IMG_5151

 

Foto de Vinicius Escano

 

Marcela Novaes é uma das artistas que expuseram seus trabalhos na exposição “Quando vier por favor me avise” na DaP.Enviamos para ela algumas perguntas, para que todos nós possamos conhecê-la melhor e saber de onde vêm suas referências.

 

-COMO UM TRABALHO COMEÇA?

Acho que na maioria das vezes  imagino cenas, como se fossem de filmes, para meus trabalhos, mas sem o resto do enredo antes ou depois, sem as falas, sem a trilha sonora e algumas vezes sem os personagens.

– QUE ARTISTAS OU TEÓRICOS VOCÊ CONSIDERA IMPORTANTES? POR QUE?

Sempre falo da artista norte-americana Grace Miceli, pois assim que me decidi a prestar artes visuais, eu a descobri na internet e me maravilhei com seus trabalhos, eram muito diferentes de tudo que eu já tinha visto e a princípio não faziam sentido nenhum para mim, isso me chamou atenção.

E tem vários outros artistas que gosto muito, como Guignard, Thomas Hirschhorn, David Hockney, Sofia Borges, Matthew Barney, Damien Hirst, Jake e Dinos Chapman,  Nan Goldin entre outros…

– O QUE VOCÊ ESTÁ LENDO?

Leio muitas coisas ao mesmo tempo, e algumas vezes, dependendo dos livros, não termino minhas leituras. No momento estou lendo 1984 de George Orwell, e um livro que comprei recentemente que se chama “100 contemporaryartists”, além de outros livros sobre arte que são meio que de cabeceira…

– QUE TIPO DE COISA CHAMA SUA ATENÇÃO NO MUNDO?

Acho que a arte, a natureza…

– O QUE VOCÊ ESTÁ PRODUZINDO AGORA?

Ideias para pinturas.

– QUE SITES VOCÊ COSTUMA VER?

Costumo ver sites que falam de arte ou de fotografia.

– QUE EXPERIENCIA COM ARTE FOI IMPORTANTE PARA VOCÊ?

Acho que a visita à Trigésima Bienal de São Paulo foi bem importante, assim como a visita ao Inhotim, que me proporcionou o contato com muitas obras, inclusive de artistas que já conhecia só de ler sobre e de artistas que gosto muito como o Matthew Barney, ver um trabalho dele de perto foi sublime. Conheci lá também o trabalho do artista Thomas Hirschhorn.

Meu estágio esse ano aqui na DaP também está sendo muito importante, pois estou tendo contato com muitos processos como curadoria, mediação, contato com artistas, organização e montagem de exposições etc.

E expor meus trabalhos na “Quando vier por favor me avise” está sendo ótimo para mim, achei a exposição inteira muito linda, além de eu estar tendo contato com os visitantes, vendo a reação de todos, e fazendo as mediações tiro algumas dúvidas sobre a reação das pessoas sobre meu próprio trabalho.

Já me disseram, em uma mediação, que meus trabalhos, especificamente da série “Vizinhança” lembram cenas de câmera de segurança, e adorei isso! São ditas muitas coisas interessantes nas mediações…

– QUE MÚSICAS VOCÊ OUVE?

Ouço muitas bandas e muitos artistas, mas Belle and Sebastian, Milton Nascimento, Beach House, Múm, Phoenix e Daft Punk são alguns dos meus preferidos.

 

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>