O desenho; como eu suponho. (…) por outro lado, esse tabu de ser um prefácio pictórico é entendido como um ato a ser discutido, pois a simples ausência de cor para aproximar a imagem representada do plausível não o diminui. (…) Fragmento do texto da Semântica Zoocial. Corpo teórico da dissertação de bacharelado em artes visuais, ISA University of the Arts. Havana Cuba. Autor: Lic Daniel Madruga.
Eu entendo o desenho como um meio direto e complexo. Marginalizada em grande medida pela pintura, deslocada para a noção de estudo, esboço, fase anterior da obra, permaneceu no imaginário cultural como meio menor, carente das virtudes hedonísticas que a pintura possui no esplendor de suas cores e maneiras de fazer isso. O valor do desenho reside na sua comunicação direta, alcançada pela representação, desprovida de elementos alienantes (texturas, efeitos, cores) transmitidos diretamente da sua representação, protegida pelos códigos universais que o homem atribuiu a cada elemento do ambiente. Para se referir à liberdade na representação de um pássaro voando, basta desenhá-lo. Sua representação é reconhecível muito antes de ser adoçada com pigmentos e efeitos alienantes. Daí a minha expressiva necessidade com o desenho, já que sua eficácia, sua comunicação direta, me poupa tempo para chegar ao espectador, além de propor um comentário desprovido de distrações formais. Que esse comentário não seja entendido como uma censura à pintura, cada meio afirma suas virtudes, apenas que, nele, o formal desempenha um papel protagonista, primeiro é uma pintura capaz de agradar aos olhos e depois nos aprofundamos em seu conteúdo; o desenho evita esse processo, nos leva diretamente a buscar entender como os elementos que o compõem dialogam, é algo semelhante a uma escultura, mas no plano bidimensional. Declaração ou comentário geral de minha produção simbólica:
Formulo como pretexto a definição dos conceitos do fiasco. Procuro o que defino como realidade-verdade para assumir, compreender e interpretar a noção do que é verdadeiro a partir da lógica. Processo que emana da ação humana e de uma gênese autorreferencial de tentar encontrar as versões do evento. Evitar a frontalidade garante um maior aprofundamento na assimilação do ambiente. A arte assume constantemente esse sentimento em termos de sua representação, sua simulação visual e conceitual.
Meus processos são executados em 2 linhas conceituais que, em grande parte, podem ser mescladas em uma. Primeiro, a predileção pela construção de cenas a partir de uma espécie de estranheza ou sutil absurdo lógico; imagens arbitrárias que não respondem a ações, comportamentos ou ações ditadas pela lógica comum que governa o universo. Isso é acompanhado por uma viagem conceitual e ideológica que orbita em torno do que chamo de conceitos de fiasco, relacionados à noção de dúvida, suspeita, aparente, simulado, armadilha.
Para responder a essas preocupações utilizo vários meios, embora o desenho e o objeto apresentem uma predileção, acompanhados por uma referência simbólica ao universo animal.
Não presumo que a arte seja uma mera descrição da realidade; acredito na arte que de alguma forma reinventa as experiências, leva-as a outras áreas onde quase nada é o que parece. A suspeita reside nas certezas, como a leoa na vegetação rasteira.

Daniel Madruga. 1992. Camaguey, Cuba. Atualmente vive e trabalha em Havana. 2011: Licenciado pela Academia Provincial de Artes Plásticas Vicentina de la Torre. Camaguey. 2017 Graduado em Bacharelado em Artes Visuais pelo Instituto Superior de Arte. (ISA) Havana. Cuba. 2017 – (…) Atualmente é professor titular da Faculdade de Artes Visuais do Instituto Superior de Arte (ISA). Havana, Cuba. 2019 exposição pessoal Relações Perversas. Gallery House 8. Havana. Cuba. 2021. Paisagem, retrato e natureza morta. Galeria La Nave. A Havana. / 2020. Post-it 7. Galeria Galiano. A Havana. Cuba / 2019. post-it 6. Galeria Galiano. A Havana. Cuba / 2019. Inquire the Own. XIII Bienal de Havana. É UM. A Havana. Cuba (curador Daniel Madruga & Andy Montoya) / 2019. Ponto 0. Colateral XIII Bienal de Havana. Casa 8. Havana. Cuba / 2018. A terra DADA. Pavilhão de Cuba. A Havana. Cuba / 2018. Post-it 5. Venda expositiva de arte cubana contemporânea. Galiano. A Havana. Cuba / 2016. É o que existe: Galeria La Acacia. A Havana. Cuba / 2015 Longe do Teclado. Produto da exposição coletiva do intercâmbio com a Universidade de Lyon. Casa privada. Calle 24% 23 y 25 # 407. Plaza de la Revolución. A Havana. Cuba / 2015 Sem Ocupação ou Benefício. Colateral 12 Bienal de Havana. A Havana. Cuba, Eventos: 2018. ART Madrid Fair (Madrid, Espanha) Alterna Studio.

danielmadrugablog.blogspot.com
Siga Daniel Madruga no Instagram @danielmadruga92

Compartilhe pelo nosso perfil @DaPLondrina

Domingo Freudiano