A artista Suellen Estanislau participa da exposição ARTE LONDRINA 5 – O TEU CORPO É LUTA. Enviamos algumas perguntas para que possamos conhecer mais sobre o processo e as referências da artista.

 

1 – COMO UM TRABALHO COMEÇA?

Na frente da TV, sempre vendo algum filme ou procurando imagens que me interessam na internet sobre freak show, circo, filmes dos anos 80/90 e fotos antigas. E na maioria das vezes o trabalho reflete coisas que eu sinto ou que tem me acontecido, histórias minhas ou que eu roubo de outras pessoas.

 

2 – QUE ARTISTAS OU TEÓRICOS VOCÊ CONSIDERA IMPORTANTES? POR QUÊ?

Eu considero importante principalmente na minha produção as artistas Louise Bourgeois, Kiki Smith, Frida Kahlo, por serem mulheres e trabalharem com assuntos relacionados ao corpo, pudores ou a falta deles. Os cineastas Jan Svankmajer pelos curtas-metragens com tom bizarro, misterioso que me faz ficar horas pensando; Wess Anderson pelas cores meticulosamente pensadas em seus filmes. Os livros Gargantua e Pantagruel escritos por François Rabelais que são referência do tipo de infância exageradamente desregrada que interessa nos meus trabalhos.

 

3 – O QUE VOCÊ ESTÁ LENDO?

Uma lista interminável de livros para a prova do mestrado. Neste momento estou lendo Caminhos da escultura moderna, mas gostaria muito de estar lendo Louise Bourgeois: Destruição do pai, reconstrução do pai e Quando Marina Abramovic morrer: uma biografia que adquiri recentemente e ainda não pude ler.

 

4 – QUE TIPO DE COISA CHAMA SUA ATENÇÃO NO MUNDO?

Tudo que possa render uma história.

 

5 – O QUE VOCÊ ESTÁ PRODUZINDO AGORA?

Ultimamente estou empenhada em manter uma produção de desenho, fazendo pelo menos um desenho por dia, tenho pensado muito na importância de manter um caderno, como exercício. Tenho feito alguns lambe-lambes também. Venho querendo muito e planejando algumas instalações, está saindo lentamente devido à falta de dinheiro, estou produzindo olhos de resina, queria fechar em torno de 250 olhos, falta muito ainda…

 

6 – QUE SITES VOCÊ COSTUMA VER?

Eu passo o dia perdida no instagram e facebook stalkeando. Uso também Netflix, Pinterest, Mapa das artes e NRE Londrina (empregos)

 

7 – QUE MÚSICAS VOCÊ OUVE?

Eu sou nostálgica sempre ouço as mesmas músicas. Mas filmes funcionam como música pra mim, então posso trocar músicas por filmes? Conta Comigo, A Convenção das Bruxas, A princesinha, Moonrise Kingdom, León: O profissional, Beleza Americana, A chegada, Cocoon, Edward Mãos de Tesoura, Abracadabra, Um Príncipe em Nova York, Blade Runner, Jumanji e tem mais um monte, mas esses eu assisto às vezes só para passar o tempo.

 

 

8 – QUE EXPERIÊNCIA(S) COM ARTE FOI IMPORTANTE PARA VOCÊ?

Quando tinha quatro anos. Meu pai me levou para assistir o filme Um herói de brinquedo no Cine Villa Rica que hoje já não existe mais na cidade. Me lembro que havia um cheiro que acho muito bom de coisa velha. As paredes laterais possuíam luzes redondinhas que me lembravam pequenas janelas. Durante uns quinze minutos tive a estranha sensação de que estava sendo enganada, que meu pai havia me levado para uma experiência alienígena, que aquilo era uma nave espacial que me levaria para um outro lugar. Morri de medo, e sem dizer uma palavra, para parecer forte, aguardei meu destino. Quando o filme começou, minhas certezas sobre o que ia acontecer comigo aumentaram, mas finalmente meu medo se foi e acabei conhecendo o cinema que uso como uma espécie de matéria-prima. Acho que esse foi meu primeiro contato com arte e de certa forma com o meu trabalho.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>