
T79 | A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA CONCEPÇÃO DE PROFESORES - Rosangela Araujo Xavier Fujii, Vanessa Daiana Pedracini |
T80 | VIDA E MORTE DOS LINFÓCITOS – UM JOGO PARA O ENSINO DE IMUNOGENÉTICA - Luis Felipe Cunha dos Santos, Claudia Marcia Borges Barreto, Gerlinde Agate Platais Brasil Teixeira |
T81 | O RPG COMO FERRAMENTA PARA ENSINO DA GESTÃO AMBIENTAL - Marina Gomes Drehmer, Rafael Vitame Kauano, Gabriela Barletta da Silva, Christiane Gioppo Marques da Cruz, Caroline Ribeiro |
T82 | CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE ESTRUTURA DE ECOSSISTEMA - Vitor Pereira Gomes, Neuilda Rodrigues Vieira dos Santos, Gerlinde Agate Platais Brasil Teixeira |
T83 | ENSINO DE FÍSICA MODERNA: A PRÁTICA DE UM PROFESSOR EM FORMAÇÃO COMO CONSTITUIÇÃO DE ATIVIDADE - Luis Eduardo Birello Arenghi, Lizete Maria Orquiza de Carvalho, Adriana Bortoletto |
T84 | SAIBA MAIS: ENSINANDO CIÊNCIAS COM A TURMA DA MÔNICA - Adriana Couto Pereira Rocha, Vergínia Mello Perin Andriola |
T85 | RPG E CICLO DE APRENDIZAGEM 5E: ENTRELAÇAMENTOS PRELIMINARES - Adriano Targa Dias Santos, Andressa Paim, Madson Campos, Micheli Pecharki, Wagner Warren Prochmann, Christiane Gioppo Marques da Cruz |
T86 | A INTERDISCIPLIANRIDADE E A CONTEXTUALIZAÇÃO NA SITUAÇÃO DE ESTUDO “NO ESCURO TODOS OS GATOS SÃO PARDOS - Marcelaine François Malhbrinck, Valdenar da Rosa Gonçalves, Maria Cristina Pansera de Araujo |
T87 | O ENSINO DE QUÍMICA PARA OS SURDOS: A RELEVÂNCIA DOS ASPECTOS VISUAIS - Karina Garcia Alves, Ana Luísa Borba Gediel, Patrícia Pereira Faria, Sthefani Loti, Vitor Daher, Hugo Honório, Victor Pereira |
T88 | A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES DIVERSIFICADAS EM RELAÇÃO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE A PARTIR DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Lauren Rumpel Teixeira, Paola Flores Sturza, Leonardo Peres Severo, Simone Medianeira Franzin |
T89 | NOVOS DISPOSITIVOS EDUCACIONAIS: O RPG COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO - Alejandro Sionek, Daniela Sartori Soares, Halanna de Paula Riedi |
T90 | ENSINO DE NOMENCLATURA ZOOLÓGICA: A UTILIZAÇÃO DE UM FOLDER COM TERMOS GREGOS E LATINOS - Rafael Gustavo Rigolon, Pablo Aaron Godinho Ferreira dos Santos, Renato Neves Feio, Jorge Abdala Dergam dos Santos |
T91 | EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O QUE DIZEM AS PESQUISAS? - Michelle Bocchi Gonçalves, Odissea Boaventura de Oliveira |
T92 | CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA, SEGUNDO APORTES AXIOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS DA BIOLOGIA - Lucken Bueno Lucas, Irinéa de Lourdes Batista |
T93 | A CONSTRUÇÃO CONCEITUAL SOBRE FOTOSSÍNTESE MEDIANTE A UTILIZAÇÃO DE UMA PRÁTICA INVESTIGATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL - Flávia Patricia Farias de Lima, Fernanda Aparecida Meglhioratti, André Luis de Oliveira |
T94 | CAMINHOS DA DIGESTÃO”: AVALIANDO O IMPACTO DA APRENDIZAGEM POR MEIO DE UMA ATIVIDADE LÚDICA Nathalia Anciães de Sá, Janilda Pacheco da Costa, Claudia Maria de Oliveira Sordillo, Gerlinde Agate Platais Brasil Teixeira |
T95 | O BOLETIM DE LEITURA ORIENTADA DO PROJETO LER E PENSAR: O USO DO JORNAL COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS - Letícia Aparecida da Silva, Nelissa Pacheco Vaz, Nicole Glock Maceno, Orliney Maciel Guimarães |
T96 | AS DISCIPLINAS DE GENÉTICA DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SUAS RELAÇÕES COM O CONTEÚDO EXPRESSO NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO - Tatiane Zimmer Kuhn, Maria Cristina Pansera de Araujo |
T97 | ILHAS INTERDISCIPLINARES DE RACIONALIDADE: UMA PROPOSTA PARA O ESTUDO DA SEXUALIDADE HUMANA NO ENSINO MÉDIO - Ana Maria Quinoto Imhof, Edson Schroeder |
T98 | ANÁLISE DO QUESTIONÁRIO ROSE APLICADO NO BRASIL E NA LETÔNIA - Daiane Schio Pagliarini, Luciani Figueiredo Santin, Evandro Bolzan |
T99 | ANÁLISE DO CONTEÚDO DE EMBRIOLOGIA NO LIVRO DIDÁTICO PRODUZIDO NO TIMOR-LESTE PELA COOPERAÇÃO BRASILEIRA EM 2008 - Patrícia Coutinho Aguiar, Umberto Euzebio, André Luiz da Costa Moreira |
T100 | O USO DE SITUAÇÕES PROBLEMA NO ENSINO DA MATEMÁTICA E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA - Aline Heil, Neide de Mello Aguiar Silva |
EIXO 03 |
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS |
T141 | RELAÇÕES ESTRUTURAIS E DIMENSIONAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS - Thiago Vidotto , Josiane Aniele Scarpassa, Vera Lucia Bahl de Oliveira |
T142 | O EXPERIMENTO INVESTIGATIVO E AS REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS DE ENSINO MÉDIO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O LEVANTAMENTO E ANÁLISE DE OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS - Silvia Regina Quijadas Aro Zuliani, Rodrigo José Cristiano Gazola, Carlos Henrique Bocanegra, Daiane Dos Santos Martins, Denise Fernandes de Mello |
T143 | O ENSINO DOS TEMAS “ORIGEM DA VIDA” E “EVOLUÇÃO BIOLÓGICA” NOS ENCONTROS ‘PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA – EPEB (1984-2006) - Mário Cézar Amorim de Oliveira, Vivian Leyser |
T144 | PERCEPÇÕES DE CIÊNCIAS APRESENTADAS POR CRIANÇAS DE 8 A 11ANOS LEVANTADAS EM UM AMBIENTE DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL - Daiane dos Santos Martins, Aline Agnelo Jango, Carlos Henrique Bocanegra, Denise Fernandes de Mello, Rodrigo José Cristiano Gazola, Silvia Regina Quijadas Aro Zuliani |
T145 | CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE TEMAS QUE FAZEM PARTE OU INFLUENCIAM O APRENDIZADO DE ECOLOGIA- Guilherme dos Santos Machado, Pedro Ferreira Rio, Gerlinde Agate Platais Brasil Teixeira |
T146 | A GENÉTICA QUANTITATIVA E OS LIVROS DIDÁTICOS BRASILEIROS - Arianne Francielle Silva Brão, Ana Silvia Lapenta |
T147 | ATIVIDADES DIDÁTICAS EXPERIMENTAIS EM OBRAS DIDÁTICAS DE BIOLOGIA DO PNLEM - Larissa Zancan Rodrigues, Eduardo Adolfo Terrazzan |
T148 | CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE REPRODUÇÃO HUMANA - Josiane da Silva Quirino, Vera Lúcia Bahl de Oliveira |
T149 | A PERCEPÇÃO DO PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO, QUANTO À MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS EM SALA DE AULA - Geisa Percio Do Prado, Renata Mendonça Rodrigues, Manuela Gazzoni dos Passos |
T150 | UMA ANÁLISE DA MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS NA CONSTRUÇÃO DE EXPERIMENTOS DE FÍSICA - Aguinaldo Capeletti Moura, Washington Luiz Pacheco de Carvalho |
T151 | RELAÇÃO DE “IMBRICAÇÃO DO EU” COM O APRENDER NO ENSINO DE BIOLOGIA POR ATIVIDADES INVESTIGATIVAS - Guilherme Trópia |
