A artista Rafaela Foz (São Paulo – SP), expõe até dia 4 de outubro na mostra ‘Precipitações‘, aqui na Divisão de Artes Plásticas. Os trabalhos selecionados nessa edição do Arte Londrina 7 são José PancettiJohn ConstableAlfred Emil Andersen e o vídeo Sem título.

Marcos Camolezi fala um pouco sobre a obra e o processo criativo de Rafaela:

“Sua prática artística situa-se no cruzamento entre arte, filosofia e literatura. O tempo e o cotidiano são problemas frequentes em seu trabalho, os quais busca explorar se apropriando de objetos, conceitos e imagens e recontextualizando-os em vídeos, instalações, objetos e performances. Com operações simples, busca ao mesmo tempo produzir a suspensão do sentido comum das coisas, que na vida dita normal se reveste de uma aura de necessidade, e produzir com essas coisas experiências extra-ordinárias. Assim, procura fazer emergir um tempo que não é determinado pelas próprias coisas, mas por quem entra em contato com seu trabalho, doando seu tempo, prestando sua atenção e abrindo-se a um experimento perceptivo, afetivo e, eventualmente, intelectual.

Na série “Paisagens”, a artista apropria-se de títulos de pinturas do gênero paisagem e transforma-os em textos de letreiros de LED, fazendo referências à história da arte: cada “paisagem” torna-se uma obra e tem por título o autor da pintura descrita no letreiro. Já a obra sem título propõe uma experiência de movimento entre a matéria inorganizada, o carvão (carbono), e a mão como matéria organizada (uma metonímia do corpo). Acima do carbono e da mão, formas bem concretas e perfeitamente delineadas – estáticas –, o movimento surge como realidade: seu cair não tem fim, não tem finalidade e cria, no entanto, ação. Seu cair não é decair mas, antes, um horizonte.”.

 

 

Fotos: Ilê Sartuzi

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>