Se pensar a paisagem, para mim, enquanto artista, como um vasto campo de reflexão e interesse, o desenho é o meio primeiro em que esse interesse pôde se manifestar e expressar. Portanto, ele é primórdio, originário. O desenho me possibilitou ler o mundo, interpretá-lo, e também ler a mim mesma – passar a compreender, pouco a pouco, o que, em mim, o mundo falava; e como. Com o tempo, ao olhar para os meus desenhos, fui me dando conta de que, esse vasto interesse inicial, começava a se organizar, a tomar um sentido, a formar o que poderíamos chamar de “corpo de trabalho”. Essa dupla leitura, interpretativa, do sujeito organizador do mundo, e da minha própria subjetividade, expressa na particularidade do gesto, foi me revelando muito do meu processo como artista. Além disso, o desenho, por exigir um constante exercício do olhar, proporciona um rigor na análise e na construção das imagens, que certamente reverbera para minhas produções subsequentes. Nesse entendimento, poderia dizer que ele é a mãe dos outros meios com os quais fui tomando contato e está presente nas minhas pinturas, gravuras e fotografias.

 

Ana Calzavara é bacharel em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), pós-graduada pela Byam Shaw School of Art, Londres, e doutora em Poéticas Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Seu trabalho indaga sobre como nós, sujeitos contemporâneos, percebemos e nos relacionamos com as imagens do mundo à nossa volta, a partir de uma obra que propõe o imbricamento de técnicas artísticas, tais como a pintura, a fotografia, o desenho e a gravura. Já participou de mostras individuais no Centro Cultural São Paulo e no Museu da Imagem e do Som (MIS). Dentre suas exposições coletivas recentes destacam-se: Zureta. International Contemporary Printed Art Exhibition and Symposium em Tóquio, Japão; VIII Premio Arte Laguna, em Veneza, Itália  e a 8th Biennale internationale d’estampe contemporaine de Trois-Rivière, no Canadá. Seu trabalho está em coleções de museus brasileiros e estrangeiros. Vive e trabalha em SP.

 

Siga Ana Calzavara no Instagram @ana.calzavara

Compartilhe pelo nosso perfil @DaPLondrina

Dimensões variáveis

1995/6

Técnica mista sobre papel.  

Pastel e crayon sobre papel.

Crayon sobre papel.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>