ENTREVISTA COM A ARTISTA ELAINE PESSOA

A artista Elaine Pessoa participa da exposição ARTE LONDRINA 4 – TEMPORALIDADES, SOBREPOSIÇÕES E APAGAMENTOS. Enviamos algumas perguntas para que possamos conhecer mais sobre o processo e as referências da artista.
1 – COMO UM TRABALHO COMEÇA?
O tempo foi sempre uma questão importante para minha produção e tento falar imageticamente sobre ele , meu processo criativo incorpora questões referentes à captura de imagens e modos específicos de manipulação e processamento das mesmas.
O trabalha começa quando identifico, reconheço onde estou questões relativas a um tempo produtor de singularidades, um tempo que deixa vestígios, marcas e aderências.
2 – QUE ARTISTAS OU TEÓRICOS VOCÊ CONSIDERA IMPORTANTES? POR QUÊ?
A minha produção está referenciada a Teóricos como George Didi-Huberman, Walter Benjamin, Merleau-Ponty, Henri Bergson, Tim Ingold
3 – O QUE VOCÊ ESTÁ LENDO?
Para meu novo projeto estou envolvida com leituras como Estar Vivo ( Tim Ingold), O Sagrado e o Profano ( Mircea Eliade), Falenas ( Didi-Huberman) e Pensar a Imagem ( Emmanuel Alloa )
4 – QUE TIPO DE COISA CHAMA SUA ATENÇÃO NO MUNDO?
Na minha pesquisa é o tempo produtor de singularidades que investigo. Esta é a noção de tempo que me atrai, que meu olhar busca – um tempo que deixa vestígios, marcas e aderências, que tem tons escurecidos, sinais de velhice como os anéis do tronco da velha árvore ou a aspereza de uma rocha, tempo implícito de espera da germinação e do crescimento.
“Para os japoneses esses sinais de idade e passagem de tempo são chamados de “saba”, que significa corrosão. Saba é o desgaste natural da matéria, a marca do tempo”. (TARKÓVSKI, 2002, p. 66).
5 – O QUE VOCÊ ESTÁ PRODUZINDO AGORA?
Estou trabalhando em dois projetos agora, de um livro que se chama Nimbus e outro ainda no inicio com apropriações de paisagens vernaculares amadoras.
6 – QUE SITES VOCÊ COSTUMA VER?
Tem sempre relação com a minha pesquisa, agora estou envolvida com a produção de Fotolivros então :
British Journal of Photography, Fisheye, Have a nice book, La Fabrica e etc.
7 – QUE MÚSICAS VOCÊ OUVE?
Gosto de todos os tipos de musica, depende do momento…agora estou ouvindo muito Indie ( alt-J, Grouplove, Capital Cities, Fun. e Of Monsters and Men)
8 – QUE EXPERIÊNCIA(S) COM ARTE FOI IMPORTANTE PARA VOCÊ?
Uma das mais recentes foi visitar a Documenta 13 em Kassel.
Abaixo algumas imagens da artista em exposição na Dap.