Recebemos no dia 16 de abril os alunos do Colégio Polivalente de Apucarana para mediação da exposição “Cidade, Mundo Plástico”.

Os estudantes conheceram e exploraram o espaço da DaP, como também interagiram com os trabalhos expostos aqui. Para alguns, era a primeira vez que haviam visitado um espaço de arte e ficaram muito impressionados com alguns trabalhos, como por exemplo o trabalho A Concha Eloquente da Paixão de Fabrício Lopez por sua dimensão e cor que contrastava com a parede branca, outros se interessaram pelos objetos da artista Cláudia França dos quais fazem parte da exposição Por Enquanto, fazendo-os indagarem sobre o que o trabalho diz, se o banquinho era mesmo um banquinho e por que tinha água e palavras dentro de uma jarra.

Para a mediação utilizamos o trabalho sem título da artista Tânia Sugeta como proposição de oficina prática com os alunos. Seu trabalho consiste em formas ovais feitas de barbutina de porcelana repetidas diversas vezes. A dinâmica dessa oficina consistia em escolher um tema (o professor Rafael Trevisan deu a ideia de cogumelos, pois ele está tratando sobre isso no seu TCC de Artes) e criarem usando argila esse tema escolhido, reproduzindo o máximo que pudessem, para depois serem dispostos no espaço expositivo de forma ordenada, como a Tania faz em seu trabalho.

Início do bate-papo com os alunos em diversas partes da exposição:

IMG_2557

IMG_2552

IMG_2556

Alunos debatem e discutem sobre o trabalho de Cláudia França

IMG_2570

Os mediadores Marcela e Fercho apresentam a argila como material para a oficina prática.

IMG_2594

Alunos interagem e manuseiam com argila antes de começar a oficina.

IMG_2616

Para alguns, essa é a primeira vez que manuseiam argila.

IMG_2595

Professor Rafael explica que ele faz de argila cogumelos em grandes quantidades e faz demonstração de como ele constrói um cogumelo de argila.

IMG_2604

Cada um criou sua forma de construir seus cogumelos, bem como seus tamanhos, quantidades e aparências.

IMG_2627

Confiram os cogumelos de argila dispostos no espaço expositivo

IMG_2637

IMG_2640