A artista Margarida Holler participa da exposição ARTE LONDRINA 5 – O TEU CORPO É LUTA. Enviamos algumas perguntas para que possamos conhecer mais sobre o processo e as referências da artista.

 

1 – COMO UM TRABALHO COMEÇA?

A visão da imagem no cérebro, sua rede de neurônios, sua capacidade de coordenar as funções do organismo de processamento e armazenamento de informação e comunicação é um dos eixos fundamentais da reflexão e pesquisa que desenvolvo no momento.

Reflito bastante sobre os processos do trabalho nas suas diferentes fases. Realizo pesquisas em várias áreas do conhecimento, analiso as especificidades dos materiais, preparo desenhos, maquetes, leio e escrevo. Dentro deste ritmo a escrita exerce uma função importante. É o lugar onde materializo as ideias, principalmente quando faço projetos de instalações.

Trabalho com o desdobramento do projeto e experimentações em outras linguagens artísticas. Atualmente desenvolvo e escrevo o laboratório educativo de cada projeto.

 

2 – QUE ARTISTAS OU TEÓRICOS VOCÊ CONSIDERA IMPORTANTES? POR QUÊ?

Entre muitos(as) destaco Mira Schendel, Lygia Clark, Lygia Pape, Hélio Oiticica, Leonilson, Louise Bourgeois, Ann Hamilton e Cildo Meireles.

Teóricos: Georges Didi Huberman, Merleau Ponty, Tarkovski, Cecilia de Almeida Salles, Lucia Santaella, Zygmunt Bauman, Antônio R. Damásio, Oliver Sacks, Semir Zeki. São autores que ampliam as possibilidades de entendimento entre processos e pontos de vista sobre vida, arte e ciência.

 

3 – O QUE VOCÊ ESTÁ LENDO?

Estou lendo os educativos das Bienais de São Paulo, Toda Poesia de Ferreira Gullar e um livro do Roland Barthes sobre o amor.

 

4 – QUE TIPO DE COISA CHAMA SUA ATENÇÃO NO MUNDO?

A vida, sua diversidade é parte integrante de todas as observações e reflexões que realizo no momento.

 

5 – O QUE VOCÊ ESTÁ PRODUZINDO AGORA?

No momento estou desenvolvendo um trabalho a convite da artista Sandra Cinto sobre a Biblioteca do Amor. É para uma sala de meditação no Contemporary Arts Center Cincinati nos Estados Unidos. É um espaço onde as pessoas terão acesso a diversas atividades incluindo uma biblioteca constituída por Livros de Artista de diversos países sobre este tema tão controvertido, o amor.

 

6 – QUE SITES VOCÊ COSTUMA VER?

Sites de universidades, museus, arquitetura. No facebook textos de professores, livros de artista, arte têxtil e na ciência Human Connectome Project e anatomia humana são alguns alvos da pesquisa que desenvolvo.

 

7 – QUE MÚSICAS VOCÊ OUVE?

As músicas são muito diversificadas. Percorrem caminhos desde a música clássica russa, instrumental brasileira, bossa nova, samba, jazz, rock…

 

 

8 – QUE EXPERIÊNCIA(S) COM ARTE FOI IMPORTANTE PARA VOCÊ?

Na arte toda vivência é muito marcante para mim. A intensidade é sempre um forte mergulho de um corpo a corpo diariamente. Mas posso destacar a viagem que realizei para a Inglaterra. Fiquei muda por uns dias. Olhando e sentindo…

No campo das experiências na área de exposições e educação foi de um intenso aprendizado o entendimento de como se desenvolve uma curadoria, o uso e significado do espaço e as características de entrelaçamento nas redes de linguagens.

 

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>