A artista Brisa Noronha participa da exposição ARTE LONDRINA 5 – AS COISAS SE ESCORAM TORTAS. Enviamos algumas perguntas para que possamos conhecer mais sobre o processo e as referências da artista.

 

1 – COMO UM TRABALHO COMEÇA?

Normalmente começo um trabalho fazendo: escolho um material e vou realizando uma série de procedimentos que me parecem de alguma forma lógicos… Esses procedimentos podem ser amassar e amassar novamente argila ou dispor objetos de diferentes formas, como no caso da obra exposta, Escadeira, em que registro diferentes arranjos das partes que formavam uma cadeira. Entendo que o material reage às minhas ações e que minha responsabilidade é estar atenta. Gosto do trabalho físico, de dispender um longo período de tempo com um exercício. Estou entendendo que minha produção funciona em ciclos que começam com fazer e seguem em fazer; fazer; parar; olhar; organizar; pensar; concluir ou seguir fazendo.

 

2 – QUE ARTISTAS OU TEÓRICOS VOCÊ CONSIDERA IMPORTANTES? POR QUÊ?

Ilya Prigogine, físico-químico que desenvolveu a teoria das estruturas dissipativas, porque afirma que a capacidade da matéria de se auto organizar e criar caminhos contra-entrópicos é um sinal da criatividade inerente a natureza, que, segundo ele, devemos escutar poeticamente. Foi a partir da leitura de seu livro “A nova Aliança” que entendi meu interesse pela matéria e pelas possibilidades de organização das partes.

Entre os artistas, Eva Hesse, John Cage, Anna Maria Maiolino e Mira Schendel, são artistas que admiro pelo trabalho que desenvolveram/desenvolvem ao longo da vida. Trabalho como pesquisa: experimental, aberto, em alguns casos até mesmo obsessivo.

 

3 – O QUE VOCÊ ESTÁ LENDO?

Pós História, do Vilém Flusser.

 

4 – QUE TIPO DE COISA CHAMA SUA ATENÇÃO NO MUNDO?

Ordem, desordem, pequenas incoerências e cores.

 

5 – O QUE VOCÊ ESTÁ PRODUZINDO AGORA?

Uma série de objetos com porcelana modelada apenas com as mãos ou os dedos. Vou fazendo aleatoriamente e depois procuro encaixar as peças onde elas parecem se complementar. Pensei que, se todas são feitas a partir de um mesmo procedimento e mesmo molde, de alguma forma devem se encaixar. Assim vou formando “grupos de movimentos com as mãos”, as vezes um, dois ou três…. Quase como um jogo.

 

6 – QUE SITES VOCÊ COSTUMA VER?

e-fluxQuanta Magazine e ARTCONNECT.

 

7 – QUE MÚSICAS VOCÊ OUVE?

Ouço quase de tudo…

 

8 – QUE EXPERIÊNCIA(S) COM ARTE FOI IMPORTANTE PARA VOCÊ?

Ver os painéis de Monet no Musée de l’Orangerie, em Paris.

E uma exposição retrospectiva de John Cage no Moma (NY). Na época eu nem sabia quem era, não entendi nada muito bem, mas gostei. Depois de alguns anos que fui estudar sobre o trabalho dele e a experiência fez todo sentido, eu lembrava de tudo com muitos detalhes, dos papéis com anotações, dos desenhos de cogumelos, enfim, aquilo me marcou.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>