MENUS
Museu Didático Porfessor Carlos C. Branco
Agendamentos para visitas somente pelo site do museu:
e-mail para contato: museuanatomia@uel.br

O Museu Didático de Anatomia teve seu início em 1962, por meio da Faculdade Estadual de Odontologia (FEOL), com uma pequena coleção de crânios de animais doados pelo professor Carlos da Costa Branco, que foi o primeiro professor titular de Anatomia da FEOL, e com macroescultura dentária em cera, confeccionada pela primeira turma de Anatomia do curso de Odontologia. Em 09 de outubro de 1997, as professoras Marilinda Vieira dos Santos Costa, Maria Aparecida Vivan de Carvalho e Vilma Schwald Babboni concretizaram um antigo sonho do Departamento, ao dado o nome do primeiro professor de Anatomia ao Museu, que passou a se chamar Museu Professor Carlos da Costa Branco.
Em 1963, os professores Odila Santiago Eugênio e Carlos da Costa Branco catalogaram e etiquetaram as peças existentes, assim como algumas doadas pela comunidade (embriões e fetos humanos e de animais); logo em seguida foi aprovada em reunião extraordinária do setor, a efetiva criação do Museu Didático de Anatomia, sendo cadastrado na Secretaria de Informática e Documentação (SID) com o código de identificação no 456000275, e no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com o código de localização no 41672811370005.
Em 1970, após a criação da Faculdade de Medicina e da UEL, foi feita uma reestruturação do Museu, inclusive com a implantação de um livro de visitas.
Em 1986 foi realizada uma nova reestruturação dentro do Programa “Projetos Especiais” vinculado à Coordenadoria de Extensão à Comunidade (CEC/UEL) sob a coordenação do professor Lauro de Castro Beltrão.
Coleções de especial valor científico fazem parte do Museu, que abrangem principalmente a área biológica. Além das peças anatômicas humanas e de animais, preparadas segundo as mais variadas técnicas, o Museu possui coleções de fotos, pranchas, pôsteres, como também a primeira mesa utilizada no laboratório de Anatomia e a beca do professor Carlos da Costa Branco, fundador do Museu.
É fundamental enfatizar o papel do Museu como agente educativo, além de guardião de despojos humanos e animais. O Museu recebe a visita de milhares de pessoas durante o ano, com um número significativo de alunos de ensino fundamental e médio, acompanhados de seus professores, que além de percorrer em visitação o Museu, também participam de uma exposição supervisionada por servidores e monitores do Departamento de Anatomia.
O Museu promove o intercâmbio com instituições congêneres, que visa o aproveitamento de especialistas para palestras e cursos. Objetiva a formação de recursos humanos na área de Anatomia, oportuniza campo de estágio aos acadêmicos de diferentes cursos, possibilita a orientação e instrução para a confecção de peças e montagem de esqueletos, entre outras atividades.
CANAIS
CANAIS