T152 | ENSINO DE BIOLOGIA: A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS - Fúlvia Eloá Maricato, Marielly Cristina Pierangeli, Natalia Gomes Fernandes, Lana Cristina Fazoli, Dulcinéia Ester Pagani Gianotto, Maria Júlia Corazza |
T153 | ATIVIDADES CULTURAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: INVESTIGANDO OS PERIÓDICOS DA ÁREA - Bárbara Yuri Katahira, Odisséa Boaventura de Oliveira |
T154 | PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: OBJETIVOS, CONHECIMENTO E AÇÃO DOCENTE - Roselene Ferreira Sousa, Claudia Christina Bravo e Sá Carneiro |
T155 | O QUE SIGNIFICA SER UM BOM PROFESSOR NO ENSINO FUNDAMENTAL PARA ESTUDANTES DA QUINTA SÉRIE - Taíse Silveira dos Santos, Caroline Ester Winck |
T156 | A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS NO ESTUDO DA ORIGEM DO UNIVERSO E DA VIDA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO - Karen Cavalcanti Tauceda, Vladimir Magdaleno Nunes, José Cláudio Del Pino |
T157 | CLUBES DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL ENSINO DE BLUMENAU – SC - Celso Menezes, Edson Schroeder |
T158 | O ENREDO DA EXPERIMENTAÇÃO NO LIVRO DIDÁTICO: CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS OU REPRODUÇÃO DE TEORIAS E VERDADES CIENTÍFICAS? - Roque Ismael da Costa Güllich, Lenice Heloisa de Arruda Silva |
T159 | DISCURSOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS - Helena Rivelli, Márcio Silveira Lemgruber |
T160 | A EXPERIMENTAÇÃO NA APRENDIZAGEM DE LICENCIADOS EM FÍSICA, NA CASA DA FÍSICA - Antônio Rizonaldo Lima de Oliveira, Gabriel Rodrigues do Nascimento, José Pedro Cordeiro |
T161 | ANÁLISE DO ENREDO DE UM GRUPO DE LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS - Emily Soares Pereira, Joseana Stecca Farezim-Knapp, Roque Ismael da Costa Guillich |
T162 | A DIMENSÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ENSINO-APRENDIZAGEM: AVALIAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO NAS AULAS DE CIÊNCIAS - Grazielle Zeni, Angélica Gois Muller Morales |
EIXO 04 |
EDUCAÇÃO CIENTIFICA DE JOVENS E ADULTOS |
T174 | FINALIDADES
E SUJEITOS DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NO PROEJA: CONTROVÉRSIAS E DESAFIOS
- Mirian do Amaral Jonis Silva, Queila Bragança Bravo |
T175 | POSICIONAMENTOS DE SUJEITOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) INSERIDOS EM UM CONTEXTO EDUCACIONAL BASEADO NAS RELAÇÕES CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE-AMBIENTE (CTSA) - Paulo Gabriel Franco dos Santos, Ernandes Rocha de Oliveira, Maria Angela de Moraes Cordeiro |
T176 | CLUBES DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES COORDENADORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BLUMENAU (SC). - Gisele Moraes Buch, Edson Schroeder |
EIXO 05 |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
T177 | A REPRESENTAÇÃO SOCIAL SOBRE MEIO AMBIENTE DOS ALUNOS DE UMA TURMA DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - Roselei Romano Bartolomey, Ana Cristina Confrortin, Vanessa Foiato |
T178 | COLETA SELETIVA, UMA LEITURA DO CONHECIMENTO E ENVOLVIMENTO DE ALGUNS MORADORES DE CASCAVEL-PR”- Alexandre Servat, Alex Sandro G. Chiarello, Cleider Saturno de Quadros, Elerson de Lara Magalhães, Irene Carniatto |
T179 | REPRESENTAÇÕES AMBIENTAIS POR MEIO DE DESENHO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA (Porto Rico – PR) - Bruno Tadashi Takahashi, Poliana Barbosa da Riva, Ana Tiyomi Obara, Harumi Irene Suzuki |
T180 | POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - Marcela de Moraes Agudo, Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis |
T181 | BIOÉTICA E MEIO AMBIENTE NO ENTENDIMENTO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS - Noemi Boer, Camila Almeida Kostulski, Patrícia Fabiane Nanthal Machado |
T182 | PAULO FREIRE, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE - Daniele Cristina de Souza , Jandira Lira Biscalquini Talamoni |
T183 | EDUCAÇÃO AMBIENTAL: LEVANTAMENTO DE PERCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE O MEIO AMBIENTE E PROBLEMAS AMBIENTAIS - Loana Priscila Mangolin, Anelize Queiroz Amaral, Irene Carniatto |
T184 | EDUCAÇÃO CIENTÍFICA COM FOCO NA BIODIVERSIDADE CATARINENSE - Edson Schroeder, Lúcia Sevegnani, Geraldo Moretto, Karina Cristofolini, Marilete Gasparin, Regina Aparecida da Rosa, Tatiana Machado Oliveira |
T185 | EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INTERDISCIPLINARIDADE: UMA PESQUISA SOBRE ABORDAGEM DA ARTE CONTEMPORÂNEA NA CONSTRUÇÃO DE UM OLHAR CRÍTICO SOBRE AS RELAÇÕES AMBIENTAIS - Sirlene Felisberto Rodrigues |
T186 | UM
ESTUDO PRELIMINAR SOBRE A FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS NO PROJETO
DE EXTENSÃO TRILHAS ECOLÓGICAS NA FAZENDA EXPERIMENTAL AGRO-ECOLÓGICA
IZABELA HENDRIX, SABARÁ/MG - Fernanda Costa dos Santos, Fábio Augusto
Rodrigues e Silva |
T187 | EDUCAÇÃO AMBIENTAL – ESTUDO EM UMA ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - Lívia Carvalho da Silva Dias, Helena Carla Castro Rangel |
T188 | UM ESTUDO SOBRE CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DE MEIO AMBIENTE ENTRE ESTUDANTES DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO NA UFPB - Marsílvio Gonçalves Pereira, Vanda Maria de Oliveira Ferreira, Gewerlys Stallony Diego Costa da Rocha, Alessandro Tomaz Barbosa |
T189 | O AQUECIMENTO GLOBAL NA CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL - Gustavo Luiz May, Valdecir Luiz Bertollo |
EIXO 06 |
EDUCAÇÃO SEXUAL |
T203 | CONCEPÇÕES
SOBRE SEXUALIDADE DIAGNOSTICADAS NUM COLÉGIO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO
- Polyanna Cristina Simão, Anelize Queiroz Amaral, Irene Carniatto |
T204 | EDUCAÇÃO SEXUAL: O QUE SABEM OS ADOLESCENTES DOS ENSINOS PÚBLICO E PRIVADO?”- Karina Jobim Pinto, Gabriela Gomes da Silva, Priscila Bueno da Silva, Rosiane Borba de Aguiar |
T205 | O QUE SE FALA AOS PROFESSORES SOBRE ORIENTAÇÃO SEXUAL? UMA ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES VEICULADAS NA REVISTA NOVA ESCOLA - Bruna Gabriela Scopel, Daniela Tomio |
T206 | ORIENTAÇÕES SEXUAIS NAS REPRESENTAÇÕES DE FUTUROS/AS PROFESSORES/AS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - Sandro Prado Santos |
T207 | A VISÃO DOS EDUCADORES SOBRE A EDUCAÇÃO SEXUAL PARA PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN - Dahiane Inocência Silveira, Vagner Sérgio Custódio |
EIXO 07 |
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA |
T211 | “A
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ALGUNS MOVIMENTOS INVESTIGATIVOS - Márcia Cristina
de Souza, Marinez Meneghello Passos, Rosana Figueiredo Salvi |
EIXO 08 |
HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS |
T214 | PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE BIOLOGIA EM RELAÇÃO AOS DESAFIOS DO ENSINO DE INTERAÇÃO E EXPRESSÃO GÊNICA - Thais Benetti de Oliveira, Eduarda Maria Schneider , Fernanda Aparecida Meglhioratti , Ana Maria de Andrade Caldeira, Mariana A. Bologna de Andrade Soares |
T215 | O CONCEITO DE GENE COMO OBSTÁCULO PEDAGÓGICO: REPERCUSSÕES NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE GENÉTICA ESCOLAR - Lúcio Ely Ribeiro Silvério, Sylvia Regina Pedrosa Maestrelli |
T216 | CONTROVÉRSIAS CIENTÍFICAS COMO RECURSO PARA DISCUTIR O PAPEL DA SUBJETIVIDADE NA CIÊNCIA - João Paulo Di Monaco Durbano, Eduardo Crevelário de Carvalho, Maria Elice Brzezinski Prestes |
T217 | A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO TRILHADA PELAS PESQUISAS DA GENÉTICA BIOMOLECULAR: QUAIS VALORES CIENTÍFICOS TRANSITAM OS DISCURSOS DE PROFESSORES-PESQUISADORES? - Fernanda Peres Ramos, Marcos Cesar Danhoni Neves, Maria Júlia Corazza |
T218 | A CONTRIBUIÇÃO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE HEREDITARIEDADE PELOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO - Vanessa Daiana Pedrancini, Maria Júlia Corazza, Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira, Terezinha Bellanda Galuch |
T219 | A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE INÉRCIA: A MECÂNICA ARISTOTÉLICA E AS CONCEPÇÕES ESPONTÂNEAS DE MOVIMENTO - Laurielza Christinne Barros da Silva |
T220 | ANÁLISE DA DISPOSIÇÃO DAS INFORMAÇÕES ACERCA DA HISTÓRIA DA GENÉTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS APROVADOS NO PNLEM-2007 - Fabricio Barbosa Bittencourt, Maria Elice Brzezinski Prestes |
T221 | A HISTORIOGRAFIA DOS EXPERIMENTOS DE MENDEL E SEUS PROBLEMAS PARA O ENSINO - Fernando Gianetti Fiorin, Marcos Rodrigues da Silva, Viviane Loiola da Visitação |
T222 | EPISTEMOLOGIA DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO EM DIFERENTES ABORDAGENS: REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES SEMÂNTICAS E AXIOMÁTICAS - Márcio Akio Ohira, Lucken Bueno Lucas, Irinéa de Lourdes Batista |
T223 | PROPOSTA DE APROXIMAÇÃO ENTRE A EVO-DEVO E A TEORIA DA CONSTRUÇÃO DO NICHO: PERSPECTIVA HISTÓRICO-EPISTEMOLÓGICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA - André Luis Corrêa, Patrícia da Silva Nunes, Ana Maria de Andrade Caldeira, Osmar Cavassan |
T224 | HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE BIOLOGIA: A CRONOBIOLOGIA E O ESTUDO DO "SONO DAS PLANTAS- Maria de Fátima Neves Sandrin, Eduardo Adolfo Terrazzan |
EIXO 09 |
POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS |
T226 | DE QUE FORMA OS CONTEÚDOS DO ENEM INFLUENCIAM A PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA? - Everaldo dos Santos, Christiane Gioppo |
T227 | CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA SOBRE LIVRO DIDÁTICO: RESULTADOS DE UMA PESQUISA DOCUMENTAL - Jaiane de Moraes Boton, Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto, Natália Possebon, Juliana Pereira |
T228 | INTERFACES ENTRE A LINGUAGEM CIENTÍFICA ESCOLAR E A LINGUAGEM LITERÁRIA NO LIVRO DIDÁTICO PÚBLICO DE BIOLOGIA - Tânia Mara Cabral, Christiane Gioppo |
T229 | POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA MELHORIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS E DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DOCENTES DE PROFESSORES DE BIOLOGIA - Renata Cristina Cabrera, Eduardo Adolfo Terrazzan |
T230 | O DISCURSO PEDAGÓGICO PRESENTES NOS PCNEM E NAS DIRETRIZES CURRICULARES ESTADUAIS DE BIOLOGIA DO PARANÁ - Luciane Cortiano Liotti, Odisséa Boaventura de Oliveira |
T231 | ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DAS POLÍTICAS DE INCENTIVO AO ENSINO CIENTÍFICO NO BRASIL - Janaína dias Godinho, Michele Santos da Silveira, Maria Eloisa Farias |
T232 | PROPÓSITOS E RECOMENDAÇÕES DO NOVO ENEM PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA - Nicole Glock Maceno Orliney Maciel Guimarães |
EIXO 10 |
EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO |
T233 |
UTILIZAÇÃO DE MODELOS VIRTUAIS EM 3D PARA AUXÍLIO NA APRENDIZAGEM DA EMBRIOLOGIA - Larissa Natasha de Souza, Carolina Ferreira de Carvalho, Raphael Naves, Ana Paula Piovesan Melchiori, Jerry Carvalho Borges |
T234 |
O
PERFIL DE ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO E O ACESSO AO FÓRUM DE
DISCUSSÕES COMO ATIVIDADE EXTRACLASSE PARA O ENSINO DE BIOLOGIA - Hélvio Kenji Miyazawa, Silmara Sartoreto de Oliveira |
T235 | WEBQUEST: UMA METODOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES NO CONTEXTO ESCOLAR - Rejane Maria Ghisolfi da Silva, Raul Marcos Pereira de Oliveira |
T236 | CONSTITUIÇÃO DOCENTE NUM MUNDO TECNOLOGICAMENTE MEDIADO: SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR PROFESSORES NA AMAZÔNIA À FORMAÇÃO CONTINUADA DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA A DISTÂNCIA - France Fraiha Martins, terezinha Valin Oliver Gonçalves |
T237 | A (BIO)ÉTICA E O JARDINEIRO FIEL - Eliane Gonçalves dos Santos, Simoni Priesntz Friedrich, Neusa Maria John Scheid |
T238 | A PRODUÇÃO ACADÊMICA A RESPEITO DO USO DE FILMES COMERCIAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA ANÁLISE EM EVENTOS DA ÁREA - Carla Vargas Pedroso,Mary Angela Leivas Amorim |
T239 | SOFTWARES MULTIMÍDIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: REVENDO A QUALIDADE TÉCNICA E DIDÁTICA DESSE SUPORTE - Denise do Carmo Farago Zanotto, Priscila Baer Gomes Vieira, Antonio Carlos de Francisco, André Koscianski |
T240 | ANÁLISE DO CONTEÚDO PRESENTE EM MANUAIS DIDÁTICOS A RESPEITO DO PROCESSO DE RESPIRAÇÃO CELULAR DOS VEGETAIS - Samantha Suyanni dos Santos, Silmara Sartoreto de Oliveira |
EIXO 11 |
EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA |
T247 | MUSEU DINÂMICO INTERDISCIPLINAR E O ENSINO NÃO -FORMAL DE FÍSICA: AVALIAÇÃO DOS EXPERIMENTOS MEDIANTE O PROCESSO HEURÍSTICO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL - Mayse Otofuji, Luzia Marta Bellini |
T248 | ANÁLISE DAS INTERAÇÕES DIALÓGICAS DURANTE UMA ATIVIDADE EDUCATIVA NA FLORESTA: SUBSÍDIOS PARA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM - Diego Marques da Silva, Diego Fogaça Carvalho, Álvaro Lorencini Júnior, Sergio de Mello Arruda |
T249 | EDUCAÇÃO AMBIENTAL NÃO FORMAL VOLTADA AO USO DE AGROQUÍMICOS NA AGRICULTURA FAMILIAR - Tânia Renata Prochnow, Maria Eloisa Farias, Andréia Dos Santos Fernandes |
T250 | ÊNFASE NA LINGUAGEM: POR QUÊ CONSTRUIR ESTRATÉGIAS PARA A LEITURA DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA TELEVISÃO - Mariana Brasil Ramos, Henrique César da Silva |
T251 | O
PROJETO “SHOW DE FÍSICA” COMO ESPAÇO PEDAGÓGICO PARA A PRÁTICA DOCENTE
- Camilla Yara Langer Ogawa, Mayse Otofuji, Robson Ferrari Muniz, Ely
de Sousa Agudo, Alice Sizuko Iramina |