Aconteceu no dia 14 de março na Vila Cultural Kinoarte, o lançamento do livro Corpo Arte: Reflexão e Poética.

Corpo Arte: Reflexão e Poética foi um projeto de pesquisa de iniciação científica realizado por professores e alunos do curso de Artes Visuais da Universidade Estadual de Londrina de 2009 a 2012. O livro foi produzido através do edital de 2013 do PROMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Londrina e teve como colaboradores, a Prof. Ma. Luli Hata, o Prof. Dr. Marcos Rodrigues Aulicino e Prof. Ma. Vanessa Tavares.
A obra conta também com colaboração do Prof. Dr. Jardel Dias Cavalcanti, de Margarida Holler do Ateliê Fidalga de São Paulo, convidada para integrar a comissão de curadoria na exposição Incorpóreo (2011) e os então oficineiros e monitores da Divisão de Artes Plásticas: Camila Melara, Talita Xavier, Adolfo Emanuel, Aline Luz, Emanuel Monteiro e Carolina Panchoni.
Em entrevista dada ao site da UNOESTE, Luli explica que a temática do corpo não é nova na área, sendo fonte de pesquisa artístico-científica em determinados períodos (um caso exemplar é o de Leonardo da Vinci). Na arte contemporânea, também não é a única. “O corpo é apresentado em sua visceralidade, como nos mostra Adriana Varejão e, no caso dela, a partir de um corpo não convencional. Nazareth Pacheco, com seus glamourosos acessórios e vestidos em lâminas de barbear e agulhas de sutura, expõe sua dor física e provoca o espectador a refletir sobre os valores que nos movem. Além disso, ao tratar de corpo, o objeto é trazido à discussão, assim como memórias e vivências”, comenta Luli. Segundo a arte-educadora, nessa publicação, se encontra pesquisas de natureza teórica e poética, ou seja, relacionada à prática, à produção artística.
Luli ressalta que a publicação do Corpo Arte: Reflexão e Poética “deve ser comemorada como um marco. Não é toda pesquisa acadêmica que ganha essa configuração, avaliada por uma comissão cultural formada por representantes civis, produtores culturais e acadêmicos, e o PROMIC”.
Para mais informações:
1912423_836416296375617_2049039936_n
Foto do livro Corpo Arte: reflexão e poética, por Mariana Franzim
equipe grupo corpo
jjjjj
Equipe do livro Corpo Arte reunida
fffff

Comente

You may use these HTML tags and attributes: