Durante o mês de maio, nossa agenda de mediações ganhou um ar diferente, foi inundada por agendamentos.

Eram as turmas do colégio Roseli Pioto, cujo professor de artes André Camargo, fez questão de trazê-las todas para visitarem e conhecerem a exposição “Deixa que minha mão errante adentre, referente ao edital Arte Londrina 2, o objetivo, além de gerar contato direto com a arte, foi o e gerar o entendimento de como funciona uma galeria de arte, de como é feita uma curadoria, de participarem de uma mediação.

O professor André, tem um blog onde escreveu sobre as experiências suas e de seus alunos do Roseli Pioto durante as visitas aqui na DaP, e pudemos observar como esse contato direto com a arte é essencial para uma boa aula:

“Foi isso que vivenciei como professor-público (me senti quase um voyeur) durante o mês de maio, acompanhando turmas do ensino médio e sextos anos em visitação à Dap – Divisão de Artes Plásticas da UEL. Durante duas semanas, observei as mais variadas formas de apropriação, da repulsa a um interesse inexplicável por determinados trabalhos. Pude notar a importância do tempo livre para a construção do saber. Um tempo livre direcionado, em um espaço que toda ociosidade direciona a um novo contato, a uma dúvida.

Nestas visitas ficou evidente, ao menos em minhas observações que o contato com o espaço se estabelecia em três estágios, nem sempre harmônicos, mas sempre presentes: a observação do espaço como uma busca curiosa das informações visuais ali dispostas;  a mediação, o momento mais tenso do processo, pois é o trazer o aluno a uma certa ordem de raciocínio que exige dele a organização das informações recolhidas no primeiro contato. A exposição do contato com o objeto de arte momento que ocorre ainda na mediação, mas que se estende ao espaço escolar na forma de dúvidas e associações. Associações estabelecidas dentro do espaço expositivo, instigadas pela mediação que cumpre o seu papel de não dar respostas de nada, mas sim construir possibilidades, de relacionar conhecimentos, e tornar próximos os conhecimentos em contato.” (disponível no blog)

Acesse o blog e confira:   http://andrecamargolopes1976.blogspot.com.br/2014/06/visitacao-dap-maio-de-2014-fruicao-como.html

Agradecemos muito a sua iniciativa, professor André, voltem sempre!

Comente

You may use these HTML tags and attributes: