A artista Viviane Vallades participa da exposição OPÇÕES DE FIM DE MUNDO.

Enviamos algumas perguntas para que possamos conhecer mais o processo e as referências da artista.

 

1 – COMO UM TRABALHO COMEÇA?
Acho que começa no pensamento. Sempre estou pensando em assuntos que me interessam como modos de ser e estar no mundo, relações sociais, comportamentos humanos, afetos, metamorfoses do ser, e de repente vejo um objeto, um material, ação, cor, que vejo sempre, mas naquele momento aquilo se transforma e parece ser a chave para o que estava pensando. A partir daí passo a trabalhar na existência mais palpável daquilo que era ideia /pensamento (que estava em potência.)

 

2 – QUE ARTISTAS OU TEÓRICOS VOCÊ CONSIDERA IMPORTANTES? POR QUÊ?
Joseph Beuys, Marina Abramović, Francis Bacon, Letícia Parente, Cindy Sherman, Jorge Luis Borges, Franz Kafka, David Le Breton, Peter Pál Pelbart, Zygmunt Bauman, dentre outros.
Ando lendo textos e livros variados, alguns de arte, outros de psicologia, sociologia, antropologia, filosofia e literatura. Acho que tanto os artistas quanto os teóricos que citei são importantes por tratarem de certa forma das relações sociais, comportamentos humanos, modos de existir. Assuntos que me interessam muito no momento.

 

3 – O QUE VOCÊ ESTÁ LENDO?
Leio coisas distintas na mesma semana. Agora estou lendo: Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria do Zygmunt Bauman, Cartografia Sentimental da Suely Rolnik, Vida Capital: ensaios de biopolítica de Peter Pál Pelbart e o O livro de areia de Jorge Luis Borges.

 

4 – QUE TIPO DE COISA CHAMA SUA ATENÇÃO NO MUNDO?
Formas de ser e estar no mundo, construção e reconstrução de si, distensão e metamorfoses do ser, relações sociais, interpessoais e comportamentos humanos.

 

5 – O QUE VOCÊ ESTÁ PRODUZINDO AGORA?
No momento estou mais focada em leituras, pois estou finalizando meu doutorado. Porém, estou desenvolvendo uns estudos para um próximo trabalho com projeção sobre areia.

 

6 – QUE SITES VOCÊ COSTUMA VER?
Sites para pesquisa de artigos, dissertações, teses, mapa das artes, Youtube.

 

7 – QUE MÚSICAS VOCÊ OUVE?
Depende muito do estado de espírito. Desde música clássica até um rock pesado.

 

8 – QUE EXPERIÊNCIAS COM ARTE FORAM IMPORTANTES PARA VOCÊ?
Ter contato quando era adolescente com um livro de pintura e desenhos de Toulouse -Lautrec, me apaixonei e foi a partir daí que me decidi pela arte.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>