Abertura das exposições “Imateriais” de Daniel Duda e “Raimundo, você está quando?” de Cláudio Garcia
No dia 27 de agosto, abriram as exposições “Raimundo, você está quando?”, instalação do artista londrinense Cláudio Garcia e “Imateriais” com fotos (realizadas em Londrina) e vídeos do artista curitibano Daniel Duda.
Cláudio entende seu trabalho como um happening, em estreita simbiose/dependência com as pessoas presentes, sugerindo ações e percepções que promovam alguma espécie de encontro. Interessa ao artista promover experiências de troca, sugerindo uma proximidade com os trabalhos desenvolvidos por Lygia Clark nos anos 60.
Daniel Duda, que desenvolveu uma residência artística em Londrina como prêmio do 64° Salão Paranaense, discute as relações entre o virtual e o real a partir das possibilidades tecnológicas disponíveis. Usando meios simples como barbantes pregados em árvores, cria imagens que se aproximam de ficção científica.
A artista Carmen Betiol participa com a instalação “Willian” selecioanda para o W.C. ARTE.
As exposições receberam muitos visitantes e contou com a fala dos três artistas com perguntas e depoimentos. O contraste conceitual e formal entre as as exposições deve gerar curiosidade nos visitantes, enquanto Cláudio articula o espaço com transparências e lousas que devem ser experimentadas, Duda oferece ao público um ambiente organizado e o contraste de suas fotos e vídeos impecavelmente montados, projetam uma experiência de suspensão. Carmen transformou o banheiro desativado em um espaço hospitalar, discutindo assuntos graves como a violência infantil.