Elke Coelho, Brasil
“Quando trabalho com o desenho, penso mais nas realidades que as linhas podem criar do que nas realidades que elas possam se assemelhar. Em ‘Ocorrências’ apresento linhas que não buscam transpor para o plano bidimensional figuras que já habitam nossas referências visíveis, mas linhas que se relacionam com formas que não possuem um correspondente linguístico que possa nomeá-las ou categorizá-las. Há em meu processo certo gosto pela indeterminação: constituir algo que não se sabe exatamente o que é; algo que não seja facilmente notado, facilmente classificável ou reproduzível.
No entanto, não ignoro o fato de que as aproximações com formas e objetos reconhecíveis no mundo podem ocorrer, já que nossa percepção sempre está à busca de algo familiar. Caso as aproximações ocorram, me interessa pensar que os signos presentes em ‘Ocorrências’ podem se aproximar de imensidões – ser uma vista longínqua de um terreno, como cartas cartográficas de pequenos seres resumidos a condição de ponto; ou ainda uma vista mais longínqua, em que os pontos são astros e os traços são fenômenos celestes que formam um sistema. Ao mesmo tempo, os sinais podem não ser quase nada, podem ser apenas poeira, ciscos, fungos ou alguma coisa que não se sabe exatamente o que é, algo que deixou pequenas partes – pistas, vestígios – de sua existência física. Essas possibilidades comuns nas brincadeiras infantis, de ser tudo (universos) e nada (poeira), dependendo das circunstâncias relacionais, é que me instiga a distanciar-me de relações imediatas com figuras e buscar um desenho que lança sugestões e procura coagular-se com impressões para significar”.
[COELHO, Elke. “Delicadezas incisivas: ensaios materiais com pequenos objetos cotidianos”. Porto Alegre: UFRGS, 2009. Dissertação de mestrado. p. 37-38].
Elke Coelho nasceu em Junqueirópolis (SP) em 1983. Pesquisadora, artista e professora no Departamento de Arte Visual da Universidade Estadual de Londrina. Possui graduação em Educação Artística pela Universidade Estadual de Londrina (2005); especialização em Literatura Brasileira, pela mesma instituição (2007), mestrado em Artes Visuais – Poéticas Visuais – pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e doutorado em Artes Visuais – Poéticas Visuais – pela Escola de Comunicações e Artes da USP (2014). Participou de exposições coletivas e individuais. Organizadora, juntamente com Danillo Villa, do livro Cartografias Cotidianas (2011), e autora das publicações Coisas de Iracema (2017) e Outras coisas de Iracema (2020).
Siga Elke Coelho no Instagram @coelho.elke
Compartilhe pelo nosso perfil @DaPLondrina
Série Ocorrências, 2007. Carbono e tinta sobre papel, 8,7 x 10,6 cm.