O Coletivo Duas Marias integrado pelas artistas Nani Nogara e Malu Rebelato concederam a entrevista a seguir sobre seus processos de criação e referências:

– Como essa parceria se constituiu?

Nós nos conhecemos na faculdade de Artes em 2006. Ficamos amigas. Participávamos do mesmo grupo de trabalho. Depois fizemos uma pós em arte e educação juntas. Eu, Nani, fiz uma exposição baseada em meu TCC e convidei a Malu para participar. A partir dessa exposição iniciou a parceria.

– Como articulam as ideias entre vocês?

As ideias de cada uma são trazidas para discussão. Cada ideia é modificada, adequada, reorganizada, várias vezes até atingir a concordância entre as duas. A execução só inicia depois da ideia formada.

– Como um trabalho começa?

Uma vez aceita a ideia, vamos aprimorando, imaginando como ficaria a obra pronta, criando corpo e vida para tal.  Pesquisamos o tema escolhido, para fundamentar o trabalho; criamos uma personagem, um figurino, um local para a realização do ensaio fotográfico ou vídeo. A Malu fotografa e a Nani atua na performance. Depois, juntas novamente, escolhemos e editamos as fotos.

– O que chama a atenção de seus olhares?

Nosso foco é a mulher e o seu lugar no mundo. Buscamos inspiração principalmente na mitologia, nas deusas e heroínas que marcaram a história da civilização.

– Existe algum trabalho do coletivo que deriva das fotografias de vocês? Alguma proposição, ação?

Nossa intenção, enquanto artistas e mulheres, é de que as pessoas reflitam, analisem e aprimorem sua percepção acerca da misoginia, bem como do poder do ser feminino, através da fruição de nosso trabalho e de nossas falas.

– Como é a cena artística na cidade de vocês? Vocês enfrentam, apoiam e/ou constituem alguma demanda no processo de execução dos trabalhos?

O momento atual está muito bom. Há uma organização dos artistas, divididos em setoriais em torno do Conselho de Cultura do município – Cascavel/PR – (a Nani é uma das conselheiras).  Especificamente no setor de artes visuais, o município promove exposições em vários espaços da cidade, promovendo os artistas locais. Recentemente foi inaugurado na cidade uma extensão do Museu Oscar Niemeyer.

Para viabilização de nosso projeto atual, recebemos assessoria da Secretaria de Cultura, para dirimir dúvidas de como participar de um edital.

– Quais suas referências no momento? O que andam lendo, escutando e assistindo?

Filmes e séries mitológicas, vídeos sobre mitologia (gostamos da filósofa Lúcia Helena Galvão). Livros escritos por mulheres, como Clarissa Pinkola Estés, Simone Beauvoir, Hilda Hilst, Chimamanda Ngozi Adichie.

– Considerando que o trabalho se articula com pautas históricas de luta das mulheres, como pensam o lugar político da mulher?

A mulher deve primar pela própria soberania. Deve lutar por suas crenças, seu espaço, expor suas opiniões, ficando em igualdade de condições com os demais seres humanos e principalmente ser dona de seu corpo e mente.

Nani Nogara e Malu Rebelato conversando com o público na abertura do dia 11 de Maio.

Comente

You may use these HTML tags and attributes: