No dia 11 de abril, recebemos os estudantes da escola Ênfase de Londrina.

Tomando a exposição Cidade Mundo Plástico como, na verdade, um conjunto de cidades, onde cada obra é um tipo de cidade diferente, conversamos sobre como eram elas, sobre o tamanho, como é, como vivem as pessoas etc.

Para a oficina, tomamos como tema a obra de Chico Santos, que trabalha com a questão da invasão, do crescimento desenfreado das cidades e com as consequências disso sobre áreas verdes, florestas e qualidade de vida das pessoas. O trabalho aqui exposto, o “Domun Ambulacris”, composto por algumas casinhas de cerâmica sintética sobre compridas pernas metálicas, chamou muito a atenção das crianças por dar a sensação de que elas têm face e que que elas esboçam expressões, puderam até interpretar essas expressões com expressões de monstrinhos, que andam e assolam cidades e florestas, se instalando onde têm vontade.

Mais especificamente, para esta oficina, nos inspiramos também em um outro trabalho do Chico Santos, para este o artista produz várias e várias casinhas e prédios bem pequenos e os coloca nos mais diferentes lugares, como muros, troncos de árvores, boiando em lagos. O artista faz uso da intervenção urbana e do efêmero para mostrar essa invasão das construções.

Para a execução da oficina, nós, os mediadores, fizemos alguns quilos de massinha caseira colorida no dia anterior para que as crianças pudessem modelar suas casas, prédios e shoppings centers. Para que eles pudessem ver o outro trabalho de Chico Santos, entramos em seu site no Vimeo e mostramos alguns dos vídeos, e depois disso, os levamos para a praça La Salle para a criação e aplicação das casinhas pelos bancos,  meios-fios, árvores e troncos pelo chão.

Muito empolgados, eles se dividiram em grupos, cada qual com sua cor de massinha. Casinhas, prédinhos, lojinhas foram criadas, nas mais diferentes formas e tamanhos, e nos lugares mais inusitados e altos foram colocadas, algumas foram incrementadas com flores e as janelinhas e portas foram desenhadas com galhos por lá encontrados.

No fim da oficina, algumas crianças reservaram um pouco de massinha para aplicar em casa, na casa da vó, na praça perto de casa…

Comente

You may use these HTML tags and attributes